8 dicas fundamentais na segurança de veículos

Dicas de Segurança de Veículos

No Brasil o furto de veículos é um crime comum e responsável pelos altos custos que pagamos anualmente para as seguradoras.

A segurança é uma preocupação em alta entre os motoristas, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas e facilmente prevenir de sermos a próxima vítima.

Melhor ainda é que algumas destas medidas podem reduzir os custos do seguro de maneira razoável.

1 – Alarme

Alarme para carros

Os sistemas de alarme veicular não são apenas aqueles equipamentos chatos que acordam os seus vizinhos às três da madrugada quando um grande caminhão passa e sacode tudo. Eles têm um objetivo bem maior que é o alerta para a possibilidade de que alguém esteja tentando arrombar seu carro ou mesmo guinchá-lo.

Embora este tipo de segurança não possa impedir fisicamente que o seu carro (ou valores que estejam no interior) seja furtado, um ladrão vai pensar duas vezes antes de tentar furtar suas rodas de liga leve quando observar que estará chamando a atenção de toda a vizinhança assim que o alarme disparar.

A ameaça de um som estridente e luzes piscando é uma barreira poderosa e, alguns tipos de alarmes atualmente possuem sistemas de Pager ou App para celular que alertam se eles foram ativados.

A grande maioria dos carros modernos já sai de fábrica com um sistema de alarme. Se você gosta dos carros antigos, comprar um alarme profissionalmente adequado para seu carro deve ser uma prioridade.

O alarme é um fator considerado na hora de avaliar o custo do seu seguro.

2 – Imobilizador de veículos

O imobilizador é um equipamento eletrônico que evita a partida do motor se este não tiver a chave correta.

Embora um imobilizador não irá impedir que seu carro seja arrombado, poderá evitar que seja furtado. E até mesmo no caso de alguém conseguir, de alguma forma dar a partida em um carro imobilizado, o tempo extra que irá demandar com certeza irá dissuadir a maioria dos puxadores de ocasião.

Já temos uma grande maioria de carros modernos que saem de fábrica com imobilizadores, mas quem ainda dirige um dos modelos mais antigos deve pensar seriamente em instalar algum tipo de sistema ou segredo que bloqueie seu motor ou corte a alimentação imediatamente ou após algum tempo.

Curiosamente, os “segredinhos” de alguns carros mais antigos, que até permitem a partida, mas bloqueiam o carro depois de algumas centenas de metros, se provaram muito mais eficientes que aqueles botões que precisam ser localizados e ativados imediatamente, pelo meliante, na hora do furto.

3 – Sistemas de localização e rastreamento

Localizador de Veículos Por GPS ou VHF

Estes são sistemas que exigem um transmissor escondido no carro. Se este for furtado o carro pode ser rastreado e recuperado.

Existem dois tipos de rastreadores em uso hoje: Sistemas com GPS podem localizar seu carro em níveis de ruas e estradas e os sistemas por VHF que podem rastrear seu carro mesmo se este estiver escondido em um estacionamento no subsolo ou em um contêiner.

Embora estes sistemas de rastreamento possam ser um investimento mais caro, porque geralmente precisam de um pagamento mensal para a empresa que controla o sistema, já existem no mercado os rastreadores com chip de localização que podem ser rastreados em Apps de celulares e PCs.

4 – Travas de direção, câmbio e freio de mão

Trava cadeado de volante

Este tipo de equipamento de trava previne que o volante, a alavanca de câmbio e o freio de mão sejam movidos quando o carro não está em uso.

O valor de investimento é relativamente baixo, mas em geral os de melhor qualidade custam mais caro. Embora não sejam totalmente à prova de puxadores experientes, o valor real deste tipo de equipamento com chaves e cadeados é uma dissuasão visual.

Propositalmente eles são fabricados em cores brilhantes com o objetivo de mostrar claramente que o veículo tomará mais tempo para ser liberado, o que já é uma forte motivação para que o criminoso tente a sorte em algo mais fácil.

Trava e câmbio e freio de mão

5 – Estacionamento seguro

Se sua casa tem um estacionamento externo para o carro ou, o que seria melhor, uma garagem fechada, use-os. Os carros estacionados na rua são os alvos preferidos dos ladrões.

Assaltos no momento da entrada na garagem ou enquanto o proprietário espera o portão automático abrir são cada vez mais frequentes. Na grande maioria dos casos os ladrões já estavam seguindo o carro por algum tempo. Alternativas são o uso de trajetos diferentes a cada dia, ficar atento com possíveis carros ou motocicletas lhe seguindo e uma parada de segurança antes do uso do controle remoto para verificar o movimento no local.

Quando estiver fora de casa, tente usar um estacionamento seguro, preferencialmente aqueles com sistemas de controle. Se tiver que estacionar o carro na rua, faça em uma área movimentada e bem iluminada e, se possível em áreas que possuem cobertura com câmeras. A maioria dos ladrões de carro sabe os pontos da cidade que não são cobertos pelas câmeras de vigilância públicas ou privadas.

6 – Esconda valores

Roubo de valores deixados no carro

Você não deve preocupar-se somente com os puxadores de veículos, existem muitos outros contraventores que estão em busca de furtos de ocasião.

Previna-se nunca deixando à vista itens de valor no interior do veículo. Eles sempre serão um atrativo e roubá-los é questão de segundos, com ou sem alarme, travas ou sistemas de proteção. O tempo para quebrar o vidro de uma janela é mínimo.

Notebooks, celulares, maletas, jaquetas e óculos de sol são sempre visados. Não os deixe visíveis.

7 – Não esqueça de trancar o carro

Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitos carros são furtados em razão de seus motoristas esquecerem um detalhe tão básico.

Não importa o tempo que o carro vai ficar parado, alguns minutos ou várias horas, em um posto de gasolina, por exemplo, todos os seus itens de valor estão expostos e em risco.

O mesmo serve para janelas e tetos solares, sempre devem estar fechados.

Outro detalhe que poupa aborrecimentos é, ao entrar em casa, não deixar as chaves próximas de janelas que são frontais com a calçada da rua.

8 – Gravações e marcações

Gravações em vidros e peças do carro

Um ponto que muito poucos sabem é que os carros que possuem marcações em baixo relevo em todos os vidros, são evitados pelos puxadores experientes. Eles sabem que estas marcações estão também na maioria das peças, chassi, rodas e partes do carro. Este tipo de medida de segurança deveria ser padrão. Não evitam que carros sejam furtados, mas a maioria dos carros é levada para desmanches e venda das peças. Peças marcadas não tem valor e o risco de serem seguidas até a origem é muito grande.