Travas portáteis podem dar aos viajantes um conforto e segurança extra. Algumas dicas aqui

Com a pandemia em declínio, a possibilidade de estar em locais diferentes, em viagens por exemplo, tornou-se novamente o objeto de desejo de muitos, podendo ser ao mesmo tempo razão de entusiasmo e também de certa apreensão. É importante sentir-se seguro, principalmente quanto chegar a hora do descanso após um dia de atividades e aventuras.

Uma maneira de adicionar uma camada extra de proteção contra intrusos indesejados é a compra de algum tipo de chave ou cadeado portátil. Ao contrário das fechaduras tradicionais que abrem com uma chave, as travas ou cadeados portáteis só podem ser usadas na parte interna do cômodo e apresentam-se em uma grande variedade de modelos, incluindo travas de fechaduras, placas de metal com ferrolho, travadores de portas e até mesmo alarmes sonoros.

 

Corrente Interna de Portas

 

A maioria destes equipamentos são comercializados para pessoas que querem segurança extra mas não possuem controle sobre qual o tipo de mecanismo de trava das portas encontrarão em locadores de apartamentos, quartos ou dormitórios para viajantes. Antes de efetuar qualquer compra os experts dizem que você deverá considerar porque você deseja e qual tipo irá atender aos seus objetivos.

 

Razões para a compra

 

Analistas afirmam que existe muito na questão psicológica e emocional envolvida. A pandemia gerou ações mais ativas na questão da nossa proteção pessoal. Estamos começando a pensar mais e querer maior controle sobre o ambiente que vivemos e as ameaças que este pode oferecer.

E, naqueles casos de quem já teve alguma experiência desagradável que o faça sentir-se receoso, mais vulnerável ou até com medo, ter uma proteção extra pode simplesmente ajuda-lo a relaxar e dormir mais tranquilo. Pessoas que tiveram alguma experiência com ocorrências criminosas ou conhecem outras que já tiveram estão muito mais propensas a buscar maior tranquilidade.

Aonde você irá ficar também é muito importante. Em um hotel grande você provavelmente não irá precisar deste tipo de cadeado ou sistema de segurança. Alguns possuem chaves eletrônicas e outros apresentam uma trava extra interna, na forma de um botão de pressão ou borboleta.

Mas os hotéis estão sendo evitados por alguns viajantes em razão de preocupações com o a transmissão da COVID. Mesmo que você esteja totalmente vacinado, os sistemas de controle de saúde em todo o mundo ainda continuam recomendando locais onde são aceitos apenas vacinados, como mais seguros que outros. Discussões sobre a eficácia destas medidas à parte, o risco de contato não muda quando fora do local. Isto está causando uma grande busca por locais únicos. O Ainbnb, por exemplo, acredita em uma explosão da procura entre o final de 2021 e durante 2022.

 

 

Enquanto estes tipos de sistemas de locação de espaços para viajantes e outros locadores privados apostam na procura por locais em que as pessoas irão sentir-se mais seguras, cada um carrega consigo os próprios riscos de arrombamentos e furtos indesejados. Geralmente nestes locais o padrão é portas com fechaduras tradicionais e mais nada. Também, vários locais da Airbnb, por exemplo, utilizam Smart Locks conectados com um código específico, não sendo possível a certeza de que o proprietário tenha atualizado o código depois da última locação. O código permitiria acesso do antigo locador ou, até mesmo, pessoas com tenha compartilhado o código antigo.

Mesmo quando um cômodo possui um mecanismo de trava secundário – como correntes de segurança ou trincos afixados na parte interna da porta – sempre é aconselhável não confiar apenas nestes. São sistemas que são afixados apenas por parafusos comuns, permitindo que um arrombador simplesmente os arrebente com um simples jogo de corpo mais forte, no caso da fechadura ter sido destravada ou violada. Também, se você está locando um quarto simples em um local onde outros hóspedes entram e saem constantemente, deve considerar seriamente um sistema extra de proteção.

Comparando os sistemas de hostels, cama e café da manhã e os Airbnbs que apresentam um alto risco de segurança se grandes hotéis, onde câmeras e outros sistemas estarão no local, estes últimos apresentam baixíssimo risco de qualquer tipo de incidente. O maior risco sempre será que alguém tenha acesso ao seu local quando você não estiver e furte seus pertences. Estes casos são relativamente raros, mas este tipo de crime é bem mais comum que alguém tentar atacar você diretamente, afirmam especialistas da área.

Para deixar mais claro, os experts em segurança dizem que, a menos que você se hospedando em um grande hotel, seria recomendável trazer consigo algum dispositivo portátil, como precaução extra, mesmo que você, ao chegar, perceba que não será necessário utilizá-lo. E, a despeito de suas acomodações, levar na bagagem este tipo de segurança extra será sempre uma boa ideia para qualquer viagem internacional. Geralmente você estará bem pouco familiarizado com o local em si e não saberá com certeza se escolheu uma parte mais segura da cidade ou não. Por outro lado será muito mais difícil encontrar e comprar um artefato destes após você já ter chegado ao destino.

 

O que você deve procurar

 

Trava Portas Interno

 

Embora estes sistemas portáteis de segurança sejam inúmeros, é importante focar na facilidade de uso, tanto no caso da instalação como na remoção em caso de emergência. O conselho é que seja simples e prático. Um artefato sem qualquer tecnologia, mas estratégia efetiva, que funciona muito bem, é o uso de uma cunha de madeira ou plástico que é inserida embaixo da porta. É algo simples, pesa quase nada na bagagem e torna quase impossível uma porta ser aberta quando forçada ou se tiver a fechadura violada.

Qualquer coisa que você pretenda usar será melhor se vier em uma peça única. A maioria dos websites de segurança costuma lembrar que, ao viajar, usem na bagagem cadeados do tipo TSA, para não correr o risco de acabar perdendo este por alguma razão em uma vistoria, este é um ponto inicial da viagem. Por outro lado, as barras de proteção de portas são extremamente efetivas contra entradas forçadas ou não, mas não são autorizadas em bagagens de mão.

Uma opção popular são as chamadas trincas de portas como os Addlocks, que são pequenas, de baixo custo. Este aparato tornou-se popular recentemente através do TikTok, na medida em que mais e mais pessoas começavam a trabalhar em home office, inspirando até alguns vídeos. Estas trincas possuem uma peça de aço que é inserida no vão da porta, dentro do orifício de fechadura e depois travada com uma manopla. Você instala em menos de um minuto e, assim como a cunha, é muito fácil de remover em caso de emergência. Outro tipo é um braço portátil para portas, com um custo um pouco maior e que é fixado por baixo da porta. É extremamente seguro, mas é mais complicado de remover em caso de emergência.

 

Trava portas interno regulável

 

Alguns produtos não só tornam mais difícil para alguém entrar no seu aposento, mas também possuem um sistema de alarme para desencorajar ainda mais qualquer intruso. São equipamentos eletroeletrônicos que emitem um som de alta intensidade quando alguém pressiona uma porta ou tenta entrar.

Um dado importante: As opções acima são projetadas para portas que abrem para dentro. Travar portas que abrem para fora, como em alguns casos de hotéis de estrada, é uma tarefa mais desafiadora. Felizmente, nem sempre você precisa de uma barreira física para manter visitantes indesejados afastados. A maioria dos ladrões de quartos, apartamentos e residências prefere não chamar a atenção, portanto aparelhos que funcionam como alerta sonoro podem ser bem efetivos.

Alguns destes possuem sensores de movimento que são eficientes tanto dentro como fora do ambiente. Devido ao fato destes ficarem apenas pendurados em algum local, não existe restrição de movimentos, você não precisará desinstalar em caso de emergências.

 

Alarme de movimento interno de portas

 

Independente do tipo que você escolher de sistema para suas viagens, ter na bagagem apenas um dos mais simples já será uma excelente forma de garantir sua segurança e ao mesmo tempo uma noite de sono muito mais tranquila. Não importa se o que levar acabe por ficar na bagagem, sem qualquer uso, certamente será melhor tê-lo a mão do que não ter nada.