Categoria: Curiosidades

30 Curiosidades e Fatos Divertidos Sobre Cadeados e Fechaduras

1 – A mais antiga fechadura que se tem registro data de mais de 4000 anos atrás. Estas foram feitas pelos Egípcios e eram grandes parafusos parecidos com cadeados, feitos em madeira, para trancar portas.

2 – A mais antiga fechadura com chave data de 704 BC e foi encontrada nas ruínas do palácio de Sargon de Akkad.

3 – Um avanço interessante nos sistemas de cadeados é que os romanos desenvolveram uma variação do sistema dos Egípcios, mas usaram ferro em vez de madeira. As chaves eram feitas geralmente de bronze.

4 – Outras curiosidades da antiga Roma – Frequentemente as mulheres eram as guardiãs das chaves. Algumas vezes elas usavam anéis de chaves e, em alguns casos, estes anéis eram presos a alfinetes no cabelo.

5 – As chaves na Roma antiga tinham alças trabalhadas artisticamente, algumas vezes com cabeças de leões e cavalos.

6 – Na sociedade egípcia as chaves eram símbolos de riqueza devido muito poucas pessoas possuírem condições de ter um cofre ou portas com cadeados ou fechaduras.

7 – Os verdadeiros cadeados datam do Egito antigo e da Babilônia.

8 – Durante a Renascença os designs dos cadeados e fechaduras foram fortemente influenciados pela Arquitetura Gótica, buscando agradar a nobreza para a qual estes eram fabricados.

9 – Uma curiosidade sobre fechaduras de cadeados antigos era a alavanca, como design básico. Uma pequena alavanca de metal  funcionava com um parafuso. Este design também data ainda do Império Romano.

10 – Ou modelo de fechadura utilizada era a protegida. Isto colocava obstruções padronizadas com a chave desenhada para passar ao redor destas obstruções até liberar o mecanismo.

11 – Rober Barron inventou ao cilindro de trava dupla em meados de 1778. Um pino no cilindro passa através do parafuso abrindo a fechadura.

12 – Outras curiosidades sobre cadeados de combinação – O primeiro cadeado com segredo foi inventado em 1857 por James Sargent.

13 – Na América antiga os cadeados eram muito mais usados para trancar bens e posses que para trancar casas e outros tipos de construções e prédios.

14 – Também ainda nos primórdios da civilização americana cadeados e fechaduras eram importados da China e outros países. A América ainda não tinha a capacidade de fabricar e atender a demanda interna.

15 – Harry Houdini, o mais famoso mágico do grandes tempos, foi um chaveiro antes de aventurar-se pelo mundo da mágica em shows e eventos.

16 – As fechaduras montadas em paredes são usadas em situações de alta segurança, tais como caixas de depósito de segurança. Geralmente são instaladas com sensores e alarmes sofisticados.

17 – Parafusos de segurança, se não instalados corretamente, não darão proteção alguma. É importante que sejam instalados por profissionais especializados do que por empresas atuando na construção civil em geral.

18 – Curiosidades dos chaveiros – Alguns destes profissionais trabalham com a polícia permitindo entradas em casas, apartamentos e prédios durante ações especiais.

19 – Existem várias organizações, revistas, websites e seminários dedicados ao esporte do arrombamento de cadeados e fechaduras.

20 – Nos EUA a produção em massa de fechaduras e cadeados começou em 1840.

21 – A grande maioria dos sistemas de trava usados na indústria da segurança são híbridos de vários designs diferentes.

22 – A Euroka foi uma fechadura de combinações usada em um cofre de alta segurança do Departamento do Tesouro dos EUA no século XIX. O discador tinha uma combinação de letras e números com 1.073.741.824 combinações possíveis.

23 – A maioria dos filmes que mostram arrombamentos de fechaduras e cadeados com pinos e gazuas comuns é grosseiramente imprecisa.

24 – Um papagaio na Inglaterra em novembro de 2014 arrombou um cadeado. O papagaio recebeu o nome de mágico e escapou de sua gaiola e depois do carro onde estava sendo transportado.

25 – Os novos cadeados biométricos reconhecem a impressão digital do dono ou daqueles que estão configurados como autorizados para abri-lo.

26 – As fechaduras e cadeados são classificados de acordo com a segurança que oferecem, de baixa para alta segurança.

27 – No século XVI o Tsar Russo Ivan Vasilyevich trancou sua esposa no quarto dela durante o tempo em que foi para a guerra.

28 – Cadeados e fechaduras de controle de saída evitam que pessoas deixem um prédio sem autorização. Estes são geralmente utilizados em aeroportos em lojas, para prevenir furtos.

29 – O rei Louis XVI era um forjador incansável de cadeados e chaves.

30 – Walter Schlage, nome bastante conhecido no meio dos chaveiros e em algumas marcas de fechaduras e chaves, inventou o cilindro de pinos em 1920.

Sabe mais curiosidades sobre cadeados e fechaduras? Mande-nos um e-mail que publicamos aqui.