Categoria: Bloqueio

O Que Entendemos Por Bloqueio e Travamento?

O sistema de bloqueio e travamento elétrico é definido como uma forma de controle de energia perigosa, aplicável em algum tipo de dispositivo isolante de acordo com um procedimento preestabelecido. Um equipamento de bloqueio é um dispositivo que, através de um efeito mecânico, utilizando um cadeado ou qualquer tipo de trava com chave ou lacre, irá manter certo tipo de comutador ou isolante em uma posição tal que previna a energização de uma máquina, equipamento, painel ou processo.

De maneira mais simples, o bloqueio nada mais é que uma forma de controlar energia elétrica perigosa, travando dispositivos que possam vir a liberá-la sem o conhecimento do operador. Os dispositivos que são bloqueados geralmente são chaves, painéis, comutadores de circuitos e válvulas de linhas. Na maioria dos casos estes dispositivos possuem percursos do tipo “ligado” em uma posição e “desligado” em outra, de maneira que permitam o travamento na posição considerada de segurança (geralmente “desligado”). O dispositivo de bloqueio pode ser qualquer um que permita o isolamento como cadeados, etiquetas e bloqueadores de válvulas,

A etiquetagem é parte do processo de bloqueio e travamento na grande maioria dos casos citados acima. O processo consiste no uso de tipos específicos de etiquetas informativas ou indicadoras (geralmente são padronizadas) que incluem informações como as que seguem.

  • Porque o travamento e bloqueio são necessários (reparos, manutenção, etc.)
  • Data e hora em que foi efetuado o travamento
  • O nome do profissional que realizou o procedimento de bloqueio

Importante: Nos casos acima a etiquetagem implica que o profissional autorizado a realizar o procedimento é o único que possui permissão para remoção. É um processo que assegura que outros não autorizados possam desfazer o procedimento sem o conhecimento do responsável.

Porque estes sistemas de bloqueio e etiquetagem são importantes?

Dispositivos de segurança como proteções de barreiras servem para manter a segurança de operadores e pessoas que transitam ou trabalham com determinados equipamentos. Quando surgem atividades consideradas não rotineiras como manutenção, reparos ou programação, estes dispositivos de segurança podem ser removidos e isto coloca em risco os demais por possível ferimentos ou exposição a algum tipo de energia.

A melhor maneira usada e recomendada para a proteção de equipes neste caso é o uso de um programa de bloqueio ou travamento e etiquetagem.

Qual é o propósito de um programa de bloqueio travamento e etiquetagem?

Um programa adequado de bloqueio travamento e etiquetagem irá prevenir:

  • Contatos que possam ser perigosos enquanto efetuando tarefas que requeiram a remoção ou desativação de dispositivos de proteção.
  • A liberação, não intencional, de energia perigosa (armazenada)
  • A partida ou movimentação não intencional de maquinaria, equipamentos e processos.

O que significa desenergização?

Desenergização é o processo usado para desconectar e isolar um sistema de uma fonte de energia objetivando a prevenção da liberação da energia em si. Ao desenergizar um sistema, você estará eliminando as chances de que este possa ser, de maneira acidental ou não intencional, causador de acidentes e danos físicos aqueles que estejam nas proximidades, por liberação de calor, luz ou som.

Quais os detalhes e instruções que um procedimento de bloqueio deve conter?

Em qualquer organização é necessário um documento com este programa com tantas instruções e detalhes quanto forem possíveis, dependendo do número de dispositivos que requerem o procedimento.

O documento escrito irá identificar os tipos de energia perigosa coberto, tipos de dispositivos que devem ser empregados para isolamento ou desenergização, o que precisa ser feito, quem é responsável pelo procedimento, como todo o processo será realizado, quem precisa ser treinado e preparado e quem deve ser notificado. Como qualquer programa de prevenção de acidentes, dever ser continuamente avaliado, aprimorado e testado em simulações periódicas.

O documento deve especificar:

  • O maquinário, equipamento ou processo envolvido no bloqueio e processo de isolamento.
  • Como e onde os dispositivos de bloqueio e etiquetagem devem ser instalados.
  • Como a energia estática armazenada deve ser controlada e removida
  • Como a eficácia do isolamento deve ser testada

As instruções de trabalho irão identificar de maneira clara como estes procedimentos devem ser realizados, em um passo a passo que inclua claramente como verificar se o procedimento foi corretamente realizado e todo o sistema está seguro. Na grande maioria dos casos este tipo de documento deve ser ilustrado com imagens claras de todos os passos.