Tendências da Indústria de Segurança no Mundo 2022/23 – Parte II

Agente de Segurança

O efeito da pandemia na indústria de segurança

A pandemia custou milhões de dólares às empresas e deixou países em situações caóticas e desesperadoras. Algumas indústrias conseguiram se ajustar aos seus efeitos enquanto outras não. Relatórios voltados para o mercado nos dão uma atualização dos efeitos da COVID na indústria. Para resumir, estes são os pontos principais que elas compartilham:

  • A pandemia teve impactos diversos na indústria de segurança causando quedas nas demanda em certos mercado e maior demanda em outros.
  • Em resumo, demandas em serviços advindos de aeroportos, escolas e realização de eventos caíram drasticamente em 2020. Demanda em hospitais e serviços de saúde, por outro lado, tiveram um aumento expressivo.
  • A lucratividade começou a crescer a partir do momento que as escolas reabriram e a população retornou ao trabalho. E, além disto, o crescimento da rentabilidade provavelmente continuará na medida em que o faturamento das empresas aumentar e o número de novos empreendedores crescer.

Efeitos na indústria de segurança

Embora tenhamos visto uma queda no crescimento que vinha em alta desde 2011, temos uma clara amostragem que a queda for somente por um curto período de tempo e logo foi superada. A maior parte das empresas de segurança adaptou-se rapidamente às novas necessidades do mercado.

Como as empresas de segurança se ajustaram à pandemia?

As indústrias de segurança fixaram parcerias com profissionais da indústria de informação e aprofundaram o uso de tecnologias e soluções que ajudaram muito na escalabilidade de suas operações. Estas soluções agregaram valor e mudaram os rumos de todo o segmento para o futuro.

 

Sistemas de Monitoramento Interativo

 

Monitoramento interativo:

Sistemas interativos de monitoramento que incluem capacidades de áudio e vídeo em duas vias permitem que profissionais qualificados possam ver ouvir e comunicar-se com colaboradores 24 horas por dia, sete dias na semana. Este tipo de sistema garante a segurança tanto para todos os funcionários quanto para as instalações. Operadores remotos podem usar serviços virtuais de guarda conectados com vídeo ao vivo e sistema de escaneamento de locais que apresentem possíveis ameaças, tanto durante o dia quanto à noite, tudo como se fossem guardas reais operando. Quando a ameaça e automaticamente detectada, profissionais qualificados são alertados e respondem ás situações imediatamente.

Sistemas integrados de áudio e mensagens:

Alguns dos problemas mais críticos enfrentados por agentes de segurança também pode ser abordados através de comunicação de voz geral. Usando um sistema de alto falantes da organização, estes sistemas são programados para alertas e treinamentos gerais sobre as regras e procedimentos em situações de emergência.

Alarmes verificados por vídeo:

Alarmes verificados por vídeos, que combinam um sistema básico de alarme e um sistema de câmeras, são outro tipo de solução que estão tendo grande impacto nas organizações. Nos casos de invasão e roubos ou outras atividades criminosas, os sistemas de vídeo são notificados imediatamente, permitindo que agentes privados de segurança estejam no local rapidamente. Empresas privadas de segurança poder atuar na prevenção destes crimes antes mesmo de serem concretizados. Alarmes controlados por vídeo economizam grande parte dos custos em atendimento a alarmes falsos e também tempo dos sistemas de Polícia.

Sistemas de Vigilância por vídeo:

Outro problema enfrentado por grandes empresas é a perda monetária e de estoque. Soluções com câmeras de vigilância tornaram estas práticas praticamente extintas. O resultado é que os infratores são facilmente identificados entre centenas de funcionários.

Auditoria remota:

A auditoria remota é muito útil para garantir que as operações estejam ocorrendo de maneira suave e que as pessoas estão tomando as precauções necessárias. Ao identificar problemas em determinadas áreas e fornecer informações de ações que devem ser tomadas, uma auditoria remota periódica ajuda a reduzir perdas e aprimorar a eficiência dos colaboradores.

 

Inteligência Artificial e Segurança

 

Inteligência artificial

As companhias de segurança estão apoiadas em tecnologia de vídeo inteligente que ajudarão em futuras respostas a casos de pandemia e crises assemelhadas. Sistema de imagens térmicas e IA estão no cerne desta evolução. Estamos vendo novos sistemas que irão digitalizar por completo os dados privados de segurança e, ao mesmo tempo, apoiar agentes de segurança com equipamentos integrados a todo o sistema de sensores.

Aonde isto nos leva no que se refere aos Agentes de Segurança?

A Inteligência Artificial (IA) parece apresentar-se como o futuro da maioria das indústrias, e a de segurança estará propensa a sofrer baixas em certos aspectos e aprimoramento em outros. Entretanto, o que a pandemia mostrou para o mundo é algo que dificilmente teria sido notado antes: Agentes de Segurança, assim como seus colaboradores enfrentam viroses e outros riscos à saúde face a face.

O fechamento da indústria de serviços contraiu a demanda por agentes de segurança em hotéis e eventos, o que fez com que o segmento buscasse outras soluções. Felizmente, esta demanda contraída nestes setores foram balanceadas pelo aumento da demanda de pessoal de segurança em mercados, revendedores, instalações e sistemas de saúde, negócios essenciais e em prédios que forma fechados de forma temporária.

 

Segurança na Hotelaria

 

Com a natural volta de eventos e nos negócios de hotelaria em 2022, as empresas de segurança e os agentes estão focados em um futuro mais lucrativo. E quase impossível esquecer a resiliência que os agentes de segurança mostraram durante esta pandemia, por estarem na linha de frente  juntamente com nossos profissionais da saúde e são merecedores de reconhecimento pelo trabalho que fizeram por todos nós.

Durante os piores momentos da pandemia, 2020 e 2021, a mídia e todas as redes sociais ressaltavam a importância dos agentes e oficiais de segurança que trabalhavam, lado a lado com autoridades na manutenção da ordem e com profissionais da saúde no apoio aos necessitados e enfermos. Claramente esta época nos mostrou o quão vital é a indústria da segurança em momentos de crise e o quão aplaudidos devem ser todos os profissionais e companhias do segmento.

Este artigo faz parte de uma série que a Cadeados está publicando que iniciou com este aqui (parte I). Siga-nos para os próximos artigos.