Maneiras de manter suas coisas seguras quando viajando e hospedando-se em albergues

Hospedando-se Em AlberguesOs albergues proporcionam um lugar seguro para estudantes e mochileiros ao redor do mundo, desde que você não se importe em dividir o mesmo quarto com 6 a 10 outras pessoas na mesma situação e, geralmente, completamente desconhecidas.

Quando “on the Road”, você irá descobrir que a maioria dos viajantes protege uns aos outros e roubos são muito raros já que todos estão fazendo a mesma coisa, visitando os mesmos lugares e com recursos reduzidos. Existe uma espécie de senso de comunidade entre estudantes e mochileiros, o que faz com que sejam raros os casos de alguém tentar tirar vantagem da sua própria “tribo” durante a jornada. Por outro lado, a maioria dos albergues exige seu passaporte no “check-in”, o que torna bem difícil de ocorrer um roubo e não ser pego.

Mas sempre existirão as exceções e existem alguns hóspedes de albergues que costumam utilizar-se desta prática para tirar vantagem, aproveitando oportunidades para furtar colegas mochileiros antes do checkout.

Para minimizar tais riscos apresentamos aqui algumas dicas que poderão lhe ajudar:

Procure na internet por comentários e avaliações dos albergues antes de fazer uma reserva

É bem fácil de encontrar avaliações de um determinado local, se este é ou não seguro. Sempre procure pelas “reviews” mais recentes para saber se alguém mencionou roubos ou baixos níveis de segurança e hospede-se somente em locais bem classificados quanto a este quesito. Também procure pesquisar as informações sobre a vizinhança, área da cidade e níveis de risco.

Pesquisar internet por albergues seguros

Mas não é suficiente certificar-se de sua segurança. É recomendável que faça uma pesquisa em maior profundidade no Google e outras ferramentas para viajantes para saber o que poderá esperar do albergue. Em resumo, leia o máximo de informações e avaliações antes de fazer sua reserva. Vários casos foram reportados de locais bem classificados no TripAdvisor, por exemplo, e com muitos comentários negativos no Booking.com.

Uso de armários

Noventa por cento dos albergues possuem armários para uso dos hóspedes, use-os. Compre um cadeado antes de partir para sua viagem para usá-lo nestes armários, mas se chegou lá sem ele, geralmente poderá alugar um na recepção por um valor bem pequeno ou comprar em rodoviárias, aeroportos e estações de trem. Se os armários não são grandes o suficiente para sua mochila principal, use-os para colocar seu notebook, câmera, tablet, dinheiro e passaporte. Esta é uma maneira de evitar que alguém furte sua mochila e leve os pertences mais importantes.

É uma prática bem simples e que pode economizar milhares de reais.

Cadeados em armários de albergues

Use Cadeados

Se seu albergue não possui armários, é aconselhável manter sua mochila trancada com cadeado. A maioria das mochilas para este tipo de viagem e aventura possui zíper e permite o uso de cadeado. Outra alternativa é viajar com uma mochila interna do tipo “day-pack”, onde você coloca seus pertences principais e poderá trancá-la para melhor segurança.

Não é demais ressaltar que viajando por diversos países, o uso de cadeados do tipo TSA deve ser observado para evitar que, em caso de algum problema alfandegário, você não corra o risco de perdê-lo.

Um método comum de evitar que alguém leve sua mochila, já que estará trancada, é levantar a lateral da cama e passar o pé desta por dentro da alça dela. Para alguém que esteja em busca de furtar algo rapidamente, esta é uma medida que reduz significativamente o risco.

Mochila com cadeado Master Lock

Leve seus pertences com você enquanto explora a região

Se não é possível trancar sua mochila em um armário – no caso de estar viajando com mochilão – o uso de uma “day pack” é obrigatório. Ao sair para explorar a cidade e diferentes locais poderá levar seus pertences mais importantes. Talvez você pense que seja inconveniente carregar uma série de coisas que não irá usar naquele dia em especial, mas estar em paz enquanto explora vale a pena.

Quando vamos para um dia de praia, temos que pensar em algum tipo de bolsa à prova d’água. Melhor ter este pequeno cuidado do que ver sua câmera ou tablet úmidos ou danificados pela areia, sol ou sal. Também reduz o risco de alguém roubá-los da toalha. Nunca é demais reforçar que seus pertences junto a você ainda é a melhor maneira de mantê-los seguros.

Manter coisas importantes dentro da fronha

Em alguns casos você enfrentará situações em que a escolha do albergue não será das melhores, algumas vezes por falta de opções na área, outras vezes em razão de situações de emergência. Nestes casos temos que buscar soluções que possam nos dar certa segurança, pelo menos momentânea. Uma alternativa para casos assim poderá ser a colocação de seus pertences mais importantes dentro da fronha do travesseiro. Não é a melhor solução, mas pelo menos resolve em momentos como este.

Mostradno laptops caros em público

Não faça propaganda de seus pertences e equipamentos

Antes de partir para uma viagem, dedique algum tempo a colocar adesivos e até mesmo fita crepe no seu laptop e na sua câmera com o objetivo de fazer com que estes pareçam mais velhos e desgastados. Se alguém está procurando por alvos fáceis viajando com equipamentos caros, com certeza vão deixar você de lado.

Se estiver viajando com muita tecnologia certifique-se de manter tudo o mais escondido possível. Não fique em uma sala pública com laptop, câmera ou tablet, praticamente anunciando que você possui muito dinheiro e é um ótimo alvo. Embora seja muito comum que a maioria dos viajantes carregue tecnologia com eles, também é aconselhável manter tudo da maneira mais discreta possível enquanto estiver em áreas comuns.