Conservação e Manutenção Preventiva de Seus Cadeados

Manutenção Preventiva de CadeadosTodos sabem o que é um cadeado. Na verdade podemos considerá-los como fechaduras portáteis para prover segurança em artefatos móveis ou para o bloqueio de acesso a áreas ou sistemas que não permitam uso de fechaduras convencionais.

Os cadeados que temos hoje evoluíram muito desde os antigos, grandes e pesados. O primeiro que surgiu, que podemos considerar um cadeado moderno, foi no início do século XX, quando a patente foi conferida à Master Lock, pelo design que era pequeno e barato, mas também portátil e feito de aço laminado (semelhante à porta de um cofre de banco).

Atualmente os cadeados estão disponíveis em uma grande variedade de designs, tamanhos e materiais, mas o propósito permanece o mesmo. Praticamente como padrão, os cadeados combinam duas partes, uma haste que pode ser aberta e fechada e um mecanismo de fechadura – tanto usando combinação ou chave – para travar a haste.

Primeiros Cadeados da Master Lock
Master Lock Anos 50

Os cadeados atualmente em uso são, na sua maioria, feitos de uma liga de aço ou em latão, para maior dureza, e são muito mais resistentes à força bruta, arrombamentos e ao corte. Para uso externo, onde estarão expostos aos elementos, o corpo pode vir coberto com capa plástica, desta maneira a proteção contra a corrosão e intempéries é maior. Esta capa plástica, geralmente colorida, facilita também na classificação por cores, facilitando o controle.

Mecanismo de Fechadura

Um dos mecanismos de fechadura bastante usado é o de combinações, usado frequentemente para armários de escolas e vestiários.

Mas ainda o tipo mais comum em todo o planeta é o cadeado com chave. Estes geralmente são mais resistentes e a maioria dos fabricantes possui modelos e tamanhos para situações especiais, áreas sensíveis e contra problemas de exposição a ambientes agressivos.

Conservação e Manutenção de CadeadosLOCTITE 7070

CRC 2-26O uso de um lubrificante em spray, uma vez ao ano, é geralmente o suficiente para garantir o funcionamento em ambientes internos e condições normais. Use sempre óleos minerais. Um produto recomendável seria o CRC 2-26.

A Limpeza pode ser feita uma vez ao ano usando uma solução limpadora como o Loctite 7070 ou similar. A limpeza deve deixar o cadeado seco para prevenir a acumulação de sujeiras e depósitos.

A frequência da lubrificação e limpeza deve ser ajustada e aumentada em usos específicos e em ambientes de alto grau de severidade, como mostrado abaixo:

Manutenção Preventiva

O uso em aplicações externas normais (chuva, poeira, neve ou gelo) pode requerer um spray de silicone ou teflon que rapidamente seca ao toque: DriLube ou similar, uma vez ao ano.

O uso em condições mais extremas (regiões de água salgada, areia, certos tipos de poeiras finas da indústria, produtos químicos corrosivos etc.) poderá requerer aplicações mais frequentes.

Durante a primeira revisão da planta e instalações onde são ou serão usados os cadeados, seria recomendado o contato com o seu fornecedor de sistemas de segurança, para avaliação dos procedimentos de manutenção preventiva necessários.

Conectar Tubo Ao Nariz da LataManutenção Preventiva dos Cadeados da Empresa

O processo de manutenção preventiva é bastante simples: Conecte o tubo fino que vem com a lata do spray ao topo de saída desta e insira a outra ponta do tubo na entrada da chave (abertura inferior do cadeado – acesso da chave ao cilindro), pressione o spray. Repita o mesmo procedimento em todos os cadeados.

ATENÇÃO – NUNCA USE O LUBRIFICANTE EM EXCESSO (quando o produto começa a escorrer para fora do cilindro). No caso destes mecanismos, mais NÃO significa melhor. NUNCA USE ÓLEOS DERIVADOS DE PETRÓLEO (WD 40 ou similares). Este tipo de produto deixa um filme que acaba por ajudar na aderência de poeira e que, na realidade, irá danificar o cadeado e encurtar sua vida útil.