Tipos e Tamanhos de Cadeados No Mercado Hoje

Diferentes Tamanhos

 

Diz-se que os cadeados e as fechaduras apareceram inicialmente na China, mas a popularização deu-se muito mais tarde, por volta do século 19 nos EUA. Destacavam-se no uso em bancos (cofres) e outros locais de guarda de objetos valiosos.

No que se refere aos cadeados, dois tipos são populares até hoje, os tradicionais com chaves e os que se utilizam de segredos ou senhas. O com chave dispensa explicações e os que possuem senhas ou segredos definem-se pelo uso de teclados ou discos rotativos externos.

No segundo caso, temos um grupo de discos, de 3 4 ou até 6, ligados em pinos centrais. Neste caso a operação externa é feita por pressão ou rotação que liberam o mecanismo interno de trava.

Por volta de 1978 foi inventada uma nova forma de fechadura com combinações e que era programável, permitindo a livre escolha do proprietário. Basicamente, dentro do mesmo período, outro tipo eletrônico também foi inventado e o modelo mecânico de combinações que poderia se utilizado em pastas, cadeados e outras funções, foi deixado de lado. Também alguns tipos de chaves que usavam chips não chegaram a popularizar devido à necessidade de baterias e manutenção. Curioso é que a primeira inventada, a mecânica, teve sua patente expirada e o tipo com códigos foi adotado por toda a indústria mundial. Hoje é padronizada em fechaduras e cadeados de malas e pastas.

 

Os Cadeados de Múltiplos Discos Rotativos

 

Aqui é o modelo mais simplificado das linhas de cadeados que usam senha ou códigos, geralmente seu uso é em casos que o nível de segurança não é alto, alguns modelos para correntes ou cabos de bicicletas ou em bagagens (Tipo TSA). O mecanismo de travamento é através de um pino dentado que é bloqueado por discos rotativos. Para abrir o mecanismo é necessário que os dentes do pinos estejam ajustados com os respectivos espaços dos discos.

Consideramos este tipo com nível baixo de segurança, menos naqueles casos especiais que a indústria produza um mecanismo de alta precisão, é possível ir movimentando os discos e, com tempo suficiente, encontrar a senha correta. Existe um sem número de vídeos na internet que mostram diferentes técnicas de arrombá-los com até certa facilidade.

 

Cadeados que Usam Discador Externo Rotativo Único

 

Este sistema é encontrado em travamentos de fechaduras, cofres e cadeados com senha. São câmaras ou discos internos que estão interligados com um tipo de disco exterior. Geralmente o sistema é destravado quando o dial exterior é rotacionado para esquerda ou direita, até o primeiro número, depois retorna-se, em sentido oposto para o segundo e assim sucessivamente até completar o processo e liberar o mecanismo.

Este é um sistema muito mais confiável que seus antecessores, até podem ser violados, mas demanda um longo tempo de tentativas e erros até acertar-se a combinação correta. Aquele que se propõe a violar este sistema precisa ter habilidades específicas e muito treino.

Os cadeados deste tipo normalmente são usados em locais de segurança baixa, seu uso pode ser em armários, áreas internas, caixas de ferramentas, escolas, academias, ginásios e até mesmo em equipamentos de bagagens, restaurantes e bares.

 

Discador Rotativo Master Lock

 

Alguns Tipos Diferentes de Cadeados que Utilizam Combinações e Senhas

 

Alguns apresentam a combinação do acima e o uso integrado com uma chave convencional, o que torna bem mais complexa qualquer tentativa de violação.

Outros modelos ainda apresentam a união entre o sistema convencional de chaves com a parte de combinações e segredos, o que os torna ainda mais complexos e difíceis para arrombamento.

Atualmente novos sistemas surgiram de uma maneira muito rápida. São os novos mecanismos digitais que usam teclados e botões. Além destes os novos cadeados eletrônicos com tecnologia Bluetooth, controle remoto e sistemas de programação e controle via celulares e dispositivos móveis.

O espectro de escolhas que a indústria nos oferece hoje é resultado dos avanços em todas as áreas da tecnologia e, para qualquer necessidade ou emprego, temos sempre um cadeado adequado, até para o usuário mais exigente.

 

Fabricantes de Cadeados Com Segredo no Brasil

 

Além das marcas importadas, a fabricação nacional de cadeados também tem reconhecimento internacional. Tanto para os modelos tradicionais como para os com senha ou código, a oferta de produtos nacionais impressiona.

Fabricantes como Papaiz, Pado, Gold, Stam e Master Lock são destaques da indústria nacional que você encontra aqui na Cadeados.Com.Br.

 

A Escolha do Cadeado Correto Para Você

 

Atualmente, o número de tamanhos, formatos e modelos de cadeados é imenso, bem como produzidos com uma grande variedade de metais e outros materiais.

De maneira geral, os tamanhos são determinados conforme a imagem abaixo:

O tradicional é o tipo mais comum e a gama de tamanhos é bastante grande, mas a medida é sempre tomada pela largura da base.

Quando vemos na descrição que um cadeado é de 60 mm, na verdade isto significa que sua base é deste tamanho. É importante destacar que, na medida em que o tamanho aumenta a espessura de sua haste também aumenta.

Compramos um cadeado, geralmente, por dois motivos: a prevenção de roubos de quaisquer natureza ou evitar a entrada de pessoas sem autorização em determinadas áreas ou equipamentos.

Quando você resolver comprar um cadeado, tenha em mente a importância do tamanho correto e que suas características sejam as ideais para o local e objetivo.

 

Vamos aqui para algumas dicas de como escolher tipo e tamanho

 

– Valor do item ou dos itens que pretende proteger – Quanto mais valor, maiores chances de arrombamentos e furtos. A determinação do invasor será sempre maior e estará bem mais equipado. Os chamados cadeados grandes e de alta segurança são os indicados nestes casos. Já para valores e coisas de baixo risco de arrombamento, podemos usar algo menor ou menos complexo. Menores riscos normalmente são em locais internos ou para evitarmos danos em máquinas e/ou equipamentos.

 

– Qual suporte será usado? Ferrolho, corrente ou outros? – Não basta um super cadeado se sua fixação não tiver resistência compatível. Também nada disto importará se a estrutura onde estiverem colocados for frágil ou de material facilmente acessível. Considere o que você pretende proteger e seu valor. Não existe sentido em usar um cadeado grande e de altíssima segurança em portas ou portões frágeis ou que não possuam estrutura e não estejam corretamente fixados. O invasor irá focar sempre no ponto mais frágil e de acesso menos complexo.

 

– Existe algum tipo de padronização que deve ser obedecido para o local? – As empresas de seguros possuem, em seus contratos, padrões determinados de segurança. Antes de tudo reveja estes itens e quais os exigidos, para não incorrer em grave erro e perda de indenizações.

 

– No seu entender, o cadeado que está comprando lhe parece o adequado? – Considerar apenas o tamanho não é atestado de confiabilidade e segurança, pense em um cadeado de 40 mm sendo utilizado em um poderoso ferrolho ou, uma frágil corrente sendo travada com um poderoso cadeado de 70 mm. Não nos fazer muito sentido estas duas situações.

 

Mesma Chave

 

– Considere casos em que exista a necessidade de determinados tipos especiais de chaves – Situação comum em determinadas empresas é a necessidade de controlar um número grande de cadeados. Neste caso a solução de uma chave mestra ou um pacote de cadeados com mesma chave pode ser s solução. Por outro lado, se você tem a necessidade de permitir acesso a um grande número de pessoas, sua solução poderá ser com o uso de cadeados com senhas ou códigos.

 

– Avalie as questões do ambiente, temperatura, chuvas ou agentes químicos nas proximidades – O objetivo é utilizar um cadeado com tamanho adequado e com material adaptado ao meio. Isto é essencial na hora de decidir. O local, vizinhanças e agentes estranhos devem ser considerados sempre. Modelos existem para todas as necessidades, deste emborrachados, laminados ou em aço inoxidável.

 

– Considere necessidades especiais para o que será travado – Pode acontecer da situação exigir um tamanho de haste diferente das normais, para casos em que a distância entre as partes que serão travadas seja maior ou que sejam utilizadas várias correntes no mesmo cadeado. Em outros casos, a proteção da haste pode ser necessária, deixando-se uma área muito pequena desta aparente, como no caso dos de haste blindada. Verifique todos estes pontos para evitar dissabores de trocas futuras.

 

Do que vimos acima, cadeados de variados tamanhos, tradicionais e com senhas, tamanhos diferentes e materiais diversos, a conclusão é que precisamos detalhar bem nossa necessidade, por mais simples que pareça ser a compra de um cadeado.

Consulte-nos que temos equipe especializada para solucionar suas dúvidas.