Eu deveria comprar um cadeado ou uma fechadura inteligente? Os prós e contras da mudança para o digital

Smart LocksUma experiência de Charlotte Pfahl, de 68 anos, que prefere o antigo tipo de fechaduras mecânicas para acessar seu apartamento em Nova Iorque.

Quando o proprietário decidiu modernizar o prédio e instalou um sistema de fechaduras inteligentes (smart lock), ela e vários outros residentes acima dos 65 anos não gostaram da ideia.

Alguns não possuíam smartphones, e acabaram ficando impedidos e entrar nos elevadores. Aqueles que possuíam tinham que mantê-los carregados ou não conseguiam acesso aos cadeados dos armários onde a correspondência e entregas eram armazenadas.

O resultado: 5 deles processaram os proprietários e ganharam.

“Nós estávamos preocupados que, se não tivéssemos bateria, as fechaduras e cadeados não funcionariam. Ou ficariam abertos ou fechados sem nosso controle.” Afirmou Pfahl. “Nós não temos gerenciamento no local, portanto se ficamos sem carga no celular, como aconteceu uma vez, não poderíamos ter acesso às nossas unidades.”

Com todos os avanços tecnológicos da atualidade, para tornar a vida “mais fácil”, é algumas vezes fácil de esquecer que existem prós e contras ao mudarmos para algum tipo de sistema novo.

Para aqueles que buscam por uma maneira mais conveniente de monitorar se eles esqueceram ou não de trancar suas casas, armários ou áreas específicas, a nova tecnologia é de fácil aceitação. Elas funcionam com smartphones que a maioria de nós possui, e você pode programá-los para identificar seu melhor amigo e permitir a entrada dele ou acesso sem que você tenha que deixar o local onde se encontra.

Alguns possuem teclados com um código de segurança bastante longo para quando você não tiver seu smartphone por perto ou um sinal de Bluetooth de curto alcance que possa identificar que você está por perto.

Mas você realmente acredita que isto compensa – e quando – por alguma razão acontece uma pane no sistema?

Quando os cadeados e chaves do tipo Smart Lock não funcionam

Cadeado Smart Lock EletrônicoEm 2019, aconteceu uma queda de energia de grande volume na cidade de Nova Iorque, nos bairros que circundam a Times Square. Pfahl estava entre os mais de 72 mil consumidores que ficaram sem energia.

“Francamente, a maioria dos jovens moradores que tinham apenas seus celulares ficaram na rua porque o sistema estava fora do ar e eles não tinham as chaves mecânicas de acesso para as escadas,” disse Pfahl.

Alguns desafios não são dramáticos quanto um blackout geral na cidade, mas são igualmente inconvenientes e até mesmo perigosos. Pense apenas no cenário criado se você esquecer-se de ensinar um hóspede seu ou uma babá de como abrir sua porta, que tem um mecanismo que mais parece um cofre de banco ou um portão eletrônico e nada parecido com uma simples fechadura.

Os cadeados e fechaduras comuns não exigem nenhum tipo de update de software ou a troca de baterias. Muitos dos sistemas smart exigem isto. E, embora um estilo em particular de fechadura ou cadeado convencional possa, de alguma forma, parecer antiquado, ele não está tecnologicamente obsoleto.

Para aqueles que adotaram os controles de acesso digitais para a maioria das portas, armários e outras áreas de seu cotidiano, eles estarão sempre à mercê de seus equipamentos. Se a bateria do celular acaba, como é muito bem sabido que acontece a todo o momento, você vai ficar sem acesso, não só para a casa, mas talvez para tudo – o carro, os armários, as caixas de correio e sem um telefone para pedir ajuda.

Deixando de lado as questões de problemas técnicos, os sistemas eletrônicos, como a grande maioria dos produtos que utilizam este tipo de tecnologia, trazem junto o potencial de serem invadidos por hackers e a preocupação com a vida útil da bateria. Embora alguns são do tipo “faça você mesmo”, para outros, o custo de instalação pode ser uma forte barreira, se estão buscando melhorar a segurança de suas casas e pertences.

Smart Locks: Show de tecnologia, aparência nem tanto.

Grande Discador Na PortaNo caso das fechaduras a preocupação predominante dos proprietários é a aparência. Em outras palavras, muitas das novas fechaduras são bem carentes de um design mais elegante.

As fechaduras tradicionais, que não são automatizadas, geralmente se confundem com o fundo de uma maneira suave, como estamos todos habituados a ver. Elas estão por aqui há milhares de anos, geralmente dentro da maçaneta ou abaixo dela.

Embora existam diferentes estilos de diferentes fabricantes, a novas eletrônicas são um tipo de bulbo ou caixa que se destaca para fora da porta. Algumas possuem discadores com uma aparência moderna, mas sempre saltam para fora da porta. Outras ainda parecem mais com calculadoras numéricas coladas na parte externa, o que alguns proprietários consideram sem estilo.

As pessoas estão bastante relutantes em “remover suas fechaduras tradicionais e colocar este albatroz gigante nas portas,” disse John Martin, CEO da Level Home. “No lado de dentro você tem esta caixa enorme com 4 baterias AA e no lado de fora este teclado esquisito. Não parece nada “smart” na visão do consumidor.

A Level Home introduziu um kit por volta de R$ 1250,00 em 2019 que transforma sua fechadura tradicional em uma do tipo conjugado que pode ser controlada pelo celular e as pessoas não tem que sacrificar o design de suas casas com as novas.

Sua porta continua parecendo a mesma e você ainda pode usar uma chave mecânica tradicional para abrir. A parte do mecanismo eletrônico é instalada por dentro da porta e a bateria dura por volta de um ano. Muitas outras fechaduras eletrônicas permitem que o usuário ainda use a chave tradicional como reserva.

Como várias outras chaves eletrônicas no mercado, o sistema de travas que parece invisível agrega um sistema de cobertura por área, ativação por voz e outras características especiais. A fabricante americana de cadeados e fechaduras Kwikset também vende um sistema eletrônico alternativo discreto que permite que se use também um controle em separado.

A ideia é “criar produtos que não forcem as pessoas a sacrificar a aparência de suas casas durante o processo de transformação para um sistema smart,” disse Martin.

Os novos sistemas eletrônicos poderão até ter tempos difíceis com adultos mais velhos como Pfsal, que não usam smartphones, possuem dificuldades de memorizar códigos PIN ou não acham que tenham algum tipo de problema em usar as chaves tradicionais que conhecem desde tenra idade.

“Algumas destas novas tecnologias são mais difíceis de acostumar-se já que possuem uma pequena curva de aprendizado,” disse Charlie Kindel, chefe de produção da SnapAV, que fabrica sistemas eletrônicos de segurança para residências. Kindel observou que os sistemas smart poderiam ter funções benéficas para adultos mais velhos que estão em idade avançada.

“Se eles acham muito difícil cruzar a sala para abrir a porta, eles podem simplesmente vocalizar um comando do tipo ‘Abra a porta.’ Isto seria uma coisa bastante libertadora,” disse Kindel.

Por outro lado, para adultos mais jovens, este mesmo princípio pode ter outros efeitos adversos, na medida em que apoiar-se na tecnologia para abrir e fechar cadeados e fechaduras sem esforço físico pode levar a hábitos mais preguiçosos. Por exemplo, se você não está subconscientemente acostumado a trancar sua porta, você pode acabar por deixa-la aberta por simples esquecimento.

Outro detalhe é que é preciso lembrar-se de atualizar o equipamento de alguns sistemas conectados. E os cadeados tradicionais não estão abertos para hackers, na medida em que não possuem ligações com a internet. Embora os sistemas tradicionais ainda estejam dentro da faixa do possível para quebras e arrombamentos.

Trocando seu equipamento antigo por um sistema smart

Fechadura Convencional e Smart No Mesmo ProdutoEmbora os artefatos utilizados nas residências como os cadeados smart e fechaduras do tipo Echo Dots e plugs smart são fáceis de instalar, a instalação de um sistema complexo de segurança em todas as entradas de uma residência, armários e locais de segurança é, com bastante frequência, bastante complexo. A contratação de um profissional para fazer o upgrade de algo que já estava funcionando perfeitamente é questionável, especialmente se a instalação irá custar tanto ou mais que o equipamento em si.

A Level Lock afirma que para a instalação basta o uso de uma chave de fenda.

Embora todos os inconvenientes, os sistemas tradicionais estão sendo projetados para continuar a refletir o modo de estilo moderno em tempos que as pessoas estão, cada vez mais, permitindo entrada de estranhos em suas casas – tanto para a entrega de encomendas ou quando sublocam um quarto extra.

Os sistemas de cadeados e fechaduras eletrônicas para segurança residencial estão entre os mais populares artigos procurados por consumidores de acordo com estatísticas recentes. O setor de consumo destes eletrônicos prevê um salto de 74 milhões de dólares em 2019 para por volta de 1,39 bilhões em 2023.

“O que estamos vendo é uma taxa de crescimento de dois dígitos, porque as pessoas estão começando a se adaptar à ideia. É muito mais fácil, quando você se aproxima de uma porta, esta automaticamente abrir-se,” disse Martin Heckman, diretor da emergente empresa LiftMaster, que fornece software para portas de garagens e fechaduras.

Com o uso de softwares e internet nestes sistemas, você pode permitir a entrada temporária (e revogá-la) para alguém em sua casa. Mas quando você dá uma chave a alguém, você poderá nunca mais tê-la de volta. E chaves são menores e muito mais fáceis de perder que celulares que podem até serem localizados com facilidade usando outros aplicativos.

Heckman disse que, embora os cadeados e fechaduras eletrônicas tenham suas limitações, e podem realmente ter certos problemas de segurança, “qualquer coisa é mais segura que ter uma chave extra debaixo do tapete de entrada de sua casa.”