O Zen do Arrombamento: Um mergulho no esporte de arrombar cadeados

Arrombar Cadeados - Locksport

As competições de arrombamento de cadeados e fechaduras (em inglês: lock-picking ou locksport) reúnem grandes comunidades da web. Uma arte que alega ser muito mais sobre maestria e domínio do que sobre conduta ilegal.

A primeira regra do esporte de arrombar cadeados ou fechaduras sem utilizar-se de método agressivo é: você nunca deverá arrombar um cadeado que está em uso. A segunda regra do “Locksport” é: você só pode arrombar cadeados e fechaduras que sejam de sua propriedade, ou que você tem a expressa autorização do proprietário para praticar com eles.

As regras sobre o arrombamento de cadeados que foram abandonados por seus donos são um pouco mais leves – “Lovepicking”, ou abrir cadeados do amor que foram deixados em locais públicos, tais como a Pont des Arts em Paris, é geralmente considerado OK se eles serão removidos pelas autoridades de qualquer forma, mas de outras formas a política é de tolerância zero com qualquer prática que seja considerada apenas duvidosa.

Aficionados não estão perambulando pelas ruas americanas, procurando por locais de armazenagem pobremente defendidos para invadir: a maioria deles está em encontros em espaços especiais e escritórios, discutindo kits de arrombamento e os méritos de diferentes tipos de arrombamentos. Agora, em um mundo obsessivo por segurança onde apenas ter um kit de ferramentas pode ser considerado crime (os aficionados nos EUA devem ser bem cuidadosos em qual estado estão quando transportam seus kits consigo), porque alguém faz tudo isto?

Os Cidadãos Americanos Que Praticam o “Locksport” Dentro da Lei

Dizem os aficionados que o maior erro sobre o esporte de arrombar cadeados é pensar que ele está cheio de criminosos pretendendo usar suas habilidades para cometer crimes. Existe até um canal no YouTube “Helpful LockPicker”, com mais de 32 mil inscritos, que apresenta vídeos e cursos para os iniciantes e praticantes avançados do esporte. Segundo eles a maioria das pessoas não entende o quebra-cabeça que isto representa.

Cadeado Transparente Para Prática de Arrombamento

Um dos vídeos do canal, que faz uma introdução inicial ao arrombamento de cadeados, é um dos mais vistos no YouTube e usa um modelo em acrílico transparente para explicar como os cadeados realmente funcionam, mas, como muitos praticantes concordam, é pouco útil para a verdadeira prática. Segundo eles aprender a arrombar um cadeado visualmente é um passo na direção errada. Quando você vê o que está acontecendo dentro do mecanismo o trabalho se torna muito fácil e sem graça.

O arrombamento de cadeados deveria ser feito pelo tato, e cada cadeado ser diferente. Observando por este prisma e indo mais fundo nesta comunidade praticante do “esporte,” podemos até ter uma compreensão maior sobre detalhes de segurança.

Geralmente os aficionados do Locksport começam com modelos de cadeados bem simples e avançam em direção de maiores desafios, com níveis de dificuldade cada vez mais altos, em uma busca sem fim pela maestria.

Teremos uma fuga de presos em massa de alguma penitenciária?

Na área de competição no “esporte”, temos eventos como o desafio LockCon, onde os participantes precisam arrombar cadeados retirados de um saco, de maneira aleatória, fazer o arrombamento vendados, ou participar do “Gringo Warrior” (Guerreiro Gringo) – uma competição que exige que eles derrotem cadeados de dificuldade cada vez maior em uma tentativa de escapar de uma Cadeia Mexicana Fictícia (começando, é claro, com as algemas).

Na área do DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), muitos dos aficionados acabam por superar os kits de arrombamento e as ferramentas existentes no mercado, fazendo os seus próprios aparatos. Existem inúmeros conjuntos de gazuas e tensores para venda e, quanto melhor for a qualidade destes, mais caros se tornam, fazendo com que os “esportistas” acabem por produzir seu próprio ferramental.

Uma das partes mais interessantes deste “hobby” é que existem gazuas e outras ferramentas que não estão no mercado, foram fabricadas manualmente pelos esportistas, com designs aprimorados e diferentes materiais. É mais ou menos como a fabricação de facas, existindo um lado artístico nisto.

Até onde se pode chegar? Praticamente não existe um fim para isto. Alguns chegam ao ponto de fabricar seus próprios cadeados. Muitos acabam por trabalhar no segmento, como chaveiros.

LockCon - Compretição de Arrombamento de Cadeados
Imagem de CNET

Uma batalha sem fim

Atualmente o arrombamento de cadeados é uma atividade sem sentido? Os chaveiros modernos raramente usam destas habilidades: é mais fácil e mais rápido usar uma furadeira no mecanismo e permite que eles lhe cobrem pela troca do miolo. Ladrões de residências estão muito menos inclinados a entrar “com classe” em algum lugar, e muito mais propensos a quebrar uma janela ou usar um pé-de-cabra. Também as fechaduras digitais estão ganhando força na construção civil.

Esta é a parte mais interessante para os amantes do esporte. Tudo se refere ao desafio, ao quebra-cabeça de resolver um problema técnico específico com uma sensação de paz que vem com o verdadeiro domínio da arte, na medida em que você aprende, envolvido com uma comunidade que é surpreendentemente aberta e solidária.

Não entenda de forma errada. O esporte é constituído por pessoas honestas e hospitaleiras. É uma grande comunidade e, ao entrar em contato com ela, você poderá surpreender-se com o despertar de uma nova paixão. Desde que você siga as regras.

Quer saber mais? Bem, não temos uma comunidade destas no Brasil, não de existência conhecida do grande público, mas se você está interessado no esporte pode visitar os seguintes locais na web, todos em inglês:
Locksport.com
KeyPicking.com
Reddit.com/r/locksport

Eles oferecem uma introdução na mecânica de conseguir abrir, sem chave, seu primeiro cadeado.