Guia de Compras Para Cadeados em 2021

Guia de Compras de Cadeados 2021A história dos cadeados é longa. Sua origem é creditada aos antigos povos egípcios e gregos que inventaram como forma de segurança de seus pertences. Atualmente os cadeados são aceitos universalmente como ferramentas de segurança para as mais variadas situações, desde a sua bagagem, os chamados TSA, para sua bicicleta ou para portas e portões. Mas nem todos os tipos de cadeados fornecem a máxima segurança. Algumas hastes são de fácil corte, enquanto outros são de fácil arrombamento da fechadura. Aqui vamos falar de algumas áreas que você precisa conhecer, antes de comprar o cadeado mais correto para a sua necessidade.

Componentes dos cadeados

Um cadeado não passa de uma fechadura portátil que inclui uma haste e o corpo com o mecanismo de fechadura. Este gancho reforçado com chave é usado para trancar o objeto desejado. Todos os tipos de cadeados são feitos de três componentes fundamentais.

  • Corpo: O bloco sólido principal onde teremos também o sistema de fechadura e é onde você insere a chave, ou irá selecionar o código ou senha.
  • Haste: É, basicamente, um metal em forma de U que fica preso ao corpo principal. Esta haste não irá destravar a menos que você utilize a chave ou a combinação correta. Temos geralmente 5 tipos de hastes:

Tipos de Hastes de CadeadosHastes fechadas: É um dos tipos mais forte e seguro de haste que você poderia escolher. Uma haste fechada ou protegida contém ombros laterais que se projetam do corpo. É projetado de uma maneira que as hastes possuam apenas uma pequena parte exposta, dando muito maior segurança. Muitas empresas de segurança aconselham o uso deste tipo. No entanto, como a parte da haste que fica exposta é pequena, algumas vezes são inapropriados para o uso em correntes e outros objetos.

Haste fechada
Haste fechada

Haste aberta: Cadeados com hastes abertas são o mais comuns, onde a maior parte da haste está exposta. Neste caso são mais fáceis de usar em situações como correntes, portas, buracos e outros. Por outro lado são mais vulneráveis ao ataque com alicates e serras.

Haste semi fechada: Como o nome sugere, este tipo de haste é parcialmente fechada e parcialmente aberta. É mais seguro e, ao mesmo tempo, pode ser empregado em vários usos diferentes.

Haste longa: Outro tipo de haste que é mais longa que o habitual, permitindo o uso ligando objetos que estão levemente afastados entre si. Também um cadeado de haste longa pode ser usado quando você precisa que ele passe por várias correntes ou locais próximos uns dos outros. São mais vulneráveis a ataques de variadas formas.

Haste ajustável: Permite que você ajuste o comprimento da haste de acordo com a necessidade.

Haste Invisível
Haste Invisível

Sem haste ou cadeado com haste invisível: Este tipo de cadeado também tem uma haste que não pode ser vista devido sua localização. Um tipo de haste que é situada por baixo do corpo do cadeado. Encontramos com tipos redondos ou retangulares. São projetadas para travar com um mecanismo especial de segurança. Atualmente são populares para trancar portas duplas, vans, armazéns e mais.

  • Cilindro de trava ou mecanismo de fechadura: para os cadeados com chave convencional, o mecanismo de fechadura é um cilindro onde você deve inserir a chave. Em outros casos será um mecanismo rotativo ou um discador como sistema de trava por combinação.

 

 

Tipos de cadeados

Os cadeados podem ser usados para fechar portas, malas, portões, cercas, correntes e outros. O uso deles é como uma ferramenta base com haste móvel e apresentam-se em diferentes tamanhos e materiais. Você pode escolher o tamanho e o material baseado no que pretenda usá-los. Assim temos que pequenos cadeados são usados me malas de viagem enquanto outros de alta segurança são usados para trancar veículos, portões e uma infinidade de outros objetos e até mesmo veículos.Tipos de Cadeados

Baseado no tamanho

Baseados no tamanho podemos dividir os cadeados em três categorias básicas:

  • Cadeados pequenos: são de baixa resistência e usados em casos que o objetivo é mais de evitar uma tentativa de abrir algum objeto simples e que a situação não permite uso de ferramentas especiais de arrombamento. Geralmente não são maiores que aqueles de uma maleta ou mala de viagem. Seu uso é mais de bloqueio de oportunistas.
  • Cadeados de tamanho médio: são maiores e se apresentam em inúmeras variações de tamanhos. Basicamente, os cadeados de tamanho médio são comuns em marcas como Master Lock, Pado, Papaiz, Gold ou Stam. Seu uso geral são portas, portões, bicicletas, motocicletas e vários outros.
  • Cadeados de grande tamanho e alta dureza: estes são os mais resistentes e garantem alta segurança. São aqueles de maior tamanho e peso. A maioria é fabricada em aço endurecido e são resistentes a serras, alicates de corte e brocas. Muitos são ainda reforçados e laminados, o que garante pouco acesso de arrombadores, mesmo em casos extremos de alto impacto e brocas de alta penetração. Além de tudo, as hastes são extremamente grossas permitindo que sejam aplicados em uma grande gama de locais em que a segurança é algo de extrema importância.Tamanhos de Cadeados

Categorias de cadeados baseadas no sistema de fechadura ou trava

Um cadeado é uma fechadura portátil que nunca é presa em caráter definitivo e funciona usando uma haste para prender diferentes objetos. Embora os cadeados venham em diferentes modelos e tamanhos, eles podem ser divididos em três categorias baseadas nos mecanismos de trava – Cadeados com chaves, cadeados com combinações e combinações com chaves de controle.

  • Cadeados com chaves: estes usam chaves para destravar o mecanismo da fechadura. Existem dois tipos de cadeados com chaves, o que retêm a chave e os que não. Aqueles que o mecanismo retém a chave só permitem sua remoção quando o cadeado é fechado, enquanto que os do outro tipo permitem que a chave seja removida mesmo com o cadeado aberto, tendo a facilidade também de permitir abertura de vários cadeados com a mesma chave. Em alguns modelos é possível a remoção e a troca do cilindro da fechadura de maneira que você possa trocar a chave, alterando as combinações dos pinos, mas esta facilidade não é comum a todos eles.
  • Cadeados com senha ou segredo: Neste caso o cadeado possui um tipo de trava que usa uma série de números ou letras para destravar, ao invés de uma chave. Você precisa entrar com os números ou letras em um sequência correta ou o cadeado não destrava. Embora sejam bastante seguros, ladrões com certas habilidades podem decodificar o segredo usando vários tipos de combinações usando sistemas de violação já memorizados ou planejados.
  • Cadeados com segredo e sistema de chave: Este tipo de cadeado oferece máxima segurança, pois possuem os dois tipos de sistemas de trava. Você pode abrir, tanto usando uma combinação ou uma chave. Se esquecer a combinação, é possível destravar com uma chave mestra de controle do mecanismo. Na maioria das vezes os cadeados deste tipo são usados em armários de ginásios, academias e escolas.
Cadeado Monobloco
Monobloco

Baseado no Formato

Com base no formato, cadeados podem ser divididos em quatro categorias principais: Disco, Fechadura de Obturador ou Bloqueio de Bigorna (retangular), Convencional e Sem Haste ou Haste Camuflada.

  • Em estilo de disco ou Circular ou Haste redonda – Como o próprio nome diz você pode facilmente deduzir que tais tipos de cadeados são redondos e vêm com uma haste curva que é fixada dentro da própria circunferência. Como são circulares, não possuem ângulos. Os cadeados em formato de disco são os melhores para a segurança de portões, portas e galpões, bem como em cabanas de praia. Você também pode usá-los com ferrolhos e grampos para trancar correntes de segurança e cabos.
  • Fechaduras de obturador / cadeado de manilha / fechaduras de bigorna / Monoblocos / manilha reta: Como o nome sugere, são usados para trancar obturadores internos e externos que são usados em lojas. Outros usos são encontrados em postos de estacionamento, correntes de segurança de motos e bicicletas etc. Estes tipos são retangulares e apresentam um corpo em forma de U. O cadeado possui um parafuso deslizante que fecha o loop através dos garfos. Como ele é preso próximo ao solo, é muito difícil de arrombar. Por outro lado o mais otimista dos ladrões vai encontrar grande dificuldade para usar os alicates de corte para corte devido ao formato do corpo enquanto que a haste reta torna muito difícil o uso de uma serra.

Guia de compras de cadeados – Coisas que você deve checar enquanto escolhe o seu

Existem vários detalhes que você deve verificar ao comprar seu cadeado. Não somente o material com que foram fabricados, mas também os outros elementos necessários que precisamos avaliar com calma. Alguns do detalhes mais importantes estão na lista abaixo para facilitar sua escolha:

MateriaisMaterial e características: A primeira coisa que você deve avaliar é o material de fabricação e as características específicas do modelo. Tente escolher sempre materiais de alta resistência e durabilidade, além de boas características como proteção anti broca laminada, blindagem, uma haste excelente e outras.

Haste – Ao escolher o tipo mais adequado de cadeado, tente encontrar um que tenha rolamentos de esferas, que são usados para manter a separação entre os trilhos de rolagem. Os rolamentos redondos protegem a haste de ser calçada. É uma grande satisfação que a maioria dos cadeados atuais usa rolamentos em esferas. Outras coisas que devem ser consideradas sobre as hastes são:

  • Tente escolher um tipo que a haste é firmemente travada nas duas partes que esta se insere no corpo do cadeado.
  • Para maior segurança, escolha hastes fechadas ou semi fechadas ao contrário das que ficam expostas. Estes modelos deixam a haste exposta o mínimo possível e são os tipos mais fortes e que fornecem maior segurança.

Hastes laminadas ou cobertas – A laminação das hastes ou a cobertura destas é uma camada adicional de metal que dá uma proteção extra e limita as chances de corte ou arrombamento por alto impacto. Para abrir um cadeado, é preciso remover primeiro a parte laminada, o que significa grande tempo despendido, sendo bastante desencorajador até mesmo para o mais ambicioso arrombador, quanto menos acessível a haste, mais seguro é seu cadeado.

CilindroCilindro – Também conhecido como Core (miolo em inglês), é a área aonde inserimos a chave. Existem vários tipos de pinos que são usados para travamento. Existem pinos em aço endurecido, carretéis, pinos serrilhados e outros tantos. Miolos que possam ser removidos permitem a personalização do sistema, embora a maioria dos cadeados não possua esta característica.

Placa Contra Broca – as placas a prova de brocas não podem ser perfuradas, permitindo maior segurança contra arrombamento com o uso de furadeiras de metal. Os cadeados que são feitos com materiais resistentes à perfuração não permitem que o arrombador use uma broca de metal para cortar através do cadeado. Em um cadeado uma placa anti broca pode ser usada de várias maneiras. Algumas vezes uma proteção rotativa é usada para deslizamento separado da trava, o que faz com que esta gire em conjunto com a broca sem atingir o metal propriamente dito.

Metal – Usar metal que alta qualidade garante grande segurança. É importante usar o melhor material para ambos os casos, corpo e haste. Alguns detalhes a mais devem ser considerados como a espessura e o tipo de metal de fabricação. Como regra geral, é melhor escolher cadeados que são feitos com ligas especiais de metais ao contrário de aço endurecido. Você poderá escolher um cadeado pesado, mas ligas de metal grossas são melhores que metais mais pesados. Cadeados pesados não garantem necessariamente alta segurança em todos os casos.

Nível de segurança dos cadeados

Verificar o nível de segurança é um dos pontos essenciais há ser avaliado ao considerar a compra de um cadeado. Felizmente dois padrões industriais de qualidade são encontrados para cadeados na maioria dos fabricantes e estes possuem suas graduações. Internacionalmente estes padrões são: “Sold Secure” e “CEN”.

  • Sold Secure: É um teste individual e uma instituição de certificação para produtos de segurança que fornece classificações em três níveis: Gold (ouro), Silver (prata) e Bronze, onde o bronze é o nível mais baixo. Estas graduações são datas após avaliar os cadeados através de vários testes de resistência e pressões e agressões físicas diversas. Uma lista de todos os cadeados aprovados bem como de outros produtos de segurança pela “Sold Secure” podem ser pesquisados na web.
  •  “CEN” classificação: Central European Norm é uma organização europeia que testa cadeados. Assim como a “Sold Secure” a CEN também testa cada produto através de uma série de testes de ataque. Neste caso a CEN tem uma gama mais variada de classificações, partindo de CEN 1 até CEN 6:
  • Grau 6 – Segurança Máxima
  • Grau 5 – Alta Segurança Extra
  • Grau 4 – Alta Segurança
  • Grau 3 – Média / Alta Segurança
  • Grau 2 – Segurança Padrão
  • Grau 1 – Baixa Segurança

Para objetivos comerciais, CEN Nível 6 é o mais lato, enquanto que para consumidores o CEN 5 é o máximo. Entretanto, é raro encontrarmos um cadeado com CEN Nível 6. As recomendações em geral são para que as escolhas sejam feitas entre o CEN 3 e o CEN 6 por questões de garantia dos seus bens.

TamanhosTamanho dos cadeados: O tamanho é outra questão que você deveria checar quando da compra de um cadeado. Você não irá comprar um cadeado de alta segurança, resistência e peso para utilizar em mochilas e malas de viagem ou outros utensílios de bagagem. Da mesma maneira, seria inapropriado escolher pequenos cadeados para portões, cercas e galpões. Baseado nas suas necessidades e propósitos de uso de cadeado, escolha o tamanho adequado. Também é sempre necessário avaliar o tamanho e tipo de haste desejado. Verifique o tamanho de acordo com a segurança, ferrolho, corrente etc. Tenha sempre em mente será necessário algum tipo de proteção especial contra intempéries e mudanças climáticas bruscas para o caso de uso externo.

Conclusão Final

Então, qual seria a definição do melhor cadeado? Colocado de maneira simples, aquele que vai manter seguro o que você deseja proteger.

Imagine quais os problemas enfrentados pelo uso incorreto de um cadeado em um escritório quando este é arrombado. Você terá que ler esta lista e certificar-se que consiga aquele que realmente faça o trabalho. Fechar o portão externo vai precisar de um cadeado simples, mas muito forte. Use outros cadeados do tipo Smart, por exemplo, para uso interno, esta é a melhor sugestão.

Pode parecer que a escolha do cadeado correto seja um desafio logo no começo porque existem tantas opções que se torna bastante difícil e podemos nos confundir. Se você sentir-se nesta posição, esperamos que este artigo possa auxiliá-lo, mas caso ainda existam dúvidas, entre em contato conosco que nossa equipe terá prazer em atendê-lo e lhe dar todo suporte necessário.

Todos os cadeados da Cadeado.Com.Br são testados e aprovados. E você pode ter certeza que a nossa lista consiste dos mais fortes cadeados disponíveis no mercado. Nos informe de sua necessidade, comercial, institucional ou residencial e sua solução será apontada imediatamente. Até a próxima!