Dicas de Sistemas de Segurança em Perímetros de Áreas Comerciais e Industriais

Invasão de Perímetro Não Monitorado

Os sistemas de segurança de perímetro garantem proteção em variadas situações de aproximação em áreas externas de indústrias e armazéns de propriedade privada ou em áreas de terra parcialmente utilizadas pela empresa, sendo sua primeira linha de defesa de valores, equipamentos, veículos e cargas.

Devido a um número grande de restrições, um sistema de segurança de perímetro deve ser usado em combinação com outros sistemas de alarme (tais como vigilância por câmeras, sistema de alarme, cadeados monitorados etc.).

Este tipo de sistema pode ajudar na proteção, não somente de áreas e pátios industriais, mas também objetos e artigos de valor localizados nestes locais contra roubos e vandalismo.

Existem vários tipos de sistemas de segurança em grades, cercas e muros que protegem estacionamentos, pátios de maquinários e vizinhanças. Cada um destes sistemas tem suas vantagens e desvantagens e são, nestes casos, complementares uns aos outros e a decisão de uso está diretamente ligada ao que desejamos guardar e ao orçamento disponível, bem como ao tipo de terreno onde serão aplicados.

Proteja Seu Patrimonio Empresarial

Cada tipo de sistema de segurança nestas áreas deve obedecer a determinados critérios:

  • A possibilidade de detecção de intrusos, se possível, antes destes adentrarem na área;
  • Exatidão de cobertura de linhas externas e pontos cegos da área;
  • Possibilidade de montagem de sensores de segurança que permitam manutenção rápida;
  • Independência de todos os equipamentos, do mais simples cadeado ao mais avançado detector de movimentos, das intempéries e variações climáticas de cada estação;
  • Não interferência de fatores externos que possam bloquear sinais como ondas eletromagnéticas industriais, barulho de veículos em trânsito, disparo acidental por pequenos animais e pássaros etc.;
  • Estabilidade do sistema que fornece energia ao complexo ou fonte de energia que não seja afetada pelo fornecimento normal da energia pública (geradores de emergência).
    Proteção de Área e Perímetro Escolar

A complexidade do perímetro de segurança que será estabelecido depende de:

  • Tipo de cerca, muros ou grades que protegem a área;
  • Área total de terreno que será coberta;
  • Presença de árvores, riachos próximos, rochas mais elevadas e alguns outros obstáculos do terreno que possam existir.

Que tipo de empresa necessita de um sistema de segurança deste calibre?

  • Fábricas e plantas industriais, por absoluta necessidade de proteção de patrimônio de alto valor.
  • Estruturas com grandes áreas de terreno como centros de negócios, centros logísticos e áreas de hotéis.
  • Cabanas privadas, chácaras e sítios em áreas afastadas de centros urbanos e com pouca cobertura da segurança pública.

Para praticamente todos os tipos de instalações, um perímetro de segurança será um desperdício de dinheiro se:

  • O custo de tal sistema e sua manutenção é incompatível com o custo de um possível roubo ou vandalismo;
  • Não existe uma equipe de resposta rápida em caso de alarme de intruso, arrombamento ou aproximação;
  • O sistema for instalado de forma inapropriada ou projetado em desacordo com a área que deve cobrir.

Os pontos principais da instalação de um sistema de segurança de áreas adjacentes consistem em considerar um grande número de detalhes que começam com o design das instalações, as possíveis áreas de ataque, todas as maneiras possíveis de invasão e a disponibilidade de cercá-las e os elementos da topografia do terreno e áreas próximas.

As informações sobre a maioria destes detalhes podem ser obtidas somente através da pesquisa no local, e esta pesquisa deve ser conduzida antes de qualquer outra operação de proteção ter sido instalada. No caso da existência de outros sistemas, deve-se desconsiderá-los enquanto este levantamento é realizado.

Perímetro Iluminado e Monitorado

No curso do planejamento do sistema alguns pontos devem ser devidamente identificados:

– O grau mínimo de proteção da área em relação aos valores que podem ser perdidos ou danificados;

– Métodos e natureza dos procedimentos para ligação dos diversos pontos mais vulneráveis e sua cobertura com medidas extras de segurança, alarmes especiais e/ou outros instrumentos necessários;

– Vias de distribuição de cabos e de sua instalação

A instalação de tais sistemas é uma tarefa relativamente complexa, normalmente entregue a uma empresa de engenharia especializada nesta área, já que haverá a necessidade de interligar diferentes tipos de sistemas em um só bloco.

A criação de um sistema de segurança de perímetro que seja confiável, evitando os alarmes falsos, dependerá e muito de como todos os estágios deste projeto forem mensurados e analisados, sempre em concordância com aqueles que melhor conhecem a área como um todo.

Vale salientar que esta seria a primeira linha de defesa patrimonial que as instalações teriam e, na medida em que estamos mais perto das áreas internas e de maior risco, os sistemas devem ser cada vez mais seguros e de eficácia comprovada muito maior.

Existem grandes empresas no Brasil que projetam e instalam sistemas avançados de proteção patrimonial e humana em áreas de baixo médio ou alto risco. Se você está planejando a instalação ou o aprimoramento de seu sistema, entre em contato conosco que poderemos sugerir quem possa lhe dar suporte, bem como alguns métodos básicos para uso inicial, até a instalação de um sistema mais avançado.