Cinco dicas essenciais para a segurança nas escolas

Dicas de Segurança Nas EscolasO que mais preocupa os pais e professores na atualidade? Se fizermos uma pesquisa, a grande maioria vai certamente alegar que a segurança nas escolas é o ponto principal.

Observando as notícias diárias ou dando uma passada nas mídias sociais a qualquer momento, você vai rapidamente perceber que a segurança nas escolas é uma das grandes preocupações da sociedade hoje. Com um grande número de histórias e comentários negativos circulando, o mais provável é que você fique se perguntando se a sua é realmente segura.

É difícil saber por onde começar quando falamos de medidas de segurança nas escolas, especialmente por considerarmos o quão importante elas são.

Vamos apresentar cinco sugestões para professores, pais e estudantes que possam lhes trazer um pouco mais de confiança neste quesito ou que, no caso de algumas não existirem, poderão iniciar um processo de conscientização para a adoção de tais medidas básicas.

Plano de Segurança Para Alunos professores e Pais

1 – Plano de segurança escolar atualizado. Se não existe comece hoje com a sua elaboração.

Talvez a equipe da escola tenha trabalhado muito na criação de um plano de segurança no início do ano letivo, mas não fez qualquer alteração no decorrer do ano. Se ele não existe, está na hora de colocar um em andamento.

Este é um cenário bastante comum, mas com certeza a atualização ou a criação deste plano trará maiores benefícios, com as alterações necessárias e adicionando medidas quando necessário.

Na atualização de seu plano de segurança devem entrar novos incidentes e considerações que ocorreram no decorrer do ano letivo. A equipe deve rever passo a passo o plano e atualizar os pontos que reflitam as novas informações obtidas em todas as áreas da escola.

A revisão também ajudará a evitar políticas contraditórias e, ao mesmo tempo, relembrar seu time da importância de estarem focados nestas medidas o tempo todo.

Também deverá ser considerado aquilo que é mais relevante para a escola em conjunto com a comunidade, de forma que se possa dedicar mais tempo e esforço nesta integração fundamental.

Controle de Entrada Em Escolas

2 – Faça com que a equipe, estudantes e pais tomem conhecimento destas políticas de segurança.

As regras de segurança da escola devem estar disponíveis para qualquer pessoa que entrar nas dependências e áreas da instituição.

Os professores devem estar cientes de todas as medidas, de maneira que possam agir imediatamente em caso de qualquer emergência. Eles também serão responsáveis diretos pela comunicação de qualquer incidente diretamente à direção.

Distribuir claramente as regras de segurança para cada sala de aula. Incentivar os professores a enviá-las aos pais e deixá-las disponíveis na sala como referência. Adicionalmente às regras definidas, oferecer algumas dicas e recursos para o que fazer em certas situações.

Use uma combinação de regras escritas, imagens, vídeos, encontros de equipe e assembleias de professores, pais e alunos para compartilhar tudo. Quanto mais vias de comunicação, melhor o resultado.

Quando os professores estão engajados em levar o plano em frente, eles podem transmiti-lo aos alunos de uma forma criativa e divertida que possa engajá-los em todo o processo.

Palestra de Segurança Contra Drogas Nas escolas
Palestra Com Policiais Militares e Equipe

3 – Treinamentos de segurança dos professores

Ofereça sessões de treinamento de segurança para ajudar os professores a atuar efetivamente em suas salas de aula e manter o ambiente escolar o mais seguro possível.

Treinamento de segurança é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional que dá aos alunos e pais maior confiança nos educadores que estão claramente mais preparados para eventualidades.

Existem vários tipos de treinamento que podem ser oferecidos aos professores e outros membros da equipe. O passo inicial é entrar em contato com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros solicitando suporte. Este também é o ponto de partida para a criação de um plano de segurança, se este ainda não existe.

Após o treinamento dos professores eles irão partilhar o que aprenderam com seus alunos em um formato mais compreensível, de acordo com a faixa etária. Outra forma de engajamento de alunos e pais é trazer organizações comunitárias, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para palestras em sala de aula.

Treinamento Corpo de Bombeiros
Treinamento do Corpo de Bombeiros – SESI – ES

4 – Crie uma equipe de segurança

A direção da escola não deve criar sozinha um plano de segurança.

Reúna uma equipe, distribuindo tarefas individuais para que qualquer problema seja gerenciado mais facilmente. Pode-se criar planejadores de emergência, oficiais de logística, coordenadores de comunicação e responsáveis por respostas imediatas de níveis diferentes de ameaças.

A equipe de segurança da instituição irá trabalhar na condução de simulações regulares, preparação para respostas imediatas, assistência em atualizações, verificação de equipamentos, ferramentas e sistemas de segurança de perímetro externo e interno.

Outros membros da equipe de colaboradores da escola poderão juntar-se à equipe de segurança de maneira voluntária. Existe a possibilidade de contratação de um oficial de segurança, um especialista em assistência social e um conselheiro. Também é possível facilitar o acesso de membros da equipe a cursos de treinamento e extensão profissional nestas áreas.

5 – Crie um plano de resposta emergencial completo

Os números brasileiros atualmente mostram que, no geral, as escolas são seguras, em se tratando da área interna e variando de acordo com os locais de instalação, mas a preparação contra emergências potenciais é ainda uma demanda importantíssima e requer alto nível de atenção.

Qualquer plano de emergência deverá incluir os seguintes pontos fundamentais:

Prevenção – Crie regras de prevenção e recursos de emergência. Neste caso também se pode criar políticas de prevenção de bullying e violência, iniciativas sobre avaliação psicológica e regras contra certas doenças e parasitas.

Preparação – Crie um plano detalhado para o caso de uma emergência. Determine os procedimentos, funções e considerações especiais. Coordene as comunicações com outras escolas da comunidade e obtenha contatos de emergência para disponibilizar à equipe, professores e alunos. Tente prever cada situação possível. Contatos com autoridades policiais e sistema de Corpo de Bombeiros e órgãos de saúde pública devem estar disponíveis em todas as áreas.

Resposta – Como será a reação quando surge uma situação de emergência? Esta é a fase em que todos os procedimentos e regras que foram criadas serão aplicadas na prática. Aqui se devem incluir também as comunicações estratégicas de emergência que permitam a informação ao público e comunidade em canais mais rápidos.

Recuperação – Inclua os próximos passos para depois de qualquer incidente, buscando medidas para restaurar a tranquilidade dos alunos e pais. Considere como será a resposta às necessidades emocionais e físicas dos colaboradores, estudantes e pais. Pense em tudo que poderá ser feito para reconstruir a confiança e a segurança na escola.