Dicas Para Manter Sua Casa Segura 24 Horas

Como Proteger Sua Residência

A sua casa deve ser um local de descanso e, como todos nós buscamos, um refúgio seguro. Mantê-la protegida não precisa ser motivo de preocupação constante. Com alguns passos simples você pode fazer muita diferença e manter sua paz.

Fique de olho em sua casa

Utilizar câmeras de segurança é um ponto altamente recomendável. Você pode ver o que está acontecendo dentro ou fora da casa. A maioria dos sistemas de monitoramento, na atualidade, podem ser vistos de qualquer lugar em um smartphone, tablet ou computador. Busque por funções como “gravação ativada por movimento”, “visão noturna infravermelha” e “comunicação e áudio em duas vias”.

Ilumine a área de entrada, o pátio e o jardim interno

Luzes e Câmeras de Segurança

Invasores buscam lugares sem iluminação para entrar. Se você ilumina o perímetro externo de sua casa, a situação óbvia é que o ladrão não saberá se está sendo observado ou não. Isto também é uma maneira mais segura de você e seus visitantes se movimentarem.

A melhor e mais econômica opção é o uso de um sistema de iluminação ativada pelo movimento. Este pode ser instalado em todas as áreas ao redor da casa.

Instale um alarme visual de segurança

Ter um sistema de alarme sonoro e visual na área externa de sua casa vai elevar significativamente a segurança e deter intrusos. Atualmente existem seguradoras que oferecem descontos se o segurado usa sistemas de alarme aprovados por elas.

Aumente a segurança de cercas e portões

Não dê aos intrusos uma maneira fácil de entrar como um velho portão ou uma cerca de tela comum.

Recomenda-se que os portões de acesso sejam da mesma altura que os muros ou grades adjacentes, construídos de maneira segura e resistente. Os portões metálicos são muito mais difíceis de escalar que alternativas em madeira sólida. Também os portões de grade, por terem grande espaço aberto entre as barras, são muito mais difíceis de escalar e não oferecem cobertura para o invasor.

Verifique se dobradiças, ferrolhos e cadeados estão em boas condições ou providencie manutenção adequada. Se possível instale dois sistemas de cadeados diferentes aos portões ou adicione um cadeado aos portões com fechaduras.

Cercas e Portões Seguros e Altos

Revise seus muros e cercas de proteção periodicamente, em residências ou chácaras com grandes áreas de terreno é comum que o acesso de intrusos seja incentivado por uma seção deteriorada da grade ou um muro danificado em algum ponto que o proprietário não visita muito. Considere o uso de painéis de treliça no topo de cercas e muros ou já compre as grades com estes painéis. Este tipo de sistema é forte o suficiente para suportar uma planta trepadeira, mas não um intruso tentando escalar.

Guarde suas cópias de chaves em lugar seguro

Cofre para chaves

Esqueça aquela ideia de deixar uma chave extra em alguma planta ou debaixo de algo na área de entrada. Uma fechadura eletrônica de combinações é um claro obstáculo para invasões. Um cofre de parede montado com segurança em uma das paredes, em lugar discreto, pode resolver todos os seus problemas em um momento que precisa de chaves da área externa e não as encontra. Qualquer pessoa poderá acessar as chaves adicionais se souber a combinação.

Veja quem está na sua porta antes de abrir

A instalação de um porteiro eletrônico com câmera permitirá que você veja e fale com o visitante, mesmo quando não estiver em casa. Não somente você poderá dizer ao entregador aonde colocar sua encomenda como também é muito útil se você quer ver o visitante antes de abrir a porta. Alguns sistemas enviam mensagens para seu celular, mesmo que a pessoa não toque a campainha, apenas pelo detector de movimento.

Uma solução rápida é uma corrente de segurança interna nas portas, assim você pode ver quem é antes de abrir totalmente a porta. Instalar um olho mágico também é uma excelente opção para quem não tem uma janela frontal.Câmera e interfone de portão

Tranque todos os edifícios externos como garagens e edículas

Geralmente estes são locais que oferecem alvo fácil. Proteja-os com janelas seguras, fechaduras, ferrolhos e cadeados. Também considere instalar um alarme de movimento. Não esqueça que, um galpão de ferramentas externo, sem proteção, dará as ferramentas necessárias para o intruso arrombar a construção principal. Mantenha escadas trancadas ou presas com correntes e cadeados em locais seguros.

Proteja as bicicletas da família

Se estas precisam ficar em áreas externas, considere instalar pilares de segurança e usar cadeados de bicicletas ou correntes especiais.

Trave artefatos valiosos do jardim ou área de piscina

Correntes e Cadeados Para Móveis ExternosÉ uma excelente ideia ancorar qualquer móvel de jardim de maior valor ou mesmo ornamentos para pátios.  Âncoras de solo ou parede, correntes e cadeados garantem seu patrimônio contra ladrões de ocasião. Até mesmo a segurança de floreiras e vasos mais caros deve ser considerada. Pense no aborrecimento de chegar a casa e descobrir que flores e plantas, cuidadas com carinho durante anos, foram levadas de sua varanda. Só de evitar que isto ocorra, já resultará em muito menos aborrecimentos no dia a dia.

Proteja seu carro

Poste retrátil para estacionamento externo

Estacionar o carro na rua ou na rampa de acesso à garagem torna-o muito mais atrativo para ladrões. Se não é possível o estacionamento dentro da garagem, considere instalar pilares de segurança. Escolha os sistemas de pilares do tipo “up and down” que permitem acionamento rápido assim que você estaciona e são bloqueios físicos bastante eficazes.

Utilize caminhos de cascalho

Uma opção barata e segura, que pode ajudar a manter intrusos afastados de sua casa, são os caminhos com cascalho que fazem barulho quando se trafega por eles. Qualquer um se aproximando da casa, jardim ou pátios terá, obrigatoriamente, que trafegar por estes e será impossível aproximar-se sem ser anunciado.

Escolha plantas que ajudam a bloquear acesso de intrusos

Arbustos densos e com espinhos podem ser uma excelente opção para afastar intrusos. Considere seu uso, conjugado com grades e muros, ao redor da residência. Experimente Piracanta, Três-marias, Coroa-de-cristo ou Peresquia.

Mantenha suas joias e valores fora de vista

Mantenha seus valores fora de vista quando não tiver usando. Invista em um cofre para armazenagem dos pertences mais valiosos.

Quando escolher um cofre, considere aqueles que podem ser concretados em paredes ou, melhor ainda, um cofre sob o piso, projetado para fixar-se em vigas ou colunas e completamente escondido de quem não conhece sua residência.

Pense onde guardar suas chaves

Atualmente os ladrões que se especializam em residências já carregam ímãs que permitem pescar chaves da casa e carro em caixas de papéis, cartas ou recipientes que você costuma utilizar para “esconder” suas chaves.

Faça parecer que você está em casa quando não estiver

Casas vazias estarão sempre mais susceptíveis ao ataque, portanto é sempre uma boa ideia fazer com que ela pareça ocupada, que pareça ter alguém em casa a qualquer momento do dia.

Para tanto, procure ligar e desligar luzes ou ligar rádios, TVs ou outros aparelhos para dar a impressão de atividade. Já existem no mercado interruptores e luzes do tipo “smart” que você gerencia pelo celular quando está fora. Pode-se usar também timers programáveis para controlar aparelhos para que estes liguem e desliguem automaticamente.

Dê um upgrade nas fechaduras de suas janelas e portas

Corrente interna para portas

Torne mais difícil o arrombamento ou a entrada por suas portas e janelas aprimorando sua segurança, no caso de residências mais antigas.

A maioria dos assaltos em residências ocorre através dos pontos mais fracos, e isto tende a acontecer em locais da propriedade que não são vistos por quem passa, e que assim permitem o arrombamento sem que o intruso seja notado. Portas de entrada estilo francês – aquelas em madeira ou metal com vidros – são muito vulneráveis. Geralmente a estrutura é mais fácil de ser arrombada com o uso de um pé-de-cabra ou, em alguns casos, basta quebrar o vidro e destravar a fechadura pela parte de dentro.

Proteja o sótão ou acessos pelo terraço

Porta de acesso ao sótão trancada

Se você mora em casa plana do tipo geminada com terraços conjugados ou sótãos não separados, você pode estar em risco de ser assaltado por intrusos que irão acessar sua área da casa usando a baixa segurança da casa do vizinho. O ladrão pode tirar vantagem ao entrar através do terraço contiguo ou por baixo do telhado, principalmente se não houver paredes de separação.

Bloqueie o acesso ao interior da residência, seja usando fechaduras e cadeados em alçapões ou em portas de escadas de acesso.

Procure por falhas ou pontos óbvios

Você vê sua casa diariamente e isto pode fazer com que não veja pontos fracos na segurança dela. Peça para um amigo dar uma olhada ao redor, dentro e fora da casa e ver se consegue visualizar algum ponto que seja de acesso fácil.

Saindo em férias e feriados prolongados

Porta da frente cheia de jornais empilhados

Não se esqueça de cancelar entregas habituais como jornais e revistas ou algum outro tipo de entrega regular. Isto pode criar uma clara evidência de que a casa está vazia há dias. Fale com um vizinho para verificar diariamente por correspondências e dar uma olhada geral na casa.

Outra fonte de informação que causa grande número de invasão de residências é anunciar suas férias ou saída em feriados prolongados utilizando redes sociais. Certifique-se de que o compartilhamento não seja público e reduza para apenas amigos selecionados.

Fotografe e marque seus bens de valor

Tire fotos de seus eletrônicos e dos objetos de maior valor dentro da residência e insira uma marca de segurança de uma maneira pouco visível, pode ser seu CEP e o número da casa. Isto ajuda a polícia em caso de recuperação de itens roubados e melhora suas chances de tê-los de volta em caso de um roubo bem sucedido. Para quem tem seguro residencial, as fotos também são documentos importantes para apresentação à seguradora.