Como Abrir Um Cadeado

Nem Sempre Abrir Um Cadeado é Coisa Simples

O uso de cadeados para segurança patrimonial como portões, armários, caixas de ferramentas, áreas restritas, bicicletas, motos e até mesmo em malas e bagagens, é prática comum em nossos dias. O objetivo do cadeado deve ser de dar segurança e ao mesmo tempo permitir que você tenha acesso rápido ao local ou objeto. Os três tipos mais populares de cadeados são os de senha ou código com discador único (combinação tipo cofre), o de múltiplos discos (três ou quatro dígitos) e aqueles que utilizam chaves (simples ou tetra chave).

Independente do tipo que você decidir usar, a abertura é fácil se você possui a correta combinação, o código ou a chave.

Abrindo Um Cadeado Com Senha ou Combinação

Etiqueta Com Senha ou Código
Passo 1

1 – Olhe para a base do cadeado para encontrar o código ou a combinação. Muitos cadeados com senha terão as letras ou números da combinação em adesivos no corpo deste ou em algum lugar na embalagem. Procure por um código com 3 ou 4 dígitos.

Grirar Discador Para Direita 3 Vezes
Passo 2

 

 

2 – Gire o discador pelo menos três vezes para a direita. Isto será para redefinir os números e permitir que possamos discar o primeiro número da combinação. Na grande maioria dos cadeados com segredo, se você não fizer os giros sua combinação não irá funcionar.

 

 

 

Posicionando Discador No Primeiro Dígito
Passo 3

 

3 – Rode o discador para o primeiro número ou letra da combinação. Na sua terceira rotação, alinhe o indicador no topo do cadeado com o primeiro dígito ou letra da combinação. O ponto indicador poderá ser uma linha, uma seta ou um triângulo com o topo apontando na direção do discador.

Girar Para Esquerda Para Selecionar Dígitos
Passo 4

 

 

 

 

 

4 – Gire o discador uma volta inteira para a esquerda no segundo número. Você deve rodar o discador para a esquerda, passando o primeiro dígito ou letra da combinação até chegar no segundo. Alinhe o segundo dígito da combinação após passar o primeiro e pare.

Não esqueça que você deve passar pelo primeiro dígito da combinação para chegar ao segundo ou o cadeado não irá abrir.

Selecionar Até Cmpletar Todos os Números
Passo 5

 

 

5 – Gire o disco para a direita e pare no último dígito da combinação. Complete a abertura do cadeado rodando o discador na direção horária até que o indicador aponte o último dígito de sua combinação. Não passe pelo terceiro dígito desta vez.
Quando você chega no último dígito ou caractere da combinação deverá ouvir o clique da haste se soltando da trava e liberando o cadeado.

Aperte o Centro Para Abrir o Cadeado
Passo 6

 

 

 

 

6 – Aperte levemente o corpo do cadeado e puxe a haste para soltar. Agora poderá rodar a haste para liberar o que quer que você tenha travado com seu cadeado.

 

 

 

 

Abrindo Cadeados de Senha com Múltiplos Discadores

Como Abrir Cadeado Com Discos Múltiplos
Passo 1

 

 

 

1 – Encontre a combinação, senha ou código correto para seu cadeado de senha. Pode estar na embalagem ou em uma etiqueta na parte traseira do cadeado.

No caso de etiqueta no corpo do cadeado, não esqueça de removê-la antes de usá-lo. Em caso de problemas para memorização de senhas e códigos, anote a combinação em algum papel.

Girar Primeiro Disco Para Esquerda
Passo 2

 

 

 

2 – O primeiro dígito ou letra representa a primeira parte da combinação, no primeiro disco do cadeado. Rode na direção esquerda o disco até que o primeiro dígito da combinação atinja o marcador. Os marcadores geralmente são setas, linhas em vermelho ou um triângulo invertido.

 

 

 

Faça o Mesmo Com Os Outros Discos
Passo 3

 

 

 

3 – Continue com os discos seguintes no mesmo processo de girar para a esquerda até atingir o segundo, terceiro e quarto dígitos da senha ou código.

Como Abrir o Cadeado
Passo 4

 

 

 

 

4 – Puxe o corpo do cadeado para liberar a trava logo após ter discado o código ou a senha correta. Ao travar novamente o cadeado, certifique-se de rodar os discos algumas vezes para garantir a segurança da trava.

 

 

 

Abrindo Um Cadeado Com Chave Convencional

Como Abrir Cadeado Com Chave Convencional
Passo 1 e 2

 

 

 

1 – Vire o fundo do cadeado para si até que possa ver a abertura por onde a chave é inserida. Se estiver escuro você poderá usar o tato, uma lanterna ou o celular para iluminar abertura.

2 – Pegue a chave com o indicador e o polegar e empurre firmemente na abertura do cilindro do mecanismo. Se a chave não entrar com facilidade, vire o lado serrilhado e tente inserir novamente.

Se a chave não entrar em qualquer posição que você tentar, com certeza não é a chave correta. Cada chave tem um perfil específico que irá empurrar os pinos internos do mecanismo de trava para liberar a haste, isto considerando que você tenha a chave correta.

Gire A Chave Na Direção Da Direita
Passo 3

 

 

 

3 – A Maioria das chaves irá destravar o cadeado ao ser girada no sentido anti-horário, embora em alguns casos raros o sentido possa ser horário. Experimente nos dois sentidos até que sinta a liberação da haste. Geralmente os cadeados tradicionais com chaves possuem uma mola interna que, ao serem destravados, impulsiona a haste para cima liberando-a.

 

 

Cadeado Aberto Com Haste Para Cima
Passo 4

 

4 – No caso de não ser impulsionada a haste para cima, segure esta e puxe corpo do cadeado para baixo para abrir. Quando fechar o cadeado novamente, certifique-se de ouvir o clique da trava, que significa que este estará travado. Existem cadeados que além de exigirem a chave para abrir, também necessitam que esta seja movida no sentido inverso para travarem. A maioria destes não libera a chave, possuem um dispositivo de segurança que só permite a remoção da chave após o cadeado estar travado novamente.

 

 

Como Abrir Um Cadeado se Você Perder a Chave ou a Combinação

1 – O primeiro passo é entrar em contato com fabricante. Em alguns casos a empresa será capaz de lhe dizer a combinação no caso de seu cadeado ter um número de série, que geralmente é encontrado gravado em baixo relevo na parte de trás do cadeado ou no fundo deste. Ligue para o fabricante ou envie um email reportando a perda da combinação.

Cortar o Cadeado com Alicate Cortador

2 – Contrate um chaveiro. Se não for possível obter a combinação, contrate um profissional para tentar

Use Um Martelo Para Romper a Haste

descobrir a combinação ou cortar a haste do cadeado.

 

3 – Algumas vezes, dependendo do nível de segurança de seu cadeado, material de fabricação e tamanho, é possível romper a trava batendo com um martelo na lateral. Isto não irá ajudar a descobrir a combinação ou facilitar obter nova chave, mas em um caso de emergência poderá resolver o problema. Aplique certa força na haste puxando o corpo do cadeado para baixo e bata com o martelo.

 

4 – Use um cortador de ferro ou parafusos, mas, ao contrário do que pensam muitos, tentar cortar na haste do cadeado não é indicado já que esta parte é a mais dura de todo ele. Tente usar o cortador para cortar o corpo do cadeado, geralmente mais grosso, mas de material mais mole que a haste.