Cadeados de Bicicleta

Cadeado de Bicicleta
Quanto Mais Cadeados de Bicicleta Maior a Segurança?

Ou Você Trava ou Perde a Bike

O uso correto dos cadeados de bicicleta ou cabos e correntes é sempre motivo de discussão entre os aficionados do ciclismo. Com seguro ou não, ter sua bicicleta roubada é a pior coisa do dia. Aqui damos algumas ideias para colocar o ladrão em outra direção.

Existe certa sensação de satisfação que vem quando você trava sua bicicleta com um enorme arsenal de cadeados e correntes – uma espécie de satisfação interna ao saber que ninguém vai colocar as mãos na sua amada geradora de alegria e aventura.

Mas, mesmo com todas as forças de todos os cadeados de bicicleta do mundo, ainda é importante estar por dentro das peculiaridades de segurança e garantia de uma bike. Quem melhor que um ladrão de bicicletas para nos dar dicas de como evitar o furto? Fomos à busca das informações de um deles que costumava roubar de 15 a 25 bikes por semana.

Como Travar e Segurar Uma BicicletaComo Travar Corretamente Sua Bike

Compre o Melhor Cadeado Com ou Sem Corrente Que Você Puder

Diz o nosso especialista que alguns cadeados funcionam e outros fazem o meliante rir às gargalhadas.

Posicione O Cadeado Ou Corrente Corretamente

Tirando os ladrões que usam serras elétricas (que não são muito comuns), a maioria dos criminosos usa métodos simples para romper cadeados de bicicletas que podem ser facilmente arrombados.

O uso de um tubo de aço para torção funciona muito bem quando se trata de cadeados em U com haste longa, que prende a roda, o garfo e o poste de segurança de uma só vez. Se a primeira coisa com a qual a haste do cadeado entra em contato, quando torcida, é aquilo onde a bike está fixada, então se pode torcer com segurança de não afetar o quadro ou a roda.

Cadeado Encostado No Quadro
Cadeados de Bicicleta em U

Macacos hidráulicos de carros também podem ser usados para este tipo de cadeado, se este for de baixa resistência. Cadeado Encostado No QuadroNo caso de cadeados de corrente, o costume é usar cortadores de parafusos, que são fáceis de usar em cabos de baixa segurança ou correntes comuns.

Posicione o cadeado de uma forma que ele esteja apertado ao quadro ou qualquer outra parte sensível da bicicleta, longe do solo, apoiando, se possível um cadeado em U mais um cadeado de corrente, o que vai dificultar bastante o trabalho do ladrão. Lembre-se que uma bicicleta danificada não tem grande valor para quem vai vender algo roubado.

 

Não Deixe Sua Bike No Mesmo Local Por Longos Períodos

Cabo Para Bicicleta Master Lock
Cabo Para Bicicleta Master Lock

Os ladrões focarão em bicicletas de alto valor e persistirão nestes casos, voltando e tentando até conseguir.

Assustar ou perseguir um ladrão não garantirá a segurança de sua bicicleta, eles geralmente trabalham em pares – um corta o cadeado ou a corrente e o outro rouba a bike – portanto perseguir o que cortou apenas irá tirar sua atenção daquele que vai realmente roubar a bicicleta.

É uma técnica de distração. Deixar sua bicicleta por longos períodos pode ser uma péssima ideia, já que permitirá que ladrões a identifiquem e continuem persistindo nos ataques.

Revise Duas Vezes o Cadeado da Bicicleta e/ou a Corrente

Grande parte das bicicletas roubadas é resultado de pequenas distrações. Você ficaria surpreso com quantas bicicletas são roubadas apenas porque a corrente ou o cadeado está travando apenas uma roda, as duas rodas ou até mesmo apenas circulando os garfos. Se não existe uma base segura para travá-la ao solo, uma parede ou grades especiais, procure outro local.

Alguns locais são melhores para ancoragem que outros. Existem alguns tipos de postes de ancoragem que não oferecem a menor segurança, sendo muito mais fácil para a ladrão destruí-los, do que romper o cadeado e a corrente.

Cabo Corrente Para Bike Pado
Cabo e Cadeados de Bicicleta Pado

Proteger o Selim de Sua Bike

 

Não Perca o Seu Selim

O selim não é exatamente a parte mais cara de sua bicicleta, mas ladrões comuns costumam roubá-los. Fixar o selim com parafusos que permitem trava ou cadeado é importante, mas também vale a pena aplicar algumas táticas inteligentes para proteger esta parte da bike.

Em alguns casos, usar uma cola para fixar o selim vale a pena, quando for necessária a sua remoção, apenas aplique um solvente. A cola vai reduzir significativamente o ímpeto do ladrão que terá trabalho muito grande para remover.

 

Não Anuncie Aquela Super Bike Que Você Tem em Redes Sociais

Na realidade, as bicicletas que valem dezenas de milhares de reais raramente são deixadas em público, a maioria destas é furtada durante passeios ou de sua própria casa.

Sua Bicicleta Nas Redes Sociais

Fique atento para pessoas lhe seguindo até em casa. Um dos pontos onde sua bicicleta estará mais suscetível de ser roubada é quando você resolve tomar um suco durante um passeio ou quando ela é deixada em casa.

 

 

Dicas da Polícia Para Proteger sua Bicicleta

Surpreendentemente, a polícia tem uma vasta coleção de bicicletas roubadas sem que saiba quem é o proprietário.

Criar uma maneira de identificação, ou pelo menos a gravação de um número de telefone, ou qualquer outra forma de registro, é uma excelente maneira de garantir que, se for recuperada, você será avisado.

Registre sua bicicleta no DETRAN de seu estado, é o primeiro passo. Fotografe-a para facilitar a identificação posterior e faça o Boletim de Ocorrência assim que for furtada. Estes são os três passos fundamentais para assegurar-se de que, caso encontrada, você seja comunicado.

Outros sites como o Bike Registrada, o Bicicletas Roubadas e o Roubados BR poderão ser de grande auxílio. Registre a bicicleta e registre o furto.