Cadeados de Bloqueio e Travamento

Cadeados de Bloqueio e Travamento - Marca TagOut
Sistema de Bloqueio e Travamento

Os Cadeados Utilizados em Bloqueio e Travamento São Regulamentados Pelo MT (NR 10 e NR 12)

Cadeados de Bloqueio e Travamento são cadeados de segurança utilizados em equipamentos específicos ou em toda uma área durante reparos ou manutenção preventiva. Eles são parte integrante das medidas de segurança industrial e de igual importância em qualquer ambiente que comporte maquinário pesado ou instalações elétricas.

O Que Buscar Quando da Escolha de Cadeados de Bloqueio e Segurança

Cadeados de segurança são duráveis e se provaram mais efetivos na restrição de acesso que simples etiquetagem e outras indicações puramente visuais, que podem ser ignoradas. Aqui temos alguns fatores que podem ajudar na seleção destes:

Durabilidade

A durabilidade de cadeados de travamento ou de bloqueio é de suma importância. O material usado na fabricação será determinante neste caso. A escolha dos materiais inclui:

Aço – Cadeados fabricados em aço são altamente duráveis e podem suportar a exposição a altas temperaturas e substâncias corrosivas.

Alumínio – Este é um material que compete de perto com o aço, próximo da resistência e durabilidade, mas são também resistentes aos raios UV e outros produtos químicos, além de resistirem às altas temperaturas também. Cadeados de segurança em alumínio anodizado também estão disponíveis para uso na indústria alimentícia.

Materiais Não Condutores – Ideais para bloqueio e travamento de instalações elétricas e ambientes altamente sensíveis como hospitais e minas. Os cadeados de segurança fabricados com tais materiais são isolados de descargas acidentais de eletricidade ou da condução de cargas residuais.

Materiais Compostos – São feitos em produtos especialmente produzidos (poliéster, policarbonato, fibra de vidro ou minerais) que são resistentes à temperatura, agentes corrosivos, agentes químicos, radiação UV e a prova d’água. Também são muito leves e fáceis de transportar.

Uma linha de cadeados de segurança em aço, latão, termoplásticos e outros materiais de marcas consagradas como Tagout ou Master Lock você encontra disponível em nossa loja clicando >>>aqui<<<.

Opções de Chaveamento ou Trava

Estação de Travamento Master Lock
Estação de Bloqueio e Travamento Master Lock

Sistemas de Chave de Cadeados de Segurança

Geralmente cada cadeado vem com uma chave única para garantir segurança. Em outros casos temos conjuntos de cadeados que utilizam uma mesma chave mestra. Especificamente neste último, existe maior eficiência quando se trata de segurança e bloqueios gerais de manutenção.

Cada profissional ou técnico geralmente recebe seu próprio conjunto de cadeados com mesma chave, de maneira que este possa abrir todos os que estão disponíveis para seu uso.

Também, é claro, existe uma chave mestra, disponível geralmente com um supervisor ou responsável geral permitindo o uso em casos de emergência.

Dependendo do uso específico os cadeados de segurança podem ser:

Mesma Chave ou Mesmo Segredo – Uma única chave para vários cadeados

Cadeado de Bloqueio e Travamento TagOut
Cadeado de Bloqueio e Travamento TagOut

Chaves Diferentes – Uma chave única para cada cadeado

Com Chave Mestra – Além da chave única existe uma chave mestra abre todo um conjunto

Existem cadeados de segurança específicos que são projetados para reter a chave até que a haste seja travada corretamente, tornando impossível removê-la se o mecanismo de trava não estiver acionado.

 

Identificação de Cadeados Para Segurança, Bloqueio e Travamento

A identificação em cadeados de segurança permite que aqueles que transitam em áreas de fábrica, ou qualquer ambiente de trabalho, identifiquem de imediato que determinado setor está fechado ou o acesso não é permitido. Normalmente temos cadeados que são personalizados com gravações, etiquetas ou cores brilhantes e palavras de advertência para serem mais efetivos. No caso dos coloridos, o material de pintura utilizado deve atender os requisitos específicos da indústria.

Além de servirem como restrição física e alerta visual, a identificação geralmente apresenta informações importantes sobre o técnico que está realizando o serviço ou é responsável por determinado ambiente ou equipamento, a natureza do bloqueio, tempo estimado para desbloqueio (se este for temporário) etc. Alguns casos podem apresentar etiquetas com identificação fotográfica.

O ideal é que cada técnico tenha um conjunto de cadeados de segurança etiquetados, preferencialmente de mesma chave para que o processo de bloqueio e desbloqueio seja simples e rápido.

Além das opções de identificação dos cadeados, etiquetas específicas de bloqueio também são aconselháveis para uso em conjunto com os cadeados. Este tipo de etiqueta padronizada é colocado na haste do cadeado e é uma maneira efetiva e de baixo custo de terem-se os cadeados em conformidade com os padrões de segurança determinados pelo Ministério do Trabalho.

Normas Regulamentadoras NR 10 e NR12 do Ministério do Trabalho

A NR10 e a NR12 são normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que padronizam os processos de manutenção, bloqueio e travamento de equipamentos, áreas e sistemas elétricos nos variados ambientes de trabalho.

Estas normas, não só definem os procedimentos, como também padronizam cadeados de segurança, etiquetas e quaisquer tipos de artefatos que devem ser utilizados. Esta padronização abrange etiquetagem, materiais de fabricação de cadeados de bloqueio, cores destes e medidas de segurança há serem adotadas nos diferentes casos.

Você poderá acessar a NR10 através deste link aqui: NR10 e a NR12 que define processos de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.