Stam: uma marca genuinamente brasileira há 50 anos no mercado

Em março de 2021, a marca completou 50 anos de atuação no mercado, se consolidando, cada vez mais, como uma das mais conceituadas empresas do ramo de cadeados e fechaduras do Brasil.

Há pouco mais de 50 anos, em março de 1971, em um pequeno galpão em Nova Friburgo na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o jovem Francisco Faria dava início ao que hoje se tornou uma das mais importantes fábricas do ramo de cadeados e fechaduras do país.

Com visão empreendedora, a proposta do empresário, desde o início, sempre foi garantir a qualidade dos seus produtos e a satisfação tanto de cliente quanto de parceiros de negócios.

 

Fabrica Stam área interna

 

O pioneirismo do Sr. Francisco Faria deu início a uma empresa de sucesso e uma história que vem inspirando gerações. Durante a primeira década de existência, a empresa cresceu bastante, em nada deixando a desejar com os produtos fabricados no exterior.

Tanto que o galpão onde a fábrica funcionava se tornou pequeno para a produção e, na década de 80, teve início a construção da fábrica no município vizinho, Conselheiro Paulino. Aliás, é lá onde a fábrica funciona até hoje.

Esse crescimento tão rápido em tão pouco tempo revela o perfil pioneiro e empreendedor do Sr. Francisco Faria. Quando a fábrica ficou pronta, a empresa passou a investir cada vez mais em tecnologia e qualificação de seus colabores e acabou se tornando um dos mais modernos parques fabris da América Latina.

O Sr. Francisco Faria dedicou toda a sua vida à sua fábrica. Trabalhou por anos arduamente, sempre no intuito de melhorar a qualidade dos seus produtos quanto em garantir a satisfação de colaboradores e parceiros comerciais, até o momento de sua morte, em 2006.

Mas o falecimento do seu fundador não impediu a empresa de continuar sendo uma das mais importantes do mercado. Seus princípios e ideais, que fizeram da empresa um verdadeiro sucesso, permanecem na figura de sua esposa, Helena Faria, atual presidente da empresa, e do seu filho, Rogério Faria, vice-presidente.

A empresa, ao longo dos anos, adquiriu outas e hoje engloba também a Metalúrgica Bom Jardim, que fabrica produtos das marcas Yanes Reguladores de Gás e Flecha Fixadores, bem como Stamp&Molde, uma das empresas de ferramentas mais modernas do mundo.

Tudo isso em uma área de mais de 50 mil metros quadrados, com um quadro de cerca de 1.500 colaboradores e mais de 100 representantes comerciais.

A empresa está sempre de olho nos avanços tecnológicos e são justamente esses avanços tecnológicos que garantem um complexo industrial moderno, seguro e com maquinário moderno, de última geração.

A área de Tecnologia da Informação está voltada para o compromisso de implementar novas tecnologias que possibilitem explorar de forma moderna e atualizada a informação, usando-a sempre a favor da empresa. Para isso, a empresa investe pesado em ferramentas de TI, que permitem extrair informação de qualidade, tanto de fontes internas quanto externas.

 

Estande Stam

 

Os produtos

Cada produto é fabricado buscando sempre a melhor qualidade disponível no mercado. A cada lançamento que a empresa promove, uma inovação tecnológica, que torna os cadeados e fechaduras produzidos na fábrica produtos de ponta, que evoluem junto com as necessidades do mercado.

Os cadeados produzidos pela Stam estão entre os mais vendidos do mercado. São modelos variados, e vão desde os mais tradicionais, com chave, aos mais modernos, com senha de segurança para abertura. São várias cores e tamanhos diferentes, para se adequar às necessidades e ao estilo de cada cliente.

Seus cadeados são duradouros, feitos com materiais resistentes à corte, alicates e outras tentativas de abertura. Podem ser usados tanto em áreas externas quanto internas e os maiores conseguem proteger até mesmo grandes portões.

 

Cadeado de Latão Stam

 

Além de cadeados, a empresa também tem uma linha completa de fechaduras, para todos os tipos de portas, armários, janelas e vitrines. São fechaduras que vão desde as mais simples às mais complexas e modernas, que só abrem com senha e visores digitais.

Colaboradores

A empresa não funcionaria sem a satisfação total dos colaboradores, que são essenciais. A empresa faz questão de investir na capacitação de toda a equipe e de manter com todos uma relação de respeito. O lema da empresa é “Somos mais que um time, somos a família Stam”. 

Nas palavras do vice-presidente da empresa, sua grandeza pode ser demonstrada pelo sorriso no rosto de cada colaborador ao chegar ao trabalho. É com esse espírito que a empresa cresce cada vez mais.

Mas, não é apenas com quem trabalha na empresa que a gestão da Stam se preocupa. Para o Sr. Francisco Faria, apenas a educação é capaz de mudar o mundo.

Instituto Francisco Faria

Com esse pensamento sobre a educação mudar o mundo, a empresa sempre colaborou para o desenvolvimento econômico e social da região onde está instalada.

Além dos empregos diretos que a fábrica gera, ainda participa ativamente de projetos de responsabilidade social. E foi justamente por isso que, em 2013, foi criado o Instituto Francisco Faria, para pôr em prática a máxima do fundador de que “a educação muda o mundo”.

O instituto oferece à comunidade várias oportunidades nas áreas de educação, esporte, lazer e cultura, especialmente com as crianças, contribuindo na formação de indivíduos conscientes de suas responsabilidades sociais.

 

Fechadura Stam

 

Projetos sociais

A Stam participa, ainda, de vários projetos sociais. É a patrocinadora oficial do projeto Gol de Placa, que tem por objetivo promover a formação integral de crianças e adolescentes, além de inseri-los na comunidade e no mercado de trabalho, após a sua formação.

A participação da empresa nesse projeto garantiu a presença da iniciativa da FIFA Football for Hope, que investiu na abertura, em Nova Friburgo, de uma escolinha de futebol feminino, com ênfase no desenvolvimento educacional e da psicologia esportiva e familiar.

Além disso, a empresa mantém, desde 2006, uma parceria com o SESI e investe no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A ideia inicial era permitir que os colaboradores da empresa pudessem concluir seus estudos enquanto trabalhavam.

Porém, o projeto deu tão certo que hoje atende não apenas quem trabalha na empresa, mas toda a população carente da região que tem interesse em estudar e se tornar um verdadeiro cidadão.

 

Cadeados coloridos Stam

 

Sustentabilidade

Além de se preocupar com a comunidade da região onde está localizada, a empresa também se preocupa com o meio ambiente. Hoje a Stam é uma empresa sustentável, atuando ativamente nos três pilares da sustentabilidade, que são os aspectos social, ambiental e econômico.

A empresa atua de forma equilibrada nesses três princípios, a fim de garantir o bem-estar e qualidade de vida desta e das próximas gerações, além do desenvolvimento econômico e evolução tecnológica.

Mudar o mundo começa com práticas simples, que são adotadas no dia a dia da empresa, como, por exemplo, reduzir o uso de plástico e de itens descartáveis, separar o lixo reciclável e usar de forma consciente a água, fazendo seu reaproveitamento.

Além de adotar essas práticas no cotidiano a empresa, também ensina e estimula seus colaboradores e parceiros a exercerem as mesmas práticas.

 

Fundador e seu filho atual diretor Stam

 

Uma empresa familiar

Hoje a empresa é comandada pela viúva do Sr. Francisco Faria, a Dona Helena Faria e tem como Vice-Presidente e Diretor Industrial, Rogério Faria, filho do casal, que fazem questão de manter as tradições e princípios do Sr. Francisco.

Mesmo contando com a ajuda do filho, Dona Helena faz questão de participar do processo de tomadas de decisões. Para ela, é importante estar à frente dos projetos da empresa e não ser apenas uma figura decorativa.

Em 2019, pouco antes do início da pandemia, a empresa celebrou em grande estilo os 49 anos da companhia com uma grande convenção de vendas, que recebeu o nome de “Operação Stam – Liderança e Inovação estão no nosso sangue”.

Na abertura da convenção, Dona Helena lembrou com emoção toda a trajetória de luta e sucesso da empresa ressaltando que, em pouco menos de meio século, a empresa saiu de um pequeno galpão ao mais moderno parque industrial da América Latina, como já ressaltamos aqui mesmo neste artigo.

O destaque da noite foi a bicicleta original do Sr. Francisco, que ele usava para se locomover quando montou a pequena fábrica. A ideia da bicicleta era ressaltar a importância dos sonhos, sem deixar de lado os princípios que estão no DNA da empresa: qualidade, segurança, inovação e tecnologia.

Em decorrência da pandemia e das restrições impostas, as comemorações dos 50 anos da empresa tiveram que ser mais modestas, mas a empresa não poderia deixar um marco tão importante passar em branco.

A linha completa de cadeados da marca Stam pode ser encontrada em nossa loja. Acesse e confira todos os nossos produtos. Acompanhe também nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades e promoções.