Cadeados de Alta Segurança – O Conjunto Certo de Funções Para Áreas Críticas

Alta Segurança em 2021

 

Cadeados eletrônicos transformam o acesso a locais remotos mais práticos.

Os cadeados são uma das mais velhas soluções de segurança, tendo sua origem há milhares de anos atrás. Na medida em que o mercado pressiona por soluções de segurança eletrônicos de alta tecnologia, pode parecer que os dias dos cadeados vão em vêm, como qualquer ferramenta, muito mais do que como uma simples solução direcionada aos usuários finais.

Entretanto, os mais recentes cadeados também possuem estas tecnologias em sua constituição, e os chaveiros e especialistas deveriam considera-los como uma potencial solução de segurança bem além de uma mera venda nas lojas e distribuidores.

“Nós ainda temos uma grande variedade de cadeados,” afirmam os proprietários de lojas especializadas em todo o mundo. Algumas marcas e modelos como os da Master Lock e da American estão disponíveis, mas a venda de modelos tradicionais acabou por ser dominada pelos grandes marketplaces como a Amazon e outras.

Dizem os especializados que os modelos de ponta, entretanto, são aqueles que geram as vendas e são procurados nos especializados. Para tal público as marcas de ponta são as mais procuradas.

É importante lembrar que, da mesma forma que fechaduras de portas, existem diferentes cadeados para diferentes soluções, e é importante divulgar isto para evitar a confusão do consumidor. Embora muito poucas pessoas tenham comprado uma fechadura de porta automática, praticamente todo mundo já comprou um cadeado em algum momento.

 

Unidades de Armazenagem

 

As pessoas tendem a fazer as escolhas por si mesmas. Se parece resistente, se você o sente como resistente, então deve ser resistente. Na maioria das vezes estão apenas tentando economizar algum dinheiro. É como querer gastar R$10,00 para proteger R$ 5.000,00.

Aqui podemos usar, como exemplo, um restaurante que pode ter uma área de armazenagem atrás do prédio. Estes locais podem ser contra  arrombamentos, mas um cadeado inadequado neste local poderá ser o “buraco da cerca.” Atualmente as gazuas e ferramentas de arrombamento estão cada vez mais avançadas.

 

Bens de Alto Valor = Alta Segurança

 

A principal função de um cadeado de alta segurança é sua estrutura é a proteção de infraestrutura, equipamentos elétricos, telecomunicações, sistema de água, tráfego e assemelhados – especialmente em locais remotos que não permitam um monitoramento constante pessoalmente. Mas outras aplicações possíveis incluem prédios de apartamentos ou até mesmo escolas que armazenam valores em áreas externas onde o acesso é praticamente apenas para o pessoal de manutenção ou pessoal de gerência.

Todos concordam que cadeados de alta segurança podem ser usados em uma larga gama de aplicações. Casos como supermercados usando cadeados para áreas de estoque que podem ser abertas por fora. O uso destes modelos permite que os comerciantes estoquem seus valores externamente em horários não comerciais e até mesmo gerenciar remotamente os acessos durante estes períodos.

Então, cadeados de alta segurança são considerados sempre que trabalhamos com uma chave mestra ou cadeados de mesmo segredo em determinadas situações, assim como permitem facilidades de administração e métodos práticos de trancar vários containers.

Obviamente que isto gera a pergunta do que é realmente considerado um cadeado para situações que exigem alto nível de segurança. Tirando o fato óbvio que não deveria ser um equipamento que você compre na sua mercearia local, isto depende muito. Os diferentes fabricantes usam métodos diferentes para classificar o que seria alta segurança ou não.

Em geral, entretanto, algumas características comuns definem esta categoria de cadeados. Estas incluem corpo sólido de boro laminado ou aço endurecido (até mesmo aço inox sólido) feitos para suportar diferentes climas e ataques físicos. Também incluem hastes que podem ser de até uma polegada de diâmetro.

Alguns tiveram sua segurança elevada a ponto de resistirem a um cortador de parafusos de quase um metro e meio de braço, como modelos da Master Lock, por exemplo.

 

Armazenagem

 

Para aumentar ainda mais esta resistência, a Master Lock e outros fabricantes, produzem cadeados com proteção de hastes como uma opção para prevenir casos em que um invasor está realmente decidido a arrombar determinados locais. Entretanto, todos os fabricantes concordam que, se alguém está decidido a entrar em uma área, realmente decidido e com tempo suficiente, vai acabar por conseguir o objetivo. Em razão disto, outras soluções devem ser aplicadas como sistemas de segurança com câmeras, luzes de movimento, tudo como forma adicional de complementar certos usos.

Outra característica comum destes cadeados e o uso de cilindros de alta segurança que são resistentes a brocas ou gazuas. Alguns fabricantes fornecem opções diferentes de cilindros, incluindo pequenos formatos em com cores diferentes.

Também oferecem múltiplas opções de chaves, incluindo o uso de sistemas patenteados que tornam ilegal a confecção de cópias. Esta é uma característica importante quando se refere à propaganda e marketing destes produtos.

Isto oferece ao público uma opção de segurança extra, pois saberão que ninguém poderá ir até um chaveiro qualquer e fazer uma cópia não autorizada.

 

Ligando

 

O controle de chaves é uma importante consideração quando nos referimos ao uso de cadeados de alta segurança para infraestruturas críticas, porque ninguém quer que uma chave de um gerador de vento ou uma torre de telefonia móvel esteja passando de mão em mão por vários usuários.

Em consequência disto, a demanda por um controle de chaves direcionou somente para o aumento de opções elétricas entre os cadeados deste nível, mas também exigiu maior sofisticação no que os eletrônicos podem fazer. Os fabricantes gerenciam a eletrificação de cadeados geralmente em duas maneiras: alguns colocam sistemas eletrônicos nas chaves; outros diretamente no cadeado.

 

Controle Eletrônico de Chaves

 

Obviamente que os fabricantes que adicionam eletrônica nos cadeados têm que construir um corpo grande o suficiente para acomodar os componentes e baterias, resultando em cadeados que não se encaixam no tipo fácil de manusear. Eles também devem fornecer proteção extra para umidade e potencial vandalismo através de um corpo mais reforçado e coberturas em plástico ou borracha.

O que a eletrificação de um cadeado (e por eletrificação, nós queremos dizer as baterias) realmente trás é a responsabilidade através do controle de acesso. Isto é obtido pela limitação do acesso a apenas um grupo restrito de pessoas em certos momentos e por manter um sistema de controle de quem acessou cada cadeado e quando.

A capacidade de agendar o uso de cadeados é importante. A determinação do uso de determinados cadeados por determinados usuários em determinados períodos e a negativa de acesso em outros é importante. Este tipo de escala de uso pode ser gerenciada através de chaves eletromecânicas ou credenciais móveis que destravam os equipamentos em uso.

Quando usamos um cadeado conectado a algum tipo de software, o usuário final pode realizar auditorias e verificar quem tentou acessar. Se a conexão ocorre através de Bluetooth ou Wi-Fi até um dispositivo móvel, a auditoria é praticamente em tempo real.

Este tipo de controle no cadeado é particularmente valioso, porque oferece algo que a segurança em câmeras não consegue, especialmente nesta época de aumento do uso de máscaras no ambiente de trabalho.

Embora os cadeados eletrônicos que oferecem controle de acesso certamente poderiam ser usados por um aplicativo simples, eles estão, cada vez mais sendo parte de uma solução mais ampla. Dependendo do fabricante, estes cadeados poderiam estar conectados com outros produtos de segurança, tais como fechaduras, controladores de portas e leitoras de cartões de acesso, todos em um único sistema de controle.

Como resultado, um detalhe pequeno que um cadeado torna-se uma boa maneira de introduzir controle de acesso em instalações que não o possuem.

Esta talvez seja mais uma ferramenta que você tenha para abrir um projeto que, eventualmente, poderia evoluir de um ou dois cadeados para 10 ou mais pontos de acesso. Desta maneira teremos um cliente satisfeito, porque você resolveu não somente uma questão de acesso a uma instalação, mas também o gerenciamento de chaves de forma remota.

Abaixo citamos dois exemplos de cadeados de alta segurança

 

ABUS Série Granit 37

 

ABUS Granit 37

 

A linha Granit 37 da ABUS é de cadeados mecânicos que possuem a alta segurança em mente. O fabricante afirma que estes possuem um resistência a tensão de mais de 6 toneladas.

O corpo e a haste do Granit 37 são feitos de aço laminado endurecido, e o modelo mais moderno, é de aço inoxidável sólido com extrema resistência à corrosão. As hastes são muito grossas e dois tamanhos do cadeado incluem guardas elevadas das hastes que fazem com que estas fiquem muito pouco expostas.

O que faz a linha particularmente destacável e o sistema de fechadura. Este consiste em um cilindro de 7 discos que é muito efetivo contra manipulação.

E você só consegue obter as chaves do próprio fabricante. Cada modelo vem com duas chaves, uma destas com um LED para uso em locais escuros.

Todos os modelos, exceto do de aço inox sólido podem ser produzidos com mesma chave, chaves diferentes e também serem acessíveis através de um sistema de chave mestra. Podem também ser feitas novas chaves de diferentes segredos ou para combinar com uma existente.

A ABUS também vende capas protetoras que são compatíveis com os cadeados da linha Granit 37.

 

Master Lock ProSeries com Bluetooth

 

A nova linha de três modelos com bluetooth é uma extensão do sistema Master Lock Vault Enterprise, que inclui cadeados com uma porta de controle que pode ser realizada através do App Vault Mobile. Entretanto, o cadeado em si era focado muito mais no design.

Era projetado do começo ao fim para atender aplicações comerciais. É realmente fabricado em torno da segurança da linha Tradicional Mecânica da Master Lock, do ponto de vista da segurança física.

 

Master Lock ProSeries

 

Isto significa um corpo que oferece resistência à chuvas, neve e temperaturas extremas, com uma haste de boro bastante robusta. Um dos modelos inclui uma guarda de haste. O resultado é um cadeado poderoso.

A parte eletrônica do cadeado é a principal razão do tamanho deste. Como o nome, o cadeado permite credenciais em dispositivos móveis e monitoramento à distância através de coleta de dados pela conexão Bluetooth.

O interessante de notar são mais características retro na nova série – um teclado de 10 dígitos. Esta nova adição oferece aos usuário final mais opções de acesso.

Existem várias opções de uso, e frequentemente existe a necessidade de modos mais flexíveis de entrada, o que a Master Lock está oferecendo são ambas as credenciais e acesso através de teclado também.

O teclado permite a uso único com tempo determinado. Por exemplo, um prestador de serviços poderia receber um código temporário que perde validade após determinado período de tempo.