Que tipo de haste de cadeado eu deveria usar?

Diferentes Tipos de Hastes de Cadeados

A haste de seu cadeado é um ponto óbvio para o ataque de invasores que utilizam alicates para corte de ferro e parafusos, serras e ferramentas similares. Neste caso é fundamental chegar a um balanço correto entre reduzir a parte exposta da haste e permitir espaço suficiente para os diferentes propósitos. Para começo é fundamental sempre comprar um cadeado que possua travas nos dois lados do corpo e desta maneira travando nas duas pontas da haste. No mínimo isto garante que serão necessários dois cortes para romper o cadeado.

Cadeado haste fechadaHaste fechada

Cadeado de Haste Normal

Um cadeado de haste fechada apresenta o corpo com proteções laterais que protegem a maior parte da haste, deixando apenas uma pequena porção desta exposta, minimizando assim o risco de ataque. Muitas empresas de seguro exigem que este tipo de cadeado seja usado em determinadas áreas.

Por outro lado, as hastes fechadas também reduzem a área utilizável do cadeado. Isto pode não ser prático em vários casos. Quando usamos correntes ou ferrolhos combinados, podemos ter dificuldades de unir as partes devido ao espaço interno ser pequeno.

Haste normal

Um cadeado de haste padrão possui a maior parte desta exposta. Isto torna mais fácil passar por orifícios, várias pontas de correntes e ao redor de barras, mas são mais fáceis de serem cortados ou serrados.

Cadeados de Haste semi fechadaHaste semi fechada

Este tipo de haste oferece um pouco mais de segurança que um cadeado padrão normal,

tendo também um pouco mais de espaço para ser utilizado em funções que na exijam muito.

Haste longa

Muitos cadeados abertos são vendidos em diferentes tamanhos de haste. Embora uma haste mais longa possaCadeado Haste Ajustável ser essencial quando esta precisa passar por vários orifícios ou tenha que abranger barras largas, lembre-se que quanto mais longa a haste, mais vulnerável ao ataque e corte será o cadeado.

Haste ajustável

Como o próprio nome diz, são cadeados que permitem o ajuste do comprimento da haste de acordo com a função e a necessidade no momento.

Que tipo de haste de cadeado, espessura e material você precisa?

O diâmetro e o material de que é feita a haste de um cadeado pode ter um grande impacto na segurança, resistência ao tempo e à corrosão, além do preço deste.

Espessura da haste

Em geral, quanto mais grossa for a haste de um cadeado, mais alto o nível de segurança deste – desde que o material usado seja adequado. À grosso modo como guia podemos dizer que haste de alta segurança possuem um diâmetro mínimo de 10 mm; cadeados de segurança média possuem hastes entre 7 mm e 9 mm; qualquer coisa menor que 7 mm é considerado de baixa segurança.

Materiais de fabricação

As hastes de cadeados são fabricadas em uma grande variedade de materiais, dos metais aos plásticos, isto permitindo uma larga gama de opções cobrindo segurança, resistência à corrosão ou ao tempo e também custos.

Molibdênio é o material mais forte e mais confiável daqueles utilizados na fabricação de cadeados e, além disto, é altamente resistente à corrosão. Também é o de mais alto custo. O molibdênio está comprovado em várias funções de alto risco como plantas produtoras de energia nuclear, área de defesa e na indústria espacial.

Boro é um aço de alto nível de precisão que tem seu uso aplicado na indústria automotiva avançada e em aplicações industriais que exigem alta dureza, isto devido sua resistência extrema.

Aço sólido e aço sólido endurecido são materiais duráveis e muito resistentes ao corte. Os cadeados de aço sólido e os de aço endurecido são geralmente utilizados em aplicações de mais alta segurança e são frequentemente laminados com cromo ou zinco para resistir melhor à corrosão.

Aço inoxidável é muito similar ao aço sólido em termos de durabilidade, resistência ao corte e se destaca pela durabilidade em aplicações de uso externo em diferentes climas.

Latão é mais resistente que os de material plástico, mas não é superior ao aço em termos de segurança contra corte e serra. Os cadeados de latão são geralmente mais baratos e são uma excelente opção nos casos de segurança média para baixa, além de possuírem excelente durabilidade frente ao tempo.

Os cadeados plásticos são geralmente de uso em situações que a segurança não é exatamente no trancamento de áreas ou equipamentos, mas bloqueios e travamentos, bagagens e locais onde não se espera que o fator dureza seja o objetivo principal.