Tipos de Cadeados

Quais os Tipos de Cadeados Mais Comuns No Mercado Hoje

Os cadeados são na verdade fechaduras removíveis que incorporam uma haste em forma de U, ou reta, projetadas para serem usadas ligando dois tipos de orifícios ou elos de correntes, objetivando a proteção, evitar o vandalismo ou entrada não autorizada em algum local ou recipiente de armazenagem. Os componentes básicos de um cadeado são: haste, corpo e mecanismo de fechadura ou trava.

Anatomia de Um Cadeado TradicionalHaste: Geralmente uma barra de metal em U que é liberada para destravar o cadeado – estão disponíveis em vários tamanhos e diâmetros para diversos usos. Existe também um tipo especial de cadeado que usa uma haste reta.

Corpo: A parte sólida do cadeado que contém o mecanismo da fechadura ou trava.

Mecanismo de Fechadura ou Cilindro: geralmente possuem uma abertura por onde é inserida a chave ou podem usar algum tipo de mecanismo rotativo ou de discagem.

Tipos de Cadeados e Usos

Os cadeados são usados virtualmente em todo tipo de negócio, organização ou residência. Com o objetivo de atender estes diferentes grupos, temos uma grande variedade de opções e formatos. Abaixo temos uma visão geral dos tipos mais comuns:

Cadeados com haste quebrável: este é um tipo que, ao contrário da maioria, tem como objetivo travar, mas não impedir o arrombamento. São usados em casos que a travamento pode ser rompido rapidamente em caso de emergências, como compartimentos de mangueiras de incêndio, válvulas e sistemas anti-incêndio ou válvulas de extintores.

Cadeados com segredo senha ou código: este tipo usa discos rotativos ou uma série de botões para ser destravado, ao contrário de uma chave convencional.

Cadeado Com Senha Segredo ou Código

Com segredo ou senha e chave mestra: um tipo de cadeado que pode ser aberto com a combinação ou usando-se uma chave mestra. Tipicamente usados em escolas, salas de armários em academias ou em serviços de guarda volumes. A chave mestra pode abrir todos os cadeados em um conjunto e cada um possui sua combinação única.

Protegido ou Blindado: Tipo de cadeado que tem guardas laterais de metal que protegem ao redor da haste, nos dois lados, deixando apenas o topo desta exposto. As guardas laterais tornam bem mais difícil o corte da haste com um cortador de parafusos ou serra.

Alta segurança: um tipo que geralmente tem um ou mais dos pontos abaixo para elevar o nível de proteção:

Cadeado Alta Segurança Blindado– Haste de aço endurecido para resistir ao corte
– Haste guardada e blindada para proteger contra corte ou arrombamento
– Cilindro resistente ao arrombamento por broca
– Mecanismo de fechadura reforçado para resistir a arrombamento por impacto

Laminado: O corpo consiste de múltiplas folhas de metal, uma sobre a outra para formar um conjunto resistente ao corte por maçarico ou furadeira.

Cadeados de bloqueio e travamento: Projetados especificamente para programas e sistemas de bloqueio e Cadeados de Bloqueio e Travamentotravamento que necessitam etiquetagem no cadeado para inserção do nome do usuário. Geralmente possuem apenas uma chave de acesso. O Ministério do Trabalho possui normas regulamentadoras deste tipo de cadeado (NR10 NR12). Precisam atender algumas especificações como:

Devem ser duráveis – fabricados em materiais que sejam resistentes ao ambiente onde serão empregados

Deve ser resistentes – não podem ser removidos a menos que uma força considerável seja aplicada.

Devem ser padronizados – claramente diferenciados de outros componentes e aparelhos por cores, forma ou tamanho.

Devem ser identificáveis – mostram claramente o nome do profissional que aplicou o travamento ou bloqueio

Devem ser exclusivos para segurança – não devem ser usados para outros propósitos além do controle de equipamentos, painéis e outros dispositivos elétricos.

Cadeado Haste RetaHaste reta única: ao contrário dos outros modelos discutidos aqui, este cadeado usa uma barra reta e não uma haste em forma de U. São usados em máquinas de venda automática, equipamentos com válvulas e quaisquer lugares onde uma haste menos acessível é desejada.

Resistentes ao tempo: tipo de cadeado que possui capa protetora contra os elementos ou é fabricado com materiais resistentes às mais variadas situações como frio, calor, chuva etc. Embora os cadeados comuns vão funcionar em locais externos durante algum tempo, eles acabarão por deteriorar-se ou enferrujar ao ponto de não ser mais possível a sua abertura por meios normais.

Opções de Chaves De Cadeados Tradicionais

Para a maioria dos usos, um cadeado do tipo tradicional que vem com duas chaves convencionais é o suficiente, entretanto, existem muitas aplicações onde diferentes tipos de fechadura ou travamento serão necessários. As opções mais comuns de trava são:

Mesma chave ou mesmo segredo: As chaves abrem todos os cadeados de um conjunto. Chaves e cadeados são iguais.

Chaves únicas: cada cadeado tem um único para de chaves que somente abrem aquele cadeado e não abrirão nenhum outro.

Com chave mestra: tipos de cadeados que possuem pares de chaves individuais e mais um única chave mestra que abrirá todos em um conjunto. O par de chaves que vem com o cadeado somente abrirá aquele e a chave mestra servirá para todo o conjunto. A chave mestra deverá ser solicitada no mesmo momento da compra do conjunto de cadeados.

Chaves alteráveis: o cilindro deste tipo pode ser removido para alterar posição e tamanho dos pinos, desta forma mudando a configuração da chave, ou o cilindro original pode ser trocado por um novo, restaurando a segurança rapidamente. Este é um tipo para situações em que o risco de extravio ou roubo das chaves é grande.

Miolo trocável ou intercambiável: estes cadeados oferecem uma solução instantânea de segurança porque não é necessária a desmontagem para remover o miolo ou cilindro. Uma chave de controle serve da mesma maneira que a chave normal, mas atua na liberação do miolo ou cilindro, permitindo sua troca imediata.

Chave não removível: neste tipo a chave não pode ser removida enquanto o cadeado não está travado. Isto ajuda a prevenir que o usuário deixe acidentalmente o cadeado aberto.

Tipos de Materiais Usados na Fabricação de Cadeados

Uma grande variedade de materiais é utilizada na fabricação, dos metais mais resistentes ao plástico. Alguns dos materiais mais comuns e suas aplicações são:

Plástico: geralmente usado em situações de segurança leve onde a tentativa de arrombamento não é esperada.Cadeado Segredo 4 Dígitos Latão

Alumínio: Em situações de baixa segurança. Os corpos em alumínio são anodizados em cores diferentes, permitindo a criação de códigos específicos, por cor, em sistemas de travamento.

Latão: Mais durável que o plástico, mas não tão resistentes ao impacto como os cadeados mais pesados de aço. Entretanto, eles resistem às intempéries e são muito usados por serem mais baratos que os de aço.

Aço sólido ou aço endurecido: Muito duráveis e resistentes ao corte. Estes tipos de cadeados são geralmente usados em aplicações de alta segurança e comumente laminados em zinco ou cromo para resistir à corrosão.

Aço inoxidável: muito duráveis em razão de o aço inox suportar melhor os elementos que o aço sólido.

Titânio: extremamente duráveis e resistentes à corrosão, mais leves quando comparados com o aço comum ou o aço inoxidável. Usados geralmente em situações e alta segurança.