Tamanhos de Cadeados

Como Escolher Tamanho de Cadeado Correto Para Sua Necessidade

Tamanhos de CadeadosExiste hoje no mercado uma infinidade de tamanhos de cadeados, bem como variados modelos, formatos e feitos em vários tipos de materiais diferentes.

Convencionou-se determinar o tamanho pela forma abaixo:

Tamanhos de Cadeados
Cadeado Tradicional

Este é o tipo de cadeado mais popular do mercado e encontramos disponíveis em uma variedade muito grande de tamanhos, mas a base de medida para classificação é a largura “A” da base, conforme a figura ao lado.

Desta maneira, quando é anunciado que o tamanho do cadeado é de 60 mm, a largura da base é exatamente esta. Um detalhe é que, conforme a largura da base aumenta, aumenta também a espessura da haste.

Existem apenas duas razões para se comprar um cadeado, ou queremos prevenir furtos ou evitar o acesso não autorizado a uma área ou equipamento.

Portanto, ao escolher o cadeado, certifique-se que este tem o tamanho correto e que o nível de confiança seja adequado ao seu objetivo

Algumas Dicas Para Fazer a Escolha Correta de Tipo e Tamanho

O quão valioso é o item que você quer guardar? – Se é muito valioso, as chances de furto serão maiores. Intrusos serão muito mais determinados e equipados. Neste caso um cadeado grande e de alta segurança é o indicado. Considere que a compra é uma apólice de seguro que está sendo paga apenas uma vez. Se o item for do tipo com baixo risco de furto, utilize um cadeado menor ou mais simples (geralmente em casos de evitar acesso a uma área ou danos que possam ser causados a maquinários e equipamentos em áreas internas).

Cadeado Haste Reta
Cadeado Haste Reta

Pense em que tipo de suporte, ferrolho ou corrente o cadeado estará sendo utilizado – O local de fixação ou a corrente são fortes o suficiente? A estrutura da porta ou portão, moldura e corpo possuem resistência suficiente? Leve em conta o que está sendo protegido e o valor. Não há razão para usar um cadeado de grande tamanho, blindado de alta segurança em uma porta ou portão de madeira frágil e sem qualquer grade de segurança, ou com um ferrolho de fácil rompimento. Pense sempre em qual é o ponto mais fraco deste sistema que está usando.

O cadeado deve obedecer a determinados padrões de segurança? – Algumas seguradoras exigem que estes tenham uma determinada classificação padrão. Se a sua Seguradora tem determinadas exigências neste sentido, procure usar cadeados dos tamanhos e tipos recomendados.

O cadeado lhe parece o certo para a necessidade? – Somente o tamanho não é um indicador confiável quando tratamos de desempenho e efetividade, mas obviamente que um cadeado comum de 40 mm travando um ferrolho robusto e poderoso ou uma corrente frágil sendo fechada por um cadeado blindado de 70 mm, não irão lhe parecer situações adequadas.

Cadeados Blindados Alta Segurança
Cadeado Alta Segurança Blindado

Você precisa de opções especiais de chaves? – Se você possui um número grande de cadeados para gerenciar, considere o uso de um sistema com uma chave mestra ou modelos de cadeados de mesmo segredo. Se muitas pessoas precisam operar o cadeado, utilizar um de combinação ou senha pode ser uma escolha mais adequada, mas tenha em mente que a grande maioria dos cadeados de combinação, independente de tamanho, são para utilização em situações de médio para baixo risco.

O cadeado estará exposto em locais sujeitos a chuva, altas temperaturas ou outros agentes danosos? – O propósito do cadeado, seu tamanho e o material de que é fabricado são dados fundamentais na hora da escolha. O ambiente determina o uso, portanto é necessário levar-se tudo em conta. Um cadeado em aço inoxidável terá um melhor desempenho quando exposto a lugares úmidos, chuva e variações de temperatura.

Existe alguma necessidade especial no que se refere ao tamanho da haste? – Existem cadeados com variados tamanhos de haste, sendo os de haste longa para determinadas funções em que é necessário mais espaço dentro desta, bem como temos cadeados blindados em que a haste é protegida, deixando bem pouco espaço interno. Também existem os de haste reta. Verifique antes de fazer a compra. Pode-se fazer a compra de um cadeado protegido e o espaço interno pode não comportar determinadas correntes de maior espessura.

Enfim, como podemos ver, a escolha do tamanho do cadeado não é o único ponto que temos que levar em conta, existem outras considerações que serão de igual importância para termos certeza de que este cumprirá seu objetivo.