Ponte dos Cadeados em Paris

A Ponte Dos Cadeados ou Também Conhecida Como Ponte dos Namorados

Ponte dos Cadeados - Pont des Arts - Paris
Pont Des Arts – Ponte Dos Cadeados – Paris

Em 2015 a cidade de Paris começou a remover os cadeados da Pont des Arts, mais conhecida mundialmente como a Ponte dos Cadeados. Assim terminava oficialmente a tradição turística de colocar “cadeados do amor” na ponte.

Por muitos anos os visitantes adicionaram cadeados com mensagens de amor nas grades da ponte, em atos simbólicos de afeição. Alguns, mais tarde, selavam o acordo jogando as chaves nas águas do Rio Sena, sob a ponte.

Acredita-se que uma novela Italiana de 2006, transformada em filme, acabou por popularizar a prática, que começou realmente a ser seguida em Roma e espalhou-se. Chegou a Paris por volta de 2008 e os problemas começaram a acontecer em 2012, diz Lisa Anselmo, fundadora do grupo “No Love Locks” (Sem cadeados do amor).

Problemas Com Peso Excessivo dos Cadeados do Amor

No início, o ato era considerado charmoso, mas perdeu o encanto quando partes da grade de proteção na Ponte dos Cadeados (Pont des Arts – nome original), cedeu devido ao peso de tantos cadeados. A ponte suportava mais de 700 mil cadeados e com um peso estimado grosseiramente de uns vinte elefantes.

Ponte dos Cadeados - Peso Excessivo

O fenômeno espalhou-se para outras pontes, criando dois grandes problemas para a cidade: “degradação da propriedade e o risco à segurança dos visitantes, parisienses e turistas,” diz o Conselho da cidade de Paris no seu website. Grafiteiros e vendedores ambulantes oferecendo cadeados baratos também se tornaram um problema, fazendo com que muitos residentes evitassem a pitoresca construção datada de 1800, durante o período napoleônico.

Em agosto de 2014 a cidade lançou uma iniciativa esperando conseguir parar a prática, mas não teve sucesso ao incentivar os visitantes a tirarem selfies na ponte ao invés de deixarem cadeados pendurados nela. Painéis de madeira foram colocados na frente dos cadeados em fevereiro para desencorajar a prática no Dia dos Namorados.

Remoção Completa Como Única Solução Para Garantir a Segurança

 

Remoção dos Cadeados da Pont des ArtsA remoção dos cadeados foi uma maneira de minimizar o problema, mas não funcionou de todo, já que deixou de ser apenas na Ponte dos Cadeados original (Pont des Arts) e passou para outros locais. Estima-se que esteja em mais de 11 pontes e pontos turísticos de Paris, com volume estimado de mais de um milhão de “Cadeados do Amor”, incluindo mesmo cadeados deixados na Torre Eiffel.

Os defensores do fim da prática afirmam que será uma árdua luta em função da promoção que é feita pelo turismo, destacando o romantismo destes e outros locais da cidade. Provavelmente Paris terá que instituir um banimento definitivo, assim como foi feito em Roma, para terminar de uma vez com o problema. Obviamente que para os Parisienses não é nada perdido, mas alguns turistas que ainda planejam conhecer a cidade irão se lamentar pela oportunidade perdida.

 

E as Pontes dos Cadeados Espalharam-se Por Todo O Planeta

Cadeados na Ponte do Brooklyn Nos EUA
Ponte do Brooklyn – EUA

Mas o fenômeno agora não é mais restrito à França, tornou-se mundial e Cadeados do Amor podem ser vistos na Ponte do Brooklyn em Nova Iorque (contra a vontade das autoridades), na Ponte Hohenzollern na cidade de Colônia e até mesmo no Sino do Amor na ilha de Enoshima no Japão.

Mas Onde Começou a Tradição Que Levou ao Surgimento da Ponte dos Cadeados?

Antes mesmo de Roma, tudo começou em uma cidade chamada Vrnjacka Banja na Sérvia. Lá, um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, um jovem casal apaixonou-se e, segundo conta-se, encontravam-se todas as noites na ponte Most Ljubavi, na cidade. Entretanto o rapaz entrou para o serviço militar e, enquanto estava fora do país, ele encontrou e apaixonou-se por outra moça. A jovem local morreu, ao ter seu coração “despedaçado” e as supersticiosas mulheres da região começaram a ir até a ponte, escrever seus nomes e de seus amantes em cadeados e travá-los na grade, na esperança que isto iria prender seus amados ao local, forçando-os a retornarem após as batalhas.

É uma história romântica quase cega, mas a tradição desapareceu depois da guerra até que o poeta Sérvio Desanka Maksimovic escreveu um poema sobre a história de amor fazendo com que decolasse novamente, mas ainda assim somente em Most Ljubavi.

Com o ressurgimento em Roma é que o fenômeno tomou expressão global e espalhou-se.