A História dos Cadeados – Quem Inventou o Cadeado

Uma História Que Começou Há Muitos Séculos

Cadeado AntigoOs cadeados são pequenas fechaduras portáteis que são usadas há centenas de anos para a segurança, entrada não autorizada, vandalismo e sabotagem. Inicialmente apareceram no Egito Antigo e na Babilônia e, lentamente, espalharam-se pelas civilizações antigas como a da China, Grécia e Roma.

Em sua jornada através da nossa história os cadeados foram recebendo aprimoramentos de design, criação de componentes básicos e praticidade de uso.

Atualmente os cadeados são produzidos pela indústria, que desenvolveu inúmeros tamanhos (da proteção de bicicletas aos grandes hangares), tipos (cadeado com chave, combinações, senhas e códigos), e também graduações de segurança (reguladas por organizações governamentais em todo o mundo).

A história do cadeado iniciou-se com o aparecimento dos primeiros instrumentos mecânicos, vários séculos atrás.

Egípcios de Chineses Foram os Precursores na Fabricação de Cadeados

Os esforços iniciais feitos pelos Egípcios não encontraram apelo fora do norte da África e Oriente Médio, mas os modelos chineses não tiveram tais problemas. Eles desenvolveram os primeiros modelos de cadeados por volta do ano 1000 AC e continuaram improvisando-os até o reinado da Dinastia Han (25-220 DC), quando eram usados largamente pela realeza, a nobreza e a classe mais abastada.

Antigo Cadeado Egípcio
Antigo Cadeado Egípcio

Os romanos conheceram os primeiros modelos de cadeados por volta de 500 AC, com a ajuda de mercadores que viajavam à Ásia e retornavam à Europa trazendo muitas invenções e objetos raros.

Durante a Idade Média dois tipos distintos de cadeado se tornaram comuns na Europa. O cadeado de fumeiro originou-se na Inglaterra e era feito de folha de ferro forjado. Era facilmente quebrado. No outro lado da Europa, nas áreas eslávicas, um cadeado simples que usava uma chave helicoidal para travar e destravar um parafuso contra uma mola foi usado por muito tempo, mas também não era muito seguro.

O Avanço Para a Fabricação em Massa de Cadeados

Com o passar do tempo e as tecnologias de fabricação evoluindo, designs mais avançados apareceram. O ferro fundido foi usado para a criação de cadeados protegidos com uma matriz de discos rotativos. Quando a chave era inserida, os entalhes rodavam cada disco, alinhando-os até a manilha e soltando a haste. Um dos raros designs de cadeados do século XIX foi o modelo Escandinavo (eles usaram uma matriz de discos de ferro rotativos empilhados),  e até mesmo mais populares foram os com miolo que eram mais baratos, resistentes, ofereciam muita proteção e eram confiáveis em ambientes de temperaturas negativas, umidade e sujeira. Por muitos anos o cadeado com miolo foi usado na indústria ferroviária para trancar chaves e vagões de trem.

Criação de Ferramental Adequado Resultou no Salto Industrial Saindo da Produção Manual

Na medida em que a indústria avançou na obtenção de recursos, manufatura e produção de ferramental, da mesma forma o negócio dos cadeados ganhou novas maneiras de produzir tipos mais sofisticados, confiáveis e resistentes.

No final do Século 19, a invenção de um pequeno carregador que alojava o mecanismo de trava permitiu aos fabricantes finalmente começar a produzir cadeados a nível industrial – a parte maior do cadeado poderia ser produzida em massa e o mecanismo de trava inserido posteriormente com segurança.

Antigo Cadeado Chinês
Antigo Cadeado Chinês
Maior Cadeado do Mundo
Maior Cadeado do Mundo

Na virada do século, uma famosa família de fabricantes de cadeados, Yale, implementou o famoso estilo de cadeado de cartucho que usava um mecanismo de tambor corrediço deslizante, o design básico que é usado até hoje.

Técnicas de produção robotizada apareceram no início do século 20, o que trouxe o fim da produção manual de cadeados e fechaduras. Em 1920 o cadeado laminado foi introduzido por Harry Soref na sua empresa, a Master Lock, e a produção iniciou-se em larga escala em 1930.

Atualmente os cadeados são fabricados por simples processos de produção que produzem o corpo, haste (geralmente em formato de U) e o mecanismo de trava que pode ter variados graus de segurança.

Curiosidade – O Maior Cadeado do Mundo de Acordo Com o Guiness

O maior cadeado do mundo, funcional de acordo com o Guiness, foi criado por alunos e professores da Universidade de Artes de Pavlovo, em Nizhny Novgorod na Rússia. Mede 144,4 cm de altura, 105 cm de largura e 26 cm de profundidade. O cadeado gigante pesa 415,5 kg, incluindo a chave. Havia uma moldura no topo, mas não foi incluída no peso total por não ser uma parte integrante do cadeado.