História da Master Lock Cadeados
|A Master Lock produz várias linhas de cadeados de segurança e é a marca mais conhecida em países de língua inglesa no mundo. Na sua linha de produção estão produtos para trava de bicicletas, esquis e armas bem como produtos à prova de corrosão para uso no mar, e mais uma variedade para negócios, escolas, hospitais e usos industriais.
A Invenção do Mais Poderoso Cadeado Disponível Após a Primeira Guerra Mundial
Como um consultor de segurança para os militares durante a Primeira Guerra Mundial, Harry Soref, um chaveiro de Milwaukee, inventou um cadeado especial usado para proteção de equipamento militar. Após a guerra, em 1919, ele projetou um cadeado de aço laminado do mesmo material usado em portas de cofres de bancos e navios de guerra. Apoiado pelo investimento de dois amigos, P. E. Yolles e Sam Stahl, Soref acabou iniciando sua própria empresa, a Master Lock Company, em 1921. Ele patenteou o primeiro cadeado laminado em 1924.
Com apenas cinco colaboradores e maquinário extremamente básico, a Master Lock produzia o melhor cadeado disponível no mercado. A empresa cresceu rapidamente e, durante a Lei Seca, literalmente explodiu, vendendo grandes quantidades de cadeados para o governo americano, utilizados para trancar bares e clubes que vendiam bebidas alcoólicas. Apenas em Fevereiro de 1928 a companhia enviou 147.600 cadeados para a cidade de Nova Iorque.
Soref tornou-se uma autoridade no segmento. Em 1931 a Associação Americana de Mestres Chaveiros lhe deu a medalha de ouro, a única em toda a história, por sua contribuição no desenvolvimento de fechaduras. Durante a Segunda Guerra Mundial, Soref novamente foi consultor de segurança das forças armadas americanas.
A Master Lock continuou em sua ascensão e, com a morte de Soref em 1957, Sam Stahl assumiu o comando da empresa até sua morte em 1964, quando a família Soref assumiu a companhia. A American Brands (renomeada Fortune Brands em 1997) comprou a Master Lock da família Soref em 1970.
Novos Donos, Alta Reputação e Expansão da Linha Master Lock
A Master Lock teve um notável crescimento durante os anos 70 devido sua reputação. Um comercial de TV para o Superbowl em 1974 despertou a atenção do público com sua mensagem e identificação com a marca. Daí em diante os anúncios durante os jogos do Superbowl tornarem-se uma tradição.
A partir dos anos 70 a Master Lock continuou a bater recordes. Em 1978 ela comemora 13 anos consecutivos de crescimento com vendas em torno de U$ 62.4 milhões e lucro operacional de R$ 22.7 milhões.
Operando sempre com base no nome da marca e o alto nível de seus produtos, continuou sua expansão com inovações no mercado. Em 1978 introduziu uma linha de laminados com cilindros que poderiam ser trocados ou a combinação trocada.
No começo dos anos 80, um cadeado com haste em U e laminado em latão contribui para um aumento ainda maior nas vendas.
Abriram-se novos mercados, como revendedores de artigos esportivos, veículos de entretenimento, lojas e artigos para marinheiros, lojas de ferramentas, lojas de armas e chaveiros. Em 1981 a empresa introduz os cadeados com cabo para motos e bicicletas, além de uma linha completa para uso marinho.
Com 52% do mercado e a concorrência de marcas importadas, a Master Lock busca manter sua posição e aprimorar operações. Entre 1981 e 1986 faz um investimento de U$ 25 milhões na ampliação da fábrica. O aprimoramento na produção chega a reduzir o tempo de fabricação de seis horas para seis minutos. Nova linha de produtos de alta tecnologia para bikes e motos surgiu em 1987.
Com a compra da Dexter Lock Company em 1986 a companhia acrescenta mais U$ 15 milhões em lucros anualmente. A linha Dexter constituía-se de fechaduras Premium para portas e usos residenciais.
Embora pesquisas demonstrassem que 95% dos consumidores conheciam a marca, a empresa nunca aceitou isto como uma garantia. Em 1986 aumentou seu orçamento em propaganda em 50%, passando a investir U$ 2.5 milhões. A campanha “product as hero” (produto como herói) continuou até 1990.
Concorrência Nos Preços, Novas Abordagens do Negócio No Final dos Anos 90
A partir de 1990 a Master Lock sofre novas pressões da concorrência de outras empresas americanas que aproveitam os baixos custos de fabricação da Ásia. Grandes distribuidores como Wal-Mart e Kmart pressionam pela baixa nos preços. Embora detentora de 80% do mercado de revenda em 1994, isto declinou para 40% em 1996.
Em busca de manter um nível estável, inicia suas atividades em outros países, licenciamento do nome da marca e também começa a redução de custos com a fabricação no estrangeiro. Um novo produto de 1996 envolveu a participação da Kensington Technology Group (cabo em aço galvanizado com cadeado para uso em laptops).
Em resposta à guerra de preços do mercado, a Master Lock transfere parte de sua produção para a China enquanto constrói uma super planta em Nogales, no México. Em 1997 ela transfere 700 vagas de trabalho para o México, vende a Dexter em 1998 e consegue fundos para reestruturação. Em 1999 mais 400 vagas para o México.
A empresa fechou o centro de distribuição em Milwaukee em 1999 e contratou outra empresa para gerenciar estas operações em novas instalações em Louisville, Kentucky. As instalações de última geração tornam possível que 80% das encomendas cheguem ao destino entre 24 a 48 horas.
Como inovadora em produtos desta linha, a Master Lock busca competir através da inovação e produtos patenteados.
Introduziu em setembro de 1999 um cadeado à prova de corrosão e incluiu uma garantia para toda a vida.
Em agosto de 2000 ela lança o primeiro cadeado de titânio e os cadeados de combinação. Os produtos patenteados eram à prova de corrosão e ambos mais leves e resistentes que o aço. Com o design moderno a empresa atraiu jovens consumidores e dobrou o negócio do “volta às aulas”.
A Master Lock continuou a aprimorar sua linha de forma regular, incluindo o Force 6-Ton, um cadeado para bikes capaz de resistir a 6 toneladas de força.
Até hoje a Master Lock continua surpreendendo o mercado e sempre com inovações de impacto.
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