Dicas de segurança para proteger sua motocicleta

Dicas Seguran;a Para MotocicletasEm 2018, somente na capital de São Paulo foram registrados mais de 6300 roubos de motocicletas. Em todo o estado de São Paulo são registrados quatro furtos de motos por hora. Isto é muito mais que um problema, é uma calamidade. O pior de tudo é que a grande maioria nunca é recuperada, grande parte é desmontada e têm suas peças vendidas, outras tantas são levadas para a fronteira e vendidas para outros países da América do Sul.

Se você é um daqueles dentro deste grupo de risco, é fundamental tomar medidas para proteger seu investimento. Em outras palavras, comece já com medidas básicas que podem evitar isto na grande maioria dos casos. Tenha em mente que, a grande maioria dos que perdem seu patrimônio, são os que não tomam precauções adequadas.

7 Dicas para reduzir o risco de ter sua motocicleta furtada

Existem dois tipos de “puxadores” de moto:

  • Aqueles que veem a oportunidade momentânea, por descuidos do proprietário e praticam o crime;
  • Aqueles que definem um alvo específico antes de cometer o ato, planejam e fazem o roubo da bike estrategicamente. Na maioria são motos de alta cilindragem.

Os dois elementos acima possuem mentalidades e táticas bem diferentes, mas existem várias ações e contra medidas que você pode tomar para deter a grande maioria deles, seja qual for seu estilo operacional.

Uma prática recomendada pela NICB (National Insurance Crime Bureau) dos EUA é a abordagem do problema em camadas. Quanto mais camadas você tem, menor será o risco de ter sua moto roubada. Vamos aqui dar algumas dicas destas “camadas” que irão ajudar na proteção de sua bike.

  1. Personalize a sua motocicleta

Bike Personalizada

Além de proteger, também é divertido. Dá à sua moto um visual único, muitas personalizações melhoram o desempenho e seu nível de conforto. Você pode até pensar que sua bike, cheia de alterações e melhorias, poderia ter um valor maior, e isto iria atrair mais interessados em furtá-la, mas a verdade é que, aqueles que dedicam seu tempo ao roubo deste tipo de veículo, não querem aquelas que possam chamar atenção e que sejam facilmente identificáveis andando pelas ruas. Com certeza esta é uma medida que reduz, e muito, a possibilidade de roubo.

Obviamente que isto não significa que não possa ser furtada e, se isto acontecer, suas personalizações não ajudarão em nada se você não puder relatar isto para a polícia e divulgar exaustivamente em suas redes sociais. Certifique-se de ter muitas fotos destacando o que fez na aparência e na conformação de sua motocicleta. Muitos casos assim são o exemplo que esta estratégia funciona, várias foram localizadas minutos após o furto.

  1. Não negligencie a visibilidade ao estacionar

Sempre considere seriamente o estacionamento. Se estiver em público, mantenha sua moto sob sua vista e em local muito bem iluminado. Se ela não puder ser estacionada em algum lugar que você possa monitorar visualmente, a melhor opção são locais monitorados por câmeras. A verdade é que um local iluminado e à vista de muitas pessoas não atrai qualquer interessado no roubo.

Em casa faça exatamente o oposto: mantenha a máquina completamente fora da vista de qualquer transeunte. O melhor é sempre uma garagem trancada. No mínimo mantenha a bike coberta (ajuda também a manter uma condição melhor). Uma capa irá obstruir vários fatores que o puxador procura como marca, ano, modelo e detalhes.

Estacionamento em Local Publico

  1. Mantenha as chaves bem longe da motocicleta

Se não está na sua moto, suas chaves jamais deveriam estar lá. Pode até ser que você veja esta dica como algo banal – e está certo. Mas é muito fácil pensar que nada pode acontecer em 30 segundos quando se afasta rapidamente para qualquer atividade. Deixou a moto, por 10 segundos ou duas horas, não importa o tempo, as chaves devem esta com você.

Isto também vale para quando estiver em casa. Se ela está na garagem não mantenha as chaves próximas em algum porta chaves. Elas devem ficar dentro de casa ou um lugar onde não seja óbvio.

  1. Considere instalar chaves corta corrente ou alimentação de combustível

Este tipo de dispositivo torna impossível dar a partida, mesmo quando o assaltante tem as chaves. Também impede que se faça uma ligação direta, o que é muito comum em função da facilidade de localização e acesso à fiação. Esta é mais uma camada de proteção, baixo custo e uma grande economia e muito menos aborrecimentos.

  1. Use uma chave ou cadeados antifurto e alarme

Corrente de seguranca

Um cadeado antifurto vai tornar o trabalho do criminoso muito mais difícil. O Alarme vai assustá-lo logo na tentativa inicial. Alguns tipos de cadeados e cabos para motos possuem as duas funções, mas não é imprescindível, aumentam desnecessariamente seu custo.

Um ponto importante é que estes dispositivos – cadeados, cabos etc. – se estiverem fáceis de serem visualizados são ainda mais efetivos, funcionam como prevenção e desestimulam o roubo. Quanto mais difícil parece ser o roubo, menor a chance de que este aconteça.

Se usar uma corrente ou cabo, certifique-se que seja forte o suficiente. Com a ferramenta certa, praticamente qualquer cadeado, cabo ou corrente pode ser quebrado ou cortado. Quanto mais fortes estes forem, menor a possibilidade de que o puxador tenha a ferramenta certa para executar o furto. As correntes devem ser colocadas prendendo o quadro da moto a algo inacessível para remoção, como um poste ou sistemas de ancoragem ao solo.

Um cadeado de disco também pode ser um acréscimo valioso. É um pequeno cadeado que é colocado no disco de freio e impede que a roda se movimente. Um adendo simples e altamente eficaz na maioria dos casos.

  1. Transporte sua bike de maneira segura

Se você possui uma bike offroad ou de competição, provavelmente passará sempre um tempo transportando-a para locais específicos. A menos que esteja com ela o tempo todo, assegure-se que está protegida. Existem várias opções para ajudar nisto, reboques de segurança, correntes e cabos especiais etc.

  1. Use um equipamento de localização por GPS

Sistema GPS de rastreamento

Um equipamento de GPS não irá evitar que sua moto seja roubada. Entretanto, é um dos melhores meios de localizá-la rapidamente se for furtada. Atualmente existem vários sistemas de monitoramento, não só aqueles pagos para empresas como aqueles que você mesmo pode monitorar seu bem e que ficam ocultos no interior do veículo.

Conclusão

Ninguém gosta de pensar na ideia de voltar ao local onde deixou a bike e não mais encontra-la. Planeje com antecedência as maneiras de evitar que isto ocorra. Tenha em mente que apenas estas medidas acima, de acordo com especialistas de segurança e antifurto, são suficientes para reduzir as chances de que isto ocorra a praticamente 1%, em relação aos demais motociclistas.

Se você tem outras ideias de segurança e proteção antifurto de motocicletas, nos envie seu comentário e teremos muita satisfação de publicá-las. Conte-nos suas experiências na prevenção de furtos, bem como determinada prática ou estratégia que lhe ajudou a recuperar seu patrimônio mais rapidamente.