Tipos de Cadeados Com Segredo Senha Ou Código

Conheça Um Pouco Mais Sobre Cadeados Com Segredo Senha ou Código

Cadeado Com SegredoFechaduras ou cadeados com segredo parecem que surgiram pela primeira vez na China, mas tornaram-se muito populares em meados do século 19 nos Estados Unidos. As suas aplicações de destaque foram no uso em cofres de bancos e outros cofres mais comuns.

A diferença entre um cadeado com segredo ou com senha é o fato de que precisam que os seus componentes internos estejam alinhados de uma maneira específica, pelo manuseio de discos externos, para que se possa abri-los, ao contrário do uso comum de uma chave.

Geralmente estes cadeados usam um conjunto de 3 ou 4 discos, todos conectados com um pino central.  O mecanismo é operado por um discador ou vários discadores externos que movem os discos internos.

Em 1978 uma fechadura de combinações que poderia ser programada para uma sequência específica de escolha do usuário foi inventada. Na mesma época a fechadura eletrônica foi inventada e nenhum fabricante interessou-se pela fabricação deste sistema mecânico para cadeados, bagagem e pastas. Por outro lado as chaves com chip de silicone nunca se tornaram populares porque necessitavam de manutenção de baterias. A patente da invenção original mecânica expirou e a indústria adotou mundialmente o sistema de código definido pelo usuário em malas, pastas e cofres de hotéis. Atualmente é parte padrão em cadeados e fechaduras de bagagem.

Cadeados Com Discos Múltiplos

Pado TSA
Pado TSA

Um dos mais simples tipos de cadeados com senha ou código, frequentemente vistos em uso em situações que não exigem alta segurança, como em travas e cabos de bicicletas e em malas e bagagens (TSATransport Security Administration – órgão que regulamenta a segurança no transporte aéreo nos Estados Unidos). O cadeado é travado por um pino com diversos dentes que se prendem aos discos rotativos. Quando os espaços nos discos ficam alinhados com os dentes do pino o cadeado é aberto.

Este é um tipo de cadeado de baixo nível de segurança, já que, a menos que sua fabricação tenha sido de alta precisão, pode-se rodar os discos e conseguir descobrir o código de abertura sem muito trabalho. Vários procedimentos são encontrados em vídeos e artigos na web ensinando como abrir e a forma de arrombamento mais fácil.

Cadeado de Discador Rotativo Único Externo

Podemos encontrar este tipo de mecanismo com senha em cadeados, cofres e fechaduras. Um disco rotativo único interage com vários discos paralelos ou câmaras internas. Normalmente o cadeado é aberto ao rodar-se o disco ou discador em sentido horário até o primeiro número ou letra, em sentido anti-horário até o segundo e assim por diante até chegarmos ao último digito.

São bem mais seguros que o tipo anterior, não por serem indecifráveis, mas pelo tempo necessário para que se possa chegar ao código numérico ou a senha correta. É preciso certo conhecimento e treino para que o arrombamento seja feito de maneira mais ou menos rápida.

São empregados em situações de baixo risco de arrombamento e utilizados para a segurança de armários, caixas de ferramentas, depósitos internos, em ginásios de esportes com área de vestiário, academias, alguns tipos de eletrodomésticos em bares e restaurantes, equipamentos e bagagens para viagens etc.

Outros Modelos de Cadeados Com Senha, Segredo, Códigos ou Combinações

Stam 3 Dígitos
Stam 3 Dígitos
Master Lock Combinação
Master Lock Combinação

Existem vários modelos de cadeados que utilizam combinações, senhas, códigos numéricos ou alfanuméricos e outros tipos de segredos.

Alguns apresentam a combinação do acima e o uso integrado com uma chave convencional, o que torna bem mais complexa qualquer tentativa de violação.

Temos também os sistemas digitais, com cadeados que usam botões ao contrário de discadores e mais recentemente surgiram modelos extremamente avançados, eletrônicos com senhas e até mesmo com controle remoto e sensores de presença embutidos.

Indiscutivelmente que os avanços da indústria nos disponibilizam uma larga gama de escolhas e, dependendo da necessidade de uso, haverá sempre um modelo que  mais se adequa ao que os usuários buscam.

Os Fabricantes De Cadeados Com Segredo No Brasil

No Brasil, além dos importados, temos fabricantes deste tipo de cadeados. Praticamente todas as marcas mais conhecidas produzem um dos tipos ou ambos.

A Stam tem uma linha completa, assim como a Pado com sua famosa linha de TSA, a Master Lock já famosa pelos seus cadeados de alta segurança, Papaiz e Gold também.