Tendências da Indústria da Segurança no Mundo 2022/23 – Parte III
|
Como a indústria da segurança está enfrentando a competição dos sistemas de segurança de alta tecnologia?
Felizmente, implementar um sistema de segurança de alta tecnologia não e tão simples. As companhias de segurança que trabalham oferecendo serviços na forma de agentes, como segurança física, não precisam preocupar-se com AI (Inteligência Artificial) e outros sistemas altamente sofisticados a menos que o cliente solicite. Não importa o quanto o volume da demanda por serviços de segurança tenha mudado, existirão sempre maneiras de resposta inteligente. Três delas seguem abaixo:
Comunicação
A boa comunicação está mais importante que nunca em operações corporativas. As firmas de agentes de segurança devem garantir que gerenciamento, agentes e clientes se comuniquem claramente e abertamente. Devido à grande quantidade de desinformação circulando atualmente, é preciso que sejam cuidadosas com a linguagem.
É crítica para operar mostrar o bom exemplo, com o objetivo de manter clientes e agentes calmos. Simplesmente comunicar fatos para colaboradores e o público em geral de uma forma precisa. A COVID deixou sequelas psicológicas que devemos ter em mente. A necessidade de transmitir confiabilidade tonou-se realmente importante. A ação deve estar sempre de acordo com as normas governamentais e a comunicação ser feita de maneira segura.
A comunicação remota não é somente a opção mais segura, mas também poderá produzir grandes e inesperadas consequências para o negócio. Em tempos como os que vivemos hoje, comunicação instantânea entre agentes, gerência e clientes pode ser muito benéfica. Não podemos negar que a memória pandêmica é recente e que, aproximação excessiva de estranhos ainda causa temor. Rápida comunicação e proximidade moderada são aconselháveis enquanto quaisquer medidas de segurança são efetivadas.
Adaptação
Empresas que operavam com o sistema tradicional de negócios estão descobrindo a necessidade de se adaptarem às incertezas e as situações de mudanças rápidas da maneira mais difícil. As empresas de segurança patrimonial estão acostumadas a responder rapidamente às situações, entretanto, nem todas entendem como alterar seus processos antes que estas mudanças ocorram.
É fato que problemas de saúde irão afetar seus agentes em algum momento. Os turnos irregulares que seus agentes costumam trabalhar não são fáceis. As atividades no trabalho são tais que guardas de segurança frequentemente faltam ao trabalho. A habilidade de alterar operações em face de ausências, faltas ou mudanças inesperadas nas operações podem ser um diferencial significativo nos negócios da organização.
Exercitar a previsão
Poucos conseguiram prever a importância e as consequências da pandemia. A capacidade de agir rápido é crítica ao responder a tais situações completamente inusitadas. Quando nos referimos às empresas de guardas de segurança, é crítico definir como. Isto pode incluir:
- Busca por contratos em diferentes segmentos
- Escolher novos mercados totalmente diferentes
- Mudar profundamente a maneira de operar em todos os níveis
Na realidade, os sistemas de alta tecnologia foram desenvolvidos, não para competir com a indústria da segurança, mas para lhes dar suporte e aprimorar os serviços que estas empresas oferecem. Estes sistemas podem ajudar agentes de segurança enquanto oferecem aos clientes serviços mais eficientes.
Desafios potenciais para a indústria em 2022/23
Todas as atividades profissionais no mundo carregam algum risco e compensação. Para a indústria da segurança, os riscos estão relacionados com a competição que as empresas enfrentam e os recursos que elas possuem disponíveis. Vamos dar uma olhada nos desafios que enfrentarão a partir de agora:
Competição
Este segmento é altamente competitivo. Empresários devem ter formas de mensurar isto tudo, mas também criar sucesso e evitar os perigos em potencial. O crescimento do segmento deu um salto significativo entre 2011 e 2022, indicando um aumento na competitividade. No cenário atual parece evidente que a determinação da área na qual a organização opera é crítica. Não existe fidelização do cliente sem uma marca definida e uma missão clara.
A competição não pode ser discutida sem considerarmos a precificação e a qualidade, os dois fatores são críticos na determinação dos lucros. Preço e qualidade podem coexistir normalmente. É vital oferecer valor agregado ao que o cliente paga. Devido a esta alta competição dentro deste segmento, qualquer perda de consistência entre preço e qualidade do que é ofertado pode ser catastrófico.
O número de guardas de segurança contratados diretamente por diferentes indústrias é relativamente baixo. A grande maioria são contratos fechados com empresas que oferecem o serviço. Através deste tipo de contrato o contratante recebe, por um custo benefício bem menor, guarda já treinados para o trabalho. Por outro lado, as empresas de segurança assumem as responsabilidades legais e as questões de reposição de profissionais. Isto denota que a competição está relacionada ao meio industrial e, tendo nome ou marca conhecida aliada a uma boa fatia do mercado é essencial. Isto trás à tona o próximo argumento, e está relacionado com o conceito de competição:
Gerenciamento eficiente de recursos humanos
Recursos humanos é poder. Possuir o pessoal qualificado para o cumprimento dos objetivos permite que uma empresa cresça forte e rapidamente. Entretanto, o gerenciamento eficiente de pessoal, ou guardas de segurança neste caso, é importante para ser competitivo nesta indústria. O gerenciamento da força, especialmente na área de segurança, é crítico nesta situação dinâmica que as empresas operam hoje.
A segurança dos guardas é um assunto central neste sistema. Os riscos envolvidos no segmento trás à tona a pergunta “Quem protege os protetores?”. Riscos do trabalho e preocupação com a proteção aumentam consideravelmente durante à noite. Quando existem poucas pessoas e a atividade se reduz em locais públicos, crimes como furtos, vandalismo e violência se tornam uma realidade. Geralmente os agentes de segurança que trabalham sozinhos são as maiores vítimas de tais ataques. Embora a maioria dos guardas são treinados em defesa pessoal, ficar atento durante longos turnos noturnos nem sempre é possível.
Trabalhar sozinho ou em escalas muito restritas aumenta frequentemente a carga física e psicológica. Quando um colaborador é exposto a este tipo de ambiente, o stress e a estafa podem emergir com maior facilidade. Infelizmente, armas de defesa pessoal podem não ser as mais adequadas ferramentas ou recursos para a abordagem destes problemas. Como resultado, os negócios na indústria de segurança carregam uma grande responsabilidade no intuito de prover medidas e benefícios que rezam a carga sobre guardas de segurança.
Empregadores, por exemplo, solicitam guardas de segurança em locais em que o consumo de álcool é comum. Brigas, abuso e violência de todos os tipos são todos riscos associados com o uso de álcool. Como resultado, guardas de segurança devem manter a disciplina e o controle sobre seus arredores com o objetivo de assegurar que terceiros não sejam atingidos, colocando a si mesmos em perigo.
A remuneração na Indústria da Segurança
Deve existir uma maneira de controlar tal ameaça se seu empregador não está cuidando fisicamente de você. Infelizmente, devido ao fato de que os guardas de segurança são a última linha de defesa, não há ninguém para proteger os protetores. Isto trás uma nova pergunta, “Os guardas de segurança estão ganhando pouco para os riscos do trabalho que lhes é exigido?”. Aqui temos dois aspectos chave que poderiam responder esta pergunta. Um relatório vindo da indústria canadense de segurança. Para resumir ele cita:
- A demanda por guardas de segurança, durante a pandemia, cresceu massivamente, como resultado da necessidade de apoio adicional a outros profissionais na linha de frente. Isto demandou que os agentes assumissem riscos adicionais ao se exporem ao vírus. Esta carga está sendo minimizada atualmente.
- Os guardas de segurança são geralmente pagos tendo a salário mínimo como base, mas levando-se em conta a atuação de sindicatos e as regras de adicionais de periculosidade e insalubridade definidas na lei trabalhista.
Esta situação é ainda pior e nebulosa quando comparamos a média salarial atual de um guarda de segurança, com outras atividades de risco em outros segmentos. Uma conclusão óbvia é que, do ponto de vista do risco/benefício, estes profissionais não estão sendo pagos como deveriam.
Desafios específicos
O crescimento da atividade comercial em vários setores econômicos, assim como as dificuldades na contratação de novos funcionários, criou uma série de desafios para as organizações de segurança e seus clientes a partir de 2022. Baseados em pesquisas de mercado, existem desafios que a indústria de segurança patrimonial está enfrentando:
- Empresas do segmento e seus clientes tiveram vários graus de dificuldades em manter um número constante de funcionários. No ápice da pandemia, por exemplo, a Boeing foi obrigada a reduzir seu staff, na medida em que prédios foram fechados e outros profissionais passaram a trabalhar em home office., mesmo isto tendo significado a perda de bons agentes e oficiais de segurança.
- Os especialistas consideram o momento atual como o mais difícil para a contratação de profissionais qualificados, atribuindo isto à migração destes para outros setores, aumento de benefícios para os desempregados, certa memória pandêmica que ainda leva temor de interação direta com o público e salários mais altos para candidatos sem conhecimento específico em outras áreas da indústria.
No nosso próximo artigo abordaremos as estratégias que estão apresentando os melhores resultados para a indústria, seu crescimento e solução das dificuldades aqui expostas. Acompanhe os artigos anteriores publicados sobre o tema Parte I e Parte II.