Cadeados Com Senha, do Comum TSA aos Mais Avançados

Cadeados TSA

Master Lock TSA Mala

 

Para os chamados “frequent flyers” ou, em português, passageiros frequentes de linhas aéreas, a sigla TSA, tanto para cadeados como para fechaduras de malas, não é bem uma novidade. Para o viajante ocasional, entretanto, pode ser algo desconhecido.

Bagagem segura em voos domésticos e internacionais não significa, exatamente, que esta tenha um super sistema de cadeados, fechaduras e chaves, mas que estas, pelo diminuto tempo que um arrombador teria para efetuar um furto, façam-no dirigir-se a um alvo mais fácil. O que seria este tipo chamado TSA?

 

TSA – O que é:

 

Resumindo de maneira simplificada, é uma linha de fechaduras de malas e cadeados de bagagem que possuem aprovação da “Transportation Security Administration (Administração de Segurança do Transporte) dos EUA. Nestes casos a diferença entre uma fechadura ou um cadeado comum e um TSA é que, caso necessário, os oficiais de segurança aeroportuária possuem uma espécie de chave mestra que permite a abertura sem que seja necessária uma quebra ou arrombamento.

 

Quem necessita deste tipo de sistema?

 

Quando você despacha as suas bagagens em voos internacionais ou em alguns nacionais, ao passar pela avaliação de equipes de segurança e no raio-x, ele poderão detectar algo e querer dar uma olhada melhor. Se você não usa um cadeado TSA, a abertura terá que ser forçada, se estiver usando um, não precisará ter que comprar outro na chegada ao destino.

Geralmente a bagagem passa por sistemas de detecção de metal, raios-X e até cães farejadores. Se houver qualquer desconfiança por parte da segurança, sua mala será aberta antes de ser despachada.

 

Cadeados Master Lock TSA

 

Para quem viaja para os Estados Unidos da América

 

Se seu destino é os EUA e sua bagagem estiver utilizando cadeados normais, estará violando os regulamentos daquele país. Só existe um tipo de fechadura ou cadeado aceito por lá, e este é o padrão aprovado pela TSA. Suas malas podem também não utilizar nenhum tipo de cadeado, mas existirá sempre o risco de furto de algum objeto.

Nos aeroportos dos EUA a TSA avalia bagagens e malas na ordem de dois milhões por dia, focados em drogas, explosivos, armas ou quaisquer tipos de materiais considerados perigosos. Quando você despacha, ela vai direto para as esteiras de verificação, método similar ao brasileiro e a praticamente todos os que operam em aeroportos internacionais ou nacionais no mundo todo. A maior parte destas malas ou embalagens é verificada de maneira automática, por equipamentos, não sendo necessária a sua abertura.

Todas as indústrias fabricantes de cadeados TSA enviam chaves mestras para o sistema de segurança. Sempre que um novo modelo é lançado, o envio das chaves e segredos é imediato.

 

Cadeados TSA têm mais de um modelo?

 

O número de tipos e modelos é muito grande, não só no tamanho, mas também nos diferentes materiais usados na fabricação. Popularmente o mais usado é feito de metal e é pequeno, mas temos modelos feitos em plástico mais forte.

 

Maletas

 

Várias empresas fabricam maletas e pastas com fechaduras e trincos de combinação embutidos e que, da mesma maneira, possuem aprovação da TSA.

 

Onde comprar?

 

Este tipo de cadeado é muito comum e pode ser adquirido em revendas, distribuidores e lojas de cadeados ou, no caso de uma necessidade urgente, as lojas da maioria dos aeroportos também possuem. Aqui na nossa loja você encontra uma linha completa.

 

Como usar

 

Isto dependerá do modelo e do fabricante, mas todas as embalagens trazem instruções e estes vêm com uma combinação padronizada pelo fabricante e que você poderá alterar para outra personalizada.

 

Esquecimento de combinação

 

Alguns modelos se apresentam como os tradicionais, de apenas chave, sem senhas ou combinações, e estes também possuem aprovação TSA.

Caso esqueça a combinação criada, não haverá muito que fazer em razão do sistema interno de travas. Se ele estiver aberto será possível criar nova combinação. Se estiver fechado, o processo e tentar todas as combinações até chegar à sua ou, pelo menos, começar com aquelas que lhe são mais familiares. Isto poderá demandar um bom tempo.

Os modelos mais recentes de cadeados TSA vêm em cores diversas, padronagens e a fabricação visa permitir que estes combinem com as cores e estilos de suas bagagens.

 

Cadeados com Senha ou Combinações Alfanuméricas

Cadeado Com Senha ou Combinação

 

Cadeados e fechaduras de senha ou segredo tiveram sua popularidade aumentada lá pelo século 19 nos EUA. Principalmente as fechaduras para cofres, tanto em empresas, residências como em bancos.

A diferença entre um cadeado com segredo ou com senha é o fato de que precisam que os seus componentes internos estejam alinhados de uma maneira específica, pelo manuseio de discos externos, para que se possa abri-los, ao contrário do uso comum de uma chave.

O mecanismo em si é composto por um sistema interno que deve ser alinhado, externamente, pelo usuário. O correto alinhamento destes irá liberar a trava e, por conseguinte, a haste do cadeado ou as porta dos cofres será liberada.

O número de mecanismos internos, geralmente no formato de discos, variam de 3 até vários, e são conectados a um tipo de pino central. Nos cadeados temos desde o tipo de discador simples, como dos cofres tradicionais, até vários discos externos.

Na década de 70 surgiu um tipo de fechadura neste estilo que permitia sua programação de acordo com o interesse dos usuários. Também veio desta época a invenção das fechaduras eletrônicas que, inexplicavelmente, foram consideradas inadequadas em razão da necessidade de baterias e da insegurança do usuário. A indústria em geral não teve interesse em sua produção, mas a patente do sistema mecânico expirou e este foi adotado como padrão por todos os fabricantes de fechaduras de cadeados no planeta.

 

Os cadeados e as fechaduras de discos

 

Discador de Cofre

 

Este é o padrão mais simples, usando senhas numéricas ou alfanuméricas, para uso em situações que não exijam segurança avançada. Vemos em bagagens, pastas, cadeados com cabos para bicicletas etc. Apenas um pino interno é travado, pelos dentes que apresenta, pelos discos. O alinhamento destes discos, por ação manual externa, libera o pino.

O nível de segurança destes sistemas é baixo, a menos que seja uma fabricação de alta precisão. Com tempo suficiente, um arrombador pode ir rodando os discos até liberar o pino, descobrindo o código com certa facilidade. Na internet encontramos vários vídeos ensinando o procedimento de abertura.

 

Sistema com discador único estilo cofre tradicional

 

O estilo externo é de um discador do tipo encontrado em cofres convencionais, aplica-se em cadeados e fechaduras. Neste caso, o disco externo atua em diversos discos internos paralelos ou câmaras. Geralmente existe um ponto zero onde este disco externo é posicionado, a partir daí ele é girado até um determinado ponto à direita ou esquerda, depois em sentido contrário até outro ponto e assim, sucessivamente, até que o sistema seja liberado.

Sem dúvidas que é um sistema bem mais seguro que o anterior, não é indecifrável, entretanto o tempo para que se possa violar é substancialmente maior, em alguns casos necessitando de aparelhos especiais. O arrombador precisa conhecer o mecanismo e estar treinado para fazer o serviço.

Os cadeados fabricados neste modelo são aplicados em locais que o arrombamento é improvável. Já as fechaduras de cofres que usam este tipo de sistema apresentam mecanismos internos altamente complexos, algumas destas aliando sistemas mecânicos com sistemas eletrônicos, abertura programada etc.

 

Outros tipos não citados acima

 

Cadeado Com Senha e Chave

 

Iremos encontrar cadeados que aliam o sistema de discos com uma chave tradicional, caso em que a dificuldade de arrombamento é muito maior.

Também existem os novos sistemas digitais, com o uso de um teclado ao contrário de discadores, além dos novos e bem mais modernos sistemas eletrônicos que usam tecnologia Bluetooth ou controle remoto. Os sistemas digitais já estão sendo usados em larga escala em hotéis (fechaduras com cartões magnéticos) e várias outras situações.

Com todos os avanços dos últimos anos, a indústria nacional e internacional disponibiliza uma variedade muito grande de cadeados e fechaduras, algumas especificamente para um determinado fim e que se aplicam apenas em casos muito especiais.

 

Fabricantes

 

No nosso país temos vários fabricantes destes sistemas e, de maneira geral, a maioria das marcas os produz em modelos simples ou avançados.

Marcas como Pado, Stam, Master Lock, Papaiz e Gold são algumas, além da linha de bloqueio e travamento que é produzida pela Tagout.