O que vem por aí em inovações na segurança de hotéis
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Na medida em que a indústria da hotelaria se prepara para o que 2022 está lhe reservando, a segurança dos hóspedes e seus pertences está no topo da prioridades de cada instituição. Para garantir o sucesso das mudanças dos sistemas digitais de chaves remotas, os fabricantes e desenvolvedores de fechaduras de portas estão expandindo a flexibilidade e a capacidade de outras soluções objetivando uma gama única de necessidades de acordo com o que os hóspedes preferem ou melhor de adaptam atualmente.
Um exemplo seria as plataformas de chaves digitais que possam atender tanto na integração com aplicativos móveis já existentes nos hotéis e torná-las soluções padronizadas, diz Nicolas Aznar, presidente da Assa Abloy Soluções Globais. “Ainda soluções mais avançadas podem agora prover aos hóspedes um terceira opção de usar e armazenar chaves digitais que não possuem sequer a necessidade de controle em aplicativos separados,” diz ele. “Hóspedes usando esta terceira opção podem, sem qualquer esforço, armazenar chaves digitais de quartos de hotel juntamente com outros itens digitalizados tais como cartões de embarque etc. Ao prover estes hóspedes com serviços de chaves digitais de controle total, tais plataformas podem, com muito maior facilidade, assegurar que a experiência de cada hóspede seja ampliada e facilitada enquanto também elevam o emprego geral destes sistemas.”
Outros tipos de inovações em sistemas de porta tipo Smart parecerão muito diferente em futuro próximo. Recentemente a Apple abriu sua carteira de aplicativos para alguns hotéis poderem compartilha opções sem chaves físicas, disse Beth Kahwajy, líder de negócios verticais da América do Norte para a Salto Systems. “Haverão integrações adicionais em uma onda crescente de alterações digitais no sistema de hotelaria objetivando ajudar, não somente no sistema de controle de acesso, mas também nos serviços de hotéis, reservas, entrega de refeições e muito mais,” disse ela.
Jacob Liggett, Vice Presidente da OpenKey’s para vendas e marketing disse que, embora esta novas tecnologias não sejam exatamente recentes, o uso piloto de chaves móveis da Apple Wallet pela Rede de Hotéis Hyatt está trazendo uma nova luz para estas inovações. “Isto abre uma gama muito grande de novas funções, novas estruturas reportadas, e aplicações,” disse ele. “Isto é, definitivamente, uma das mais interessantes mudanças ocorrendo agora em 2022.”
Desde o momento que a pandemia começou, estamos vendo um aumento significativo na direção de sistemas digitais em todas as áreas. Coisas como as chaves digitais e os sistemas de acesso remoto eram interessante em tempos passados, disse Fayyad Sbaihat, presidente da onity, mas nos momentos atuais estão se tornando imperativas. “Isto reduz os locais de contato físico que um cliente tem que ter quando se hospedando em um hotel,” disse ele. “Por outro lado isto também reduz o número de tarefas que os balcões de atendimento dos hotéis precisam executar durante o processo de check-in, o que é vital para redução de staff e tempo de trabalho. Os hoteleiros estão na busca de informações sobre como efetuar ou implementar este tipo de arquitetura em seus estabelecimentos.”
Outra inovação de grande significado em 2022 irá permitir novos e poderosos diferenciais com interfaces para novos e diversos sistemas de gerenciamento tais como controles de temperatura ambiente, chaves para diversas aplicações móveis, pagamentos dos hóspedes e sistemas de localização de forma que os hotéis possam oferecer experiências premium para o usuário com bem menos membros de staff, disse David Ginn, Vice presidente de vendas da North America Hospitality em Dormakaba. “Os dispositivos móveis terão papel cada vez maior nestes sistemas,” continuou ele. “Nosso trabalho é testar e aprovar futuramente as novas tecnologias de segurança para que elas atendam as demandas já identificadas e as necessidades futuras na jornada de cada hóspede.”
Como a adoção de opções móveis de chaves está caminhando hoje
Desde seu lançamento inicial, as tecnologias de chaves e controles móveis estão experimentando taxas de adoção impressionantes e já estão sendo implementadas como um tipo de serviço padrão por diversas das grandes redes de hotéis, disse Aznar. Isto se deve simplesmente porque estas são ideais para atender a crescente demanda por experiências com base móvel e o fato de que os serviços são automatizados e de uso pessoal, uma experiência no estilo self-service.
“Desde o início da pandemia as taxas de adoção de sistemas de chaves móveis explodiu na medida em que os profissionais identificaram as vantagens únicas que todas estas plataformas ofereciam ao criar uma experiência sem contato desde o momento que o hóspede chega ao estabelecimento,” disse ele. “Não somente pelo fato de retirar a necessidade dos hóspedes de visitarem as “front desks”, mas também ao minimizarem a exposição a superfícies compartilhadas, as plataformas de chaves digitais agora formam um requisito central em aprimorar as iniciativas da não necessidade de limpezas constantes de superfícies para várias cadeias de hotéis e propriedades independentes ao redor do planeta.”
Kahwajy concordou que, embora este debate não seja novo, ela tem visto um aumento tremendo na taxas de adoção nos últimos dois anos. “Está tudo relacionado com o fato do hóspede querer cada vez menos interação com outros e muito menos pontos de contato em um hotel,” disse ela. “As pessoas ainda querem viajar e já estamos vendo um aumento nas viagens domésticas e também nas internacionais. Eu acredito que os hotéis adotando o sistema digital está ajudando neste fato. As tecnologias móveis estão permitindo que os hóspedes tenham o poder de gerenciar o check-in além de outros aspectos da estadia em hotéis, tudo de seus próprios smartphones. O hóspede pode evitar filas de espera em balcões de atendimento e fazer o check-in direto.”
“Em anexo, os membros da equipe podem gerenciar as chaves dos visitantes para aproveita a vantagem da tecnologia digital e otimizar a satisfação do usuário e, além disto, a própria experiência da equipe e aprimorar a experiência como um todo.”
A taxa de adoção está aumentando baseada nas novas pesquisas de mercado, de acordo com Ginn. “Antes da pandemia, nós estimamos que 25 a 30 por cento das redes usavam sistema móvel de chaves regularmente,” ele disse. “A pandemia parece que acelerou isto tudo. Baseados nas empresas que forneceram taxas de uso de sistemas móveis, a adoção está sendo de 35 a 40 por cento hoje. Estamos começando a ver propriedades privadas, fora das grandes redes, procurando adotar soluções móveis também, especialmente as propriedades de mais alto nível.”