Como os distribuidores podem ajudar na venda de cadeados, travas de segurança e fechaduras

Distribuidores e Revendedores de Segurança

 

Alguns distribuidores compartilham experiências sobre tendências, desafios e sua participação singular nas vendas e nos processos de instalação ou suporte técnico.

 

As fechaduras eletrônicas, cadeados e travas são peças críticas nas instalações de segurança atualmente. Elas estão, literalmente, na linha de frente da segurança. Com a união de chaveiros e eletricistas, estes componentes estão, cada vez mais, sendo projetados para o uso na instalação de sistemas integrados de segurança. Com toda esta revolução da nova “Internet das Coisas”, cada vez temos que aprender um pouco mais.

Os fabricantes dos equipamentos são a nossa melhor fonte de informação; mas os distribuidores de sistemas de segurança possuem um papel fundamental neste processo. Aqui temos um pequeno questionário, destinado a alguns distribuidores de grande porte, sobre as tendências do segmento de cadeados eletrônicos, fechaduras e travas; os desafios que os revendedores enfrentam; e o papel dos distribuidores ao ajudar com as melhores soluções para seus consumidores.

 

Internet das Coisas

 

Quais são as últimas tendências destes equipamentos?

 

Gostaríamos de afirmar que tivemos grandes revoluções na área eletrônica e no mercado, mas não aconteceram. Entretanto estamos vendo pequenas evoluções que merecem toda atenção. Os sistemas eletrônicos de cadeados e fechaduras agora estão incluindo integrações; o consumo de baterias continua a cair; fechaduras inteligentes e multifuncionais estão começando a ganhar um padrão; e a comunicação sem fio de segurança entre os sistemas começa a eliminar a necessidade de fiação.

A mudança do sistema de IP no mundo todo é uma das maiores tendências que estamos vendo. A possibilidade de acesso por dispositivos móveis com a tecnologia Bluetooth é animadora. Haverá um impacto positivo muito grande devido a esta alteração, não somente com instalações, mas também tornando a solução escalável.

Outra coisa importante que estamos vendo entre os fabricantes é a integração dos sistemas de acesso e estas parcerias parecem estas se intensificando. A integração adiciona mais ferramentas em todo o mercado.

As soluções gerenciadoras de acesso são também uma nova tendência, na distribuição, o que permite um integrador gerenciar o usuário final por uma taxa mensal. A adoção de credenciais móveis tem também evoluído nos últimos anos.

 

Integradores

 

Como estas mudanças transformaram as coisas para integradores de segurança e usuários finais?

 

A expectativa do mercado cresceu. Revendedores e integradores dizem que a maioria dos usuários finais fazem pesquisas antes de chegar até eles, o que é uma grande mudança em relação aos anos passados. O mercado está mais educado, fazendo com que o trabalho de chegar aos seus objetivos se torne mais difícil.

As tecnologias que estão sendo requisitadas com maior frequência nos controles eletrônicos de acesso estão direcionadas para dois segmentos: tecnologia de credenciais e sistemas multifuncionais de fechaduras inteligentes. Com relação às credenciais tecnológicas, a necessidade de conveniência aliada à alta segurança está se tornando lugar comum. No passado sempre tivemos um equilíbrio entre facilidade e segurança. Entretanto, atualmente estamos vendo a possibilidade de ter o bolo e comê-lo também, graças às crescentes capacidades de smartphones e outros dispositivos móveis. Com relação aos sistemas multifuncionais estamos vendo uma mudança no paradigma conveniência e segurança também. A arquitetura dos novos sistemas está se tornando compatível e isto é muito bom, reduz tempo de instalação e a necessidade de cabeamento. Isto é de enorme valor na redução de custos com material e tempo.

 

Quais são os grandes desafios que os integradores de segurança estão enfrentando?

 

Com novas tecnologias também surgem novos desafios para o distribuidor e o integrador. Embora estas tecnologias sejam muito convenientes para os consumidores usá-las no dia a daí, elas são muito mais difíceis de instalar e programar. O treinamento é uma obrigação para o integrador ser capaz de fazer o trabalho.

No que se refere aos cadeados e fechaduras sem fio, existem coisas adicionais que temos que fazer para termos certeza de que irá operar corretamente? Sim. O maior problema dos distribuidores e integradores é a ausência de um planejamento antes da realização do trabalho. O lançamento de guias e manuais de integração é a tendência do momento, ao mesmo tempo em que cursos de especialização na área.

 

O que consideramos o papel principal do distribuidor no suporte e treinamento de revendas e integradores?

 

O lançamento constante de novos treinamentos para os revendedores e a comunidade de integradores, aliados com treinamentos específicos dos fabricantes. O foco deve ser na solução quando treinando de forma que o consumidor esteja mais bem posicionado e também que possa, de alguma forma, participar de todo o projeto.

Pelo fato que os fabricantes exigem treinamento e certificação para o uso destas tecnologias mais complicadas de segurança, também tornaram isto mais fácil para os integradores receberem treinamento e certificação. Muitos distribuidores fizeram grandes investimentos e possuem serviços de suporte totalmente certificados, equipes treinadas que também dominam a área.

A educação e o treinamento estão se tornando as principais iniciativas do setor. Equipes bem capacitadas oferecem uma experiência única ao usuário final. As equipes de venda também estão em foco com atualizações constantes para todos os produtos do mercado de peças para fechaduras, cadeados e sistemas de segurança eletrônica integrada.

Alguns distribuidores estão oferecendo aulas específicas dos fabricantes.

 

Quais as tecnologias que serão as maiores oportunidades para os integradores de segurança e distribuidores nos próximos anos?

 

Bluetooth Baixa Energia

 

A tecnologia que está gerando o maior impacto na indústria mundial de segurança é também a tecnologia mais comum que usamos em controles de acesso, as credencias duras ou cartões de acesso. A tecnologia de aproximação usa um sinal de rádio frequência não criptografado. Isto representa o maior de todos os riscos que os controles de acesso eletrônicos já enfrentaram. Isto não é um fato isolado ou desconhecido, está rapidamente se tornando uma pandemia de segurança. Felizmente existe uma cura. As credencias por cartão e os leitores podem ser reprogramados sem maiores custos. Este parece ser o problema número um que está causando o maior impacto na segurança física. Também, por outro lado, e uma grande oportunidade de venda de segurança.

O uso da BLE (Bluetooth Low Energy), ou Bluetooth de baixo consumo, como um formato de comunicação, não somente nesta, mas também para credenciais smart. As credenciais móveis ainda estão na infância e são frequentemente usadas em locais bastante específicos para consumidores finais bastante refinados. Mas é possível vermos no mercado de utilidades o uso desta para os cadeados do tipo eletrônico. Isto está permitindo adicionar controle de acesso e bloqueios em coisas que nós jamais tínhamos pensado em fazer antes.

Existem coisas muito interessantes aparecendo de todos os lados, mas uma que se destaca no momento presente é exatamente este mercado de credenciais móveis. Aproximadamente 20% do mercado estavam já aplicando isto em 2020. O desafio com credenciais móveis é que apresenta uma gigantesca mudança de mentalidade no mercado, e isto gera medo do usuário de afastar-se muito dos tipos normais de controle de acesso e é um canal que o assusta. E mais ainda, está muito ligada com sistemas de provedores de serviços, internet e telefonia móvel, o que causa preocupação, pois todos os usuários já enfrentaram problemas de ausência de sinal, quedas de energia e situações semelhantes. Mas, com tudo isto, as oportunidades continuam aí e o mercado cresce a cada dia.