Amor Sem Cadeados: Porque Você não Deveria Deixar Cadeados Em Paris ou Qualquer Outro Local

Cadeados do Amor Na Pont Des Arts“Tranque-me em seu coração e jogue fora a chave”, diz a expressão. Mas podemos amar sem cadeados?

A prática de encorajar e dar suporte aos negócios locais e trabalhadores, quando viajamos como turistas invisíveis, permite que você tenha uma experiência autêntica e, ao mesmo tempo, ajuda os habitantes locais de todas as formas. Todo mundo ganha.

Mas algumas práticas temos que deixar de lado. Uma delas é jamais deixar cadeados do amor em Paris ou qualquer outra cidade que visitarmos. Você até pode dizer que isto é coisa da minoria, o que é uma triste realidade.

Mas porque não? Seria muito romântico deixar um cadeado do amor em uma ponte durante sua lua de mel em Paris, certo?

Bem… Muitos lugares que visitamos em parceria possuem este tipo de prática, mas na realidade temos que pensar se isto não faz mais mal do que bem. A primeira vista parece um ato sem consequências, mas a verdade que é o oposto de fazer turismo, ao contrário, é prejudicial ao local.

Se você está interessado em saber porque deixar cadeados em Paris (ou qualquer outro local ao redor do mundo) é uma ideia ruim, continue a leitura.

Por que você não deveria deixar cadeados em pontes em qualquer lugar?

Não se engane, estamos bem longe de combater o romantismo. Falando de forma geral, a maioria das pessoas que deixa estes cadeados do amor em pontes e outras estruturas está muito bem intencionada. Elas estão no ápice do amor e tudo mais… Entendemos isto.

Não estamos julgando a maioria destas pessoas, ou seja… É uma ideia maravilhosa, em teoria, deixar em um local romântico uma lembrança, sua e da pessoa amada, representando um amor para sempre, certo?

Não estamos certos se muitas pessoas sabem ou imaginam que seus cadeados eternos que estão deixando para trás é tão eterno quando será o tempo para que enferrujem ou as autoridades venham com alicates de parafusos… O que não é assim tão longo na verdade.

A origem dos cadeados do amor

Por volta de 2008, parecia que os cadeados do amor eram uma moda que estava surgindo. Das 16 países mais famosos da Europa apenas em Paris e Roma iríamos encontrar alguns poucos. A maioria das pessoas nem sabia por que estavam lá. Avançando para os nossos dias, esta moda literalmente explodiu ao redor do mundo.

Algumas teorias sugerem que esta prática surgiu em algum lugar da Europa e agora estendeu-se para os quatro cantos do mundo, até mesmo chegando na Austrália e a pequena cidade de Wellington na Nova Zelândia, que não é exatamente um local de muito turismo.

Removendo Cadeados do GuardrailExcesso de peso: Os impactos negativos dos cadeados do amor de Paris

Então porque eu iria me preocupar ao deixar minha marca? Na verdade muitos pensam que um simples cadeado não fará grandes diferenças. Então vamos pensar desta maneira: Somente em 2015 Paris teve 24 milhões de visitantes. Por um momento imagine 24 milhões de pessoas todas deixando um cadeado em uma ponte ou estrutura. O peso extra não levado em conta irá, inevitavelmente causar problemas irreversíveis à estrutura.

Algumas destas estruturas possuem séculos e as pessoas estão tão desligadas pelo ato romântico em si que isto nem sequer lhes passa pela mente. Estas estruturas são parte da razão porque visitamos uma cidade, mas irão lentamente sendo destruídas ao serem inundadas de cadeados enferrujados.

Alguns críticos argumentam que esta prática é uma forma de vandalismo e temos que concordar. Não apenas porque parecem feios e causam danos enferrujando com o passar do tempo expostos aos elementos, as chaves são jogadas nos rios poluem e pioram a qualidade da água.

E eles também apresentam um perigo. De acordo com a cidade de paris, 65 toneladas de cadeados foram removidos da Pont des Arts em junho de 2015, e 35 toneladas da Pont de l’Archevêché perto da Notre Dame.

Cada guardrail da Pont des Arts perdeu peso ao redor de 330 quilos de cadeados, e seções desta costumavam colapsar regularmente. A Prefeitura de Paris decidiu por agir após um dos painéis de cadeados cair em um passadiço da ponte, quase atingindo turistas. Estes números são quase insanos.

Em outro caso, um farol de iluminação da Ponte Milvio em Roma, na Itália, quase cedeu sob o peso destes cadeados e iria cair no rio logo abaixo, o que fez com que as autoridades removessem tudo como precaução.

Os oportunistas são os responsáveis pelos cadeados em paris (literalmente)

Em cidades onde os cadeados do amor são populares precisamos ter em mente que não é aconselhável dar apoio aos negociantes locais e os vendedores ambulantes que promovem e vendem cadeados para este propósito em troca de um pequeno ganho rápido.

Porque nós deveríamos dar apoio às pessoas que demostram satisfação ao acelerar os danos causados aos seus ícones em suas próprias cidades? Estes comerciantes são oportunistas e precisam responder por seus atos.

Eles estão apenas usando as emoções das pessoas ao contrário de utilizarem-se do sendo comum. Nós precisamos preservar estes locais, não contribuir para sua gradual destruição.

Painéis de VidroAmor sem cadeados: Alternativas responsáveis para relembrar o amor

Na verdade, uma alternativa bem melhor seria pegar um pedaço da cidade e levar para casa consigo. Não estamos falando que apropriar-se de rochas antigas de alguma ruína ou encher um vaso com areia da Praia. Não, de maneira alguma!

Eu me refiro a comprar uma pintura linda de algum artista talentoso local ao longo do rio Sena ou presentear-se com uma bolsa feita localmente, uma peça de vestuário única ou uma joia. Qualquer coisa que não tenha sido fabricada em massa e que foi criada com capricho e cuidado para relembrar sua visita. Dar apoio aos negócios locais.

Tanto quanto suas fotos e memórias, acreditamos que este tipo de coisa deveria ser o que devemos levar para casa conosco. Somos livres para usarmos em qualquer lugar que queiramos e nos lembrar dos tempos memoráveis que passamos na viagem, ao contrário de imaginar que nosso cadeado enferrujado em alguma ponte da Europa foi vítima de um alicate de corte por autoridades que poderiam estar usando o seu tempo para cuidar de outras partes mais lindas de suas cidades.

Pensando em alternativas para o futuro dos cadeados do amor em pontes

Quanto mais tentamos parar alguma coisa, mais as pessoas irão descobrir maneiras de contornar a situação. Sabemos bem disto. Mas como poderemos nos comprometer com isto? Eu não vejo porque não poderíamos ter locais específicos para os amantes deixarem seus cadeados. Alguns lugares como na Coréia do Sul e na Rússia já dedicaram esculturas específicas para esta prática.

Talvez seja este tipo de compromisso que precisamos – os amantes podem deixar suas marcas em uma cidade e não danificar as estruturas que mais as representam em termos históricos. Todo mundo ganha com isto.

Antes dos cadeados serem removidos da Pont des Arts, as autoridades colocaram placas de sinalização informando porque eles seriam removidos.

Os sinais diziam: O peso do seu amor aumenta o peso de nossos monumentos e coloca nossos visitantes em perigo. Porque nossas pontes irão colapsar com o peso de todos os cadeados do amor, a cidade de Paris os está removendo. Desde 2008, muitos de vocês tem vindo aqui para afirmar seu amor e adicionar cadeados nas pontes parisienses. Esta prática causa danos à herança cultural da capital e cria problemas de segurança.

Como consequência disto, a Cidade de Paris optou por uma alternativa de longa duração. A partir deste outono, as grades serão substituídas por painéis de vidro que permitirão que a ponte retenha seu charme transparente.

Mas antes disto, Paris os convida a postar selfies e sua declaração de amor no site lovewithoutlocks.paris.fr onde você também descobrirá trabalhos originais de nossos artistas atualmente mostrados na Pont des Arts.

E nós não poderíamos discordar disto. Os turistas agora podem tirar sua foto no lugar onde eles deixaram um cadeado do amor, fazer o upload para suas redes sociais com a hashtag #lovewithoutlocks e assim fazer com que apareça no feed do website.

Artista Local em ParisApoiando a preservação de nossas cidades

Existe um impressionante site dedicado a demonstrar e informar as pessoas sobre os perigos de deixar cadeados do amor em Paris (e ao redor do mundo). No Love Locks, um grupo de preservação em Paris criado por Lisa Anselmo e Lisa Taylor Huff documenta os danos causados pelo forte impacto dos cadeados do amor.

No Love Locks apresenta numerosos exemplos de vendedores de rua em Paris que prendem pesados cadeados de bicicletas com correntes em pontes e outras estruturas como uma maneira de vender mais cadeados – isto precisa ser parado. Certamente que concordamos com as observações de Lisa: “A expressão de amor de um homem não deve nunca vir às custas da herança cultural de outros. Quando você vem a outro país e intencionalmente desvirtua um ponto histórico, isto é vandalismo, por definição. É um ato do ego e moralmente inadequado.”

O trabalho deles ao encorajar a preservação de Paris da invasão dos cadeados tem sido mencionado em vários artigos de grandes meios de comunicação. Mais recentemente, após a remoção dos cadeados da Pont des Arts, o No Love Locks compartilhou imagens na sua Fanpage enquanto eles obtinham imagens de amantes tentando marcar os painéis como uma nova maneira de deixar sua lembrança no ícone parisiense.

Estes grafites absurdos são totalmente desrespeitosos com os parisienses, a cidade destes e é exatamente o oposto de ser um turista invisível e respeitoso.

Então… Convencemos você de não deixar cadeados em Paris?

Os chamados cadeados do amor provaram-se, com o passar do tempo, que contribuem para a destruição de estruturas às quais estão pendurados. Com certeza não é isto que queremos que aconteça com nossas lindas cidades antigas, se está pensando em algo assim, reconsidere.

Os cadeados do amor são realmente sobre amor? Ou são apenas uma forma de ganhar seguidores e curtidas nas mídias sociais?

Se nós queremos preservar estes locais incríveis, precisamos abraçar a ideia do “Turista Invisível” – faça como fazem os moradores e não deixe nada para trás que poderia ser prejudicial ao local.