Empresas que Usam Cadeados e a Manutenção Preventiva Ideal

Sem uma fechadura na porta de entrada ninguém dorme tranquilo, é necessária e fundamental, não importa onde, sua casa, seu negócio ou em seu prédio. Não conseguimos pensar em qualquer tipo de instalação que não apresente esta forma básica de segurança patrimonial. Agora, alguém pensou que uma grande parcela das empresas se utiliza de cadeados como sua primeira barreira, ainda antes do acesso à sua porta de entrada?

 

Cadeados em Armários

 

1 – Carros, Máquinas e Veículos

 

Prestadoras de serviços, profissionais da construção, chaveiros e outros tipos de empresas que atendem em domicilio geralmente transportam ferramentas e materiais em veículos e carrocerias. O escritório destes é móvel, é sensível aos arrombamentos e geralmente transportam ferramental de precisão e peças de reposição. A indústria de cadeados e fechaduras disponibiliza uma grande variedade de sistemas que garantem a segurança enquanto estes itens são levados de um atendimento para outro. Desde cadeados tradicionais até sistemas complexos eletrônicos, incluindo conexões com GPS, são utilizados para monitoramento e segurança veicular. As opções variam de acordo com o que é protegido, valor e zonas de atendimento.

 

2 – Escolas, Ginásios e Academias

 

Cadeados em Veículos

 

Muitas escolas e universidades disponibilizam armários para os estudantes de carga horária integral. Os frequentadores de academias geralmente fazem seus treinos, tomam banho e trocam de roupas e, de lá mesmo da academia, já se deslocam para seus locais de trabalho. É fundamental a presença de armários nestes locais. É a segurança de chaves, notebooks, valores e vestuário que precisam ser colocados em local seguro antes do treino. Embora atualmente os sistemas de câmeras de vigilância sejam grandes auxiliares nestes casos, o velho e conhecido cadeado de armário é de uso obrigatório. Outras instituições de práticas esportivas como quadras e pistas de patinação também utilizam estes cadeados básicos para garantir a segurança dos pertences dos clientes.

 

3 – Sistemas de TI e Proteção de Informações

 

Na era da informática, computadores e transmissão de dados online, temos a troca constante de informações, sejam estas em um site comum de namoro até redes de alta segurança para troca de informações confidenciais de usuários em sistemas de ecommerce, bancos e na indústria. Embora a parte de segurança online seja o grande foco nestes casos, o sistema de armazenagem de dados são máquinas e servidores físicos, em áreas restritas controladas e de acesso restrito. Painéis de controle de energia, servidores e racks de armazenagem são também protegidos por sistemas de bloqueio e travamento de segurança. Os maiores especialistas no setor afirmam que, em hipótese alguma estes locais podem abrir mão da linha básica de defesa. Aqui os cadeados de alta segurança possuem papel fundamental ao retardar qualquer tentativa de invasão às áreas mais críticas. Todo o sistema é considerado importante e deve ser levado muito a sério.

 

4 – Dentro de Fora de Instituições

 

Não basta que estas instituições se mantenham seguras em áreas internas. O acesso aos portões, grades, pátios de veículos, garagens e outras áreas também são linha de defesa fundamental. A permissão de acesso e o controle de entrada é a primeira linha do ambiente externo ao interno de prédios e locais de armazenagem. A necessidade de controle, câmeras e sistemas físicos de segurança é a base inicial da garantia daqueles que frequentam tais locais. Quanto maior a necessidade de segurança interna destas instituições, maior será a necessidade de segurança externa.

Alguns locais possuem áreas de dormitórios, geralmente internatos e empresas que trabalham em locais remotos e em turnos, casos em que os funcionários ou estudantes são obrigados a permanecer após o horário de trabalho ou de estudos. Geralmente tais pessoas, por simples hábito, consideram-se seguros em tais instalações e relaxam na segurança do acesso interno, o que torna fundamental o sistema externo de proteção.

 

Cadeados em Racks de Servidores e PCs

 

5 – Armamento e Munições

 

Ao contrário do que muitos possam pensar, temos atualmente um grande crescimento na necessidade de cadeados especiais para armas e locais de armazenagem de munições, principalmente em residências. A segurança dos membros da família, no caso de armas de defesa pessoal existentes na residência, é um ponto que deve ser considerado seriamente. Estabelecimentos de vendas de armas usam, cada vez mais, cadeados sofisticados para controle de estoque e expositores.

 

Como conservar e manter seus cadeados e aumentar sua vida útil.

 

Um cadeado nada mais é que uma fechadura portátil que oferece segurança em todas as áreas e em ambientes normais até temperaturas e exposição à elementos químicos extremos. Em alguns casos eles são submetidos a situações que exigem altíssima resistência e proteção.

A evolução dos cadeados no decorrer do anos, dos enormes e pesados do passado para os leves e versáteis da atualidade foi uma consequência dos avanços na tecnologia e nos materiais utilizados. A Master Lock patenteou, logo no início do século XX, aquele que podemos considerar um cadeado da era moderna. Design moderno, menor tamanho e alta resistência, além de preço acessível para uso geral. O material foi o aço laminado.

Hoje, a quantidade de modelos, tamanhos, designs, materiais e usos é tão grande quanto a necessidade e um mercado em expansão. Embora seja o mesmo objetivo, as opções são muitas. De uma maneira geral eles apresentam o mesmo padrão, compondo-se de duas partes, um sistema de fechadura interna por cilindro e uma haste externa para travamento.

Os mais usados no mercado atualmente são produzidos em aço ou latão, com corpos compactos e grande dureza, suportam altas pressões ao cortes e grande dificuldade de violação por sistemas de gazuas. Quanto empregados em ambientes mais agressivos e áreas externas, alguns apresentam revestimentos emborrachados e coberturas plásticas para proteção contra corrosão e elementos químicos agressivos.

 

Sistema Interno de Fechadura e Cilindro

 

Dos vários sistemas internos de fechadura de um cadeado, um dos mais comuns é por combinações ou senhas, geralmente usados nas academias, ginásios de esportes de escolas.

Além destes, o grande padrão mundial ainda é o cadeado tradicional com chave. Por serem de maior dureza e durabilidade, praticamente todos os fabricantes possuem linhas com diversos tamanhos, modelos e para as mais variadas aplicações.

 

Manutenção preventiva e conservação

 

Lubrificação de Cadeados

 

Não é grande a dificuldade de manter-se um cadeado em bom funcionamento e por muitos anos. Na maioria dos casos apenas um lubrificante em aerossol aplicado somente uma vez ao ano já garante a durabilidade em ambientes normais. Devemos usar sempre óleos de origem mineral. Um produto comum no mercado brasileiro é o CRC 2-26.

Um limpeza também ajuda e também pode ser feita apenas uma vez ao ano com algum tipo de solução química limpadora como o Loctite 7070 ou alguma outra similar. Esta tarefa deve deixar o sistema totalmente seco, evitando assim acúmulo de resíduos e sujeiras do ambiente.

Uma manutenção mais frequente pode ser necessária em casos de áreas críticas e específicas, ambientes agressivos ou intempéries.

 

Prevenção

 

Temos casos em que os cadeados serão utilizados em áreas externas (baixa temperatura, pó e chuva). Aí pode ser necessária a utilização de sprays em óleo de silicone ou até mesmo teflon, que secam rapidamente. Uma opção seria DriLube ou semelhante aplicado uma vez a cada ano.

Temos condições diferentes e extremas (produtos corrosivos, poeira muito fina, areia, água salgada e regiões de praias). Nestes casos pode-se aumentar a frequência para duas ou mais vezes ao ano.

Nunca é demasiado lembrar que, antes da compra, um contato com o fornecedor seria importante para definir os procedimentos e como deve ser feita a manutenção, dependendo do local de uso.

Como podemos ver, a conservação é muito simples e rápida, sem dificuldades. Como é comum, na maioria dos casos, que o usuário esqueça-se desta, em razão da baixa frequência, consideramos importante algum tipo de agenda ou lembrete da próxima data de manutenção.

Vale aqui lembrar que, além desta manutenção, um suporte técnico adequado, para usuários de grande número de cadeados em suas instalações, é ponto que deve ser considerado.

Nossa equipe estará sempre disponível para as informações adequadas e auxílio em caso de dúvidas ou assistência técnica.