20 Pontes ou Locais de Cadeados do Amor Para Você Visitar No Mundo

Cracovia Ponte dos Cadeados do Amor
Cracóvia

As pontes dos cadeados do amor, locais de demonstração de afeição e doces símbolos de amor eterno, existem há longa data, mas, na última década, prefeituras e governos iniciaram uma espécie de desmonte destes locais ao redor do globo.

Geralmente as razões estavam no peso excessivo que estes cadeados causavam em estruturas, algumas delas consideradas monumentos históricos e patrimônio da humanidade.

Mesmo nesta situação, os apaixonados continuaram buscando locais e opções pelo planeta e tivemos até casos de estruturas criadas para este fim.

 

Mas o que são exatamente os cadeados do amor?

 

Um cadeado do amor é colocado em uma ponte, cerca, estátua ou instalação para comemorar uma ligação indestrutível entre um casal. Geralmente os cadeados são gravados com os nomes e a data enquanto outros vão mais longe com fitas comemorativas e adesivos.

A tradição do cadeado do amor remonta a um romance sérvio durante a Primeira Guerra Mundial. Sua popularidade em anos mais recentes, entretanto, refere ao best-seller Italiano Ho Voglia di Te (Eu Quero Você), que tornou-se também um filme, de Federico Moccia. No livro um casal coloca um cadeado do amor na ponte Milvio, em Roma, para declarar sua ligação eterna. Desde então, enamorados passaram a fazer o mesmo ao redor do mundo.

Tanto em Roma, Paris, Amsterdam ou Curaçao, selar o amor com um beijo e o fechamento de um cadeado tornou-se um símbolo internacional, principalmente nas cidades consideradas mais românticas do mundo.

 

Punta Love Heart
Punta Love Heart – Imagem Carlos Blaaker

 

1 – A Ponte Most Ljubavi, Vrnjačka Banja, Sérvia

 

A Most Ljubavi é a ponte dos cadeados que praticamente iniciou isto tudo no século passado. Após um casal sérvio, Nada e Relja terem sido separados durante a Primeira Grande Guerra, Nada morreu por ter seu coração despedaçado após saber que Relja apaixonou-se por outra mulher. Após ouvirem a história, as mulheres em Vrnjačka Banja começaram a escrever seu nomes de seus companheiros em cadeados e travá-los nas laterais da ponte onde Nada e Relja costumavam se encontrar, assim iniciando a tradição que dura até os dias de hoje.

 

2 – Punda Love Heart, Willemstad, Curaçao

 

Curaçao e um doce destino, amado pro casais ao redor do mundo, com sua colorida capital Willemstad, parece como uma fatia da Europa no Caribe. Contra o pano de fundo da Ponte Queen Emma, na icônica Rua Handelskade, na ilha, casais podem  travar seus cadeados do amor na instalação Punda Love Heart. Criada por Carlos Blaaker em fevereiro de 2017, esta estátua no coração da cidade lembra os casais sobre viver o momento e aproveitar ao máximo a ilha.

 

3 – Pont des Artes, Paris, França

 

Sem dúvida alguma é a mais famosa ponte de cadeados do mundo. Sua grande popularidade e os milhares de cadeados adicionados resultaram na curvatura da ponte sob tamanho peso e pressão, resultando no banimento dos cadeados de serem colocados juntos. Você poderá não conseguir adicionar o seu, mas a Pont des Arts somente para pedestres, sobre o rio Sena, ainda é um ponto que vale a tentativa.

 

Love Lock Bridge Napa
Ponte Love Lock em Napa – Foto Winetrain.Com

 

4 – Ponte Para Pedestres Father Bernatek, Cracóvia, Polônia

 

Esta ponte em Kraków liga os distritos de Kazimierz e Podgórze e é uma das mais famosas pontes do amor na Polônia. De acordo com a lenda, se você e seu parceiro (a) pendurarem um cadeado nesta ponte e jogarem a chave no rio Wisla, a chama de seu amor nunca morrerá.

 

5 – Ponte São Martinho, Phillipsburg

 

O Território Caribenho de São Martinho tem sua própria “área do amor” diretamente na ponte São Martinho, onde três gigantescas instalações em formato de coração estão cobertas com cadeados adoravelmente colocados por turistas e habitantes locais. Observando toda a extensão da Baía da Lagoa Simpson, casais aproveitam o clima romântico das muitas lagoas serenas da ilha enquanto colocam seus cadeados.

 

Most Ljubavi Bridge
Ponte Most Ljubavi – Foto Whikipedia

 

6 – Magere Brug, Amsterdam, Holanda

 

A Magere Brug possui muitos nomes incluindo Kerkstraatbrug (seu nome original), “a ponte magra”, e “a ponte do beijo”. À noite, a sempre romântica ponte é iluminada por 1200 lâmpadas, e acredita-se que selando seu amor com um beijo enquanto navega por baixo dela garantirá uma relação sem fim. Com esta conexão amorosa histórica, fica óbvio porque se tornou a mais popular ponte dos cadeados do amor em Amsterdam.

 

7 – Ponte dos Cadeados do Amor de Napa Valley, Napa, Califórnia

 

Napa é um dos destinos mais românticos do mundo. No centro de Napa existe uma pequena ponte para pedestres conectando a estação de trens de Napa Valley Wine e a plataforma onde os casais se declaram. Seu cadeado estará em muito boa companhia também; há um cadeado comemorativo em honra ao beijo de Amy e Sheldon do seriado The Big Bang Theory, no famoso trem de Napa.

 

8 – A ponte Makartsteg, Salzburg, Áustria

 

Esta ponte em Salzburg é um sinônimo tão especial para os casais que é chamada de “Ponte dos Cadeados do Amor”. Cruzando o rio Salzach, ela foi construída em 2001 e seu nome é em homenagem ao pintor austríaco Hans Makart. É um cenário tão romântico quanto possível para professar seu amor eterno com a visão panorâmica da cidade incluindo a catedral e a lateral do morro da Fortaleza Hohensalzburg.

 

9 – Monte Huangshan, China

 

Existem muitas histórias sobre como o Monte Huangshan (Monte Amarelo) se tornou a montanha mais romântica da China e local de uma coleção significativa de cadeados do amor. Um conto envolve amantes proibidos condenados enquanto outros clamam uma conexão com Yue-Lao, um santo do amor no folclore chinês. A subida do monte promete visão de pinheiros ancestrais, cenários dramáticos e uma chance de colocar um cadeado do amor nas cercas e jogar as chaves no vale aparentemente infinito abaixo.

 

10 – A Torre N Seoul, Seoul, Coréia do Sul

 

A subida para a icônica torre N Seoul está crivada de cadeados (gravados ou não) de casais sonhando com um amor duradouro. Existem até árvores artificiais do amor colocadas para cadeados adicionais e um container especial para todas as chaves. Boa sorte ao tentar encontrar a sua.

 

Lukzow Bridge Moscou
Ponte Lukzow em Moscou

 

11 – A Ponte Butcher’s, Ljubjanica, Eslovênia

 

O nome pode não lembrar imediatamente uma imagem de serenidade e afeição (Butcher significa açougueiro), mas a ponte sobre o rio Ljubljanica é local obrigatório de visita para os amantes de locais com cadeados na capital da Eslovênia. A ironia continua com as estranhas estátuas de figuras deformadas, um Prometeu estripado e o casal Adão e Eva sendo expulso do paraíso.

 

12 – A Ponte Hohenzollern, Colônia, Alemanha

 

A cidade de Colônia é conhecida pelas suas igrejas Românicas, sendo o lugar onde o “eau de Cologne” foi inventado e pela sua ponte. Cruzando o rio Reno, a ponte é decorada com um volume incontável de cadeados que provam que o amor está vivo e muito bem.

 

13 – A Ponte Luzhkov Bridge, Moscou, Rússia

 

A ponte moscovita Luzhkov é, na verdade, um parque de árvores de cadeados onde podemos esperar ver um mar destes (muitos em vermelho) e até casais em trajes de casamento. Esta ponte passa pelo rio Moscou e esta convenientemente perto do Kremlin e da Praça Vermelha, dois dos pontos turísticos mais importantes de Moscou.

 

14 – Ponte de Pedestres de Certovka, Kampa, Praga, República Tcheca

 

Afetuosamente chamada de “Veneza de Praga”, a área ao redor de Certovka é um ponto turístico muito popular. Casais adoram deixar cadeados na ponte de pedestres que é o caminho principal entre a Ponte Charles e a Lennon Wall.

 

Seoul Tower Trees
Seoul Tower Tress – Foto Geocaching.Com

 

15 – Ponte dos Cadeados do Amor de Augusta, Augusta, Geórgia

 

Promessas de um amor eterno na Ponte dos Cadeados do Amor do Canal de Augusta, na Área de Patrimônio Nacional (uma das três únicas áreas de patrimônio nacional da Geórgia). Dos leões aos camelos, tenha o prazer de observar os cadeados únicos cuidadosamente assinados e presos à ponte – e então coloque o de vocês.

 

16 – Staalmeesterbrug, Amsterdam, Holanda

 

No centro histórico de Amsterdam com uma vista espetacular para a Zuiderkerk (a igreja sul da cidade). Esta vista tem sido pintada por vários artistas famosos incluindo o impressionista francês Claude Monet. E nos cabos guias da ponte que os casais deixam seus cadeados simbólicos.

 

17 – A Ponte dos Cadeados do Amor da Cataratas do Niágara, Ontário, Canadá

 

Desde tempos imemoriais as cataratas do Niágara recebem aqueles em busca do romance. É o sétimo lugar mais popular do mundo para propor casamento. Não é por nada que a inteligência colocou uma ponte de cadeados do amor localizada atrás do hotel Embassy Suites que, convenientemente também vende cadeados.

 

18 – Ponte do Parque Schenley, Pittsburgh, Pensilvânia

 

Muito popular entre os estudantes da Universidade de Pittsburgh, cadeados coloridos começaram a aparecer na ponte no início deste século. A ponte conecta a Praça Schenley e o Parque Schenley no coração de Oakland.

 

Pont Des Arts
Pont des Arts em Paris – Foto Alistair Berg

 

19 – Ponte dos Cadeados do Casamento, Riga, Letônia

 

Próximo ao Monumento da Liberdade do Parque Bastejkalns está uma pequena ponte para pedestres que cruza sobre o canal da cidade. É chamada de Ponte dos Cadeados ou a Ponte dos Cadeados do Casamento e a tradição manda que os casais esperançosos devem colocar seus cadeados no dia do casamento logo após se casarem para imortalizar seu amor.

 

20 – Esculturas dos Cadeados do Amor, Loveland, Colorado

 

Com um nome como Loveland (terra do amor), a cidade, sem surpresa alguma, possui várias esculturas para cadeados serem adicionados ao redor. Quando uma delas fica lotada, novas são adicionadas, de forma que seu cadeado nunca será removido e seu amor realmente poderá durar para sempre.