E Agora? Como Ficam as Tendências da Indústria e do Comércio Depois da COVID-19?
|Nós da Cadeados.Com queremos aqui oferecer nossa contribuição para nossos clientes, pessoas físicas e jurídicas, novos empreendedores e todos, nos mais diversos segmentos, não só na área de segurança residencial e empresarial, mas também nas áreas da construção civil e similares, com uma visão do que o futuro nos reserva e como podemos nos ajustar e obter melhores resultados em todos os níveis.
10 tendências que aceleraram com a pandemia e irão acelerar ainda mais no futuro.
A possibilidade de uma pandemia tem sido um risco bem conhecido por muitos anos, mas ninguém poderia prever o tempo exato ou a natureza da atual crise da COVID-19.
O que é muito frequente com as tendências: as grandes mudanças são bem conhecidas; existem muitos sinais fracos; mas é muito difícil, senão impossível saber exatamente o momento e a curva que estas tendências seguirão. Permanecerão segmentadas por um ano? Três anos? Ou repentinamente veremos uma acelerada adoção em massa em razão de algum tipo de influência externa?
Por esta razão, em tempos como os que vivemos hoje, quanto praticamente tudo parece estar em mutação, é muito útil olharmos para as tendências futuras que já estavam lá fora antes disto tudo. Quais os tipos de comportamento já haviam sido adotados por marcas pioneiras e já estavam em curso? Quais tendências pareciam anos à frente dos padrões normais e foram ignoradas facilmente, mas agora parecem se tornar absolutamente normais em questão de meses, ou até mesmo semanas?
Do ponto de vista organizacional, tempos de crise podem ao mesmo tempo serem ameaçadores e também libertadores. Muitos executivos atualmente estão, de uma maneira dolorosa, conscientes do imenso espaço que separa suas gigantescas organizações e as novas e ágeis startups que começam a competir no mesmo segmento.
Aqui temos uma seleção de 10 tendências dos consumidores, que já estavam sendo acompanhadas por alguns anos, que oferecem poderosos sinais sobre o que as pessoas irão valorizar e as suas novas prioridades em um mundo pós pandemia. Na medida em que você navega por estas tendências pergunte-se: estamos preparados para estes novos comportamentos? Estamos, enquanto empresas, preparados para atender estas novas expectativas do mercado?
1 – A Nova e Dinâmica Experiência Econômica Virtual
Você já sabe tudo sobre esta nova experiência econômica. Quando grandes estrelas e ídolos começaram a cancelar shows e tours, nossos times de futebol e associações esportivas simplesmente pararam, os museus foram fechados e até mesmo as Olimpíadas parecem algo muito longe de nossas vidas hoje, isto foi um tremendo choque na vida de todos. Mas as novas tecnologias de imersão mostram que as pessoas podem, de uma maneira não menos intensa, obter suas experiências e adequar novamente seus status através de uma modalidade virtual. As mídias sociais e os esportes começam a mostrar esta manifestação óbvia de como o consumidor irá à busca deste status dentro do ambiente virtual. Partindo deste ponto e expandindo nossas ideias para experiências virtuais muito menos competitivas como viagens, revendas, alimentação e tudo mais, você entenderá a que nível poderemos chegar
2 – Os Shoppings Online
Por volta do final de 2017, quando começamos a ouvir e ler sobre esta tendência emergindo da Ásia, alguns fizeram a previsão de que as duas grandes ondas digitais que iriam emergir do mercado asiático seriam os e-commerce e os serviços de streaming ao vivo. Isto agora está falando muito mais alto na próxima direção de ambos, as compras online e as conexões sociais: interativas, experienciais e em tempo real. A crise recente mostrou que este mercado cresceu ainda mais e muito mais rápido que nos anos passados, isto em apenas alguns meses de pandemia e, esta mistura de entretenimento, comunidades e comércio, elevará as expectativas do e-commerce em uma escala global jamais vista.
3 – Os Novos Companheiros Virtuais
Esta tem sido uma das mais alarmantes e controversas tendências desde que começamos a ouvir falar disto anos atrás. Mas é simples, na medida em que as pessoas se tornam mais familiarizadas com assistentes digitais e robôs de atendimento (chatbots), as expectativas irão evoluir e algumas pessoas (não todas é claro!) começarão a procurar por personalidades virtuais que tenham o poder de entreter, educar, ser amigo (a) e até mesmo aconselhar e curar. A crise vai levar pessoas a buscarem estes companheiros (as) virtuais e, na medida em que estes casos começam a surgir, estes comportamentos tenderão a persistir após o tempo de pandemia, da mesma forma que alguns sistemas já estão se adequando para consultas online dos mais diversos serviços e profissionais.
4 – O Bem Estar Dos Ambientes
Neste momento as pessoas estão, de maneira obsessiva, buscando seus desinfetantes, garrafas de álcool e sabonetes durante o dia todo. Mas a partir do momento que esta onda pandêmica começar a passar, elas irão reverter para hábitos não tão higiênicos, embora o desejo destas, de permanecer seguras e bem, será mais forte do que jamais foi. Isto irá criar uma oportunidade gigantesca para aqueles que trabalham com projetos e espaços, na medida em que irão ter que adaptar-se a estes desejos e aumentar as medidas que permitam maior bem estar para que seus clientes trafeguem, fazendo com que esta mentalidade de sentir-se saudável fortaleça-se e eles se sintam mais seguros. A construção civil, arquitetos e designers de ambientes terão que adequar-se a este novo paradigma.
5 – Mentores Estudos e Aprimoramento
As facilidade das conexões online vão de encontro com os mais fortes desejos humanos de auto aprimoramento e ampliação do conhecimento. Sim, as pessoas irão passar um número absurdo de horas online. Mas muitas delas irão à busca do uso deste tempo para algum tipo de resultado produtivo, irão abraçar plataformas que os conectem com professores, experts e mentores em sua busca por novas habilidades e mais conhecimento.
6 – O A-Commerce
Outra tendência que vem de uns anos atrás acaba de receber um poderoso empurrão dos novos tempos. Desde 2017 e 2018, o crescente poder e a adoção da IA (inteligência artificial) já tinha forte apelo. Agora vemos um súbito aumento na demanda por interações sem contato que convergem com os avanços na robótica que irá permitir uma nova geração de comércio automático.
7 – Excessos e Stress
A COVID-19 não é a única e exclusiva causa das angústias e inseguranças mentais que a população sofre. Muito antes mesmo desta crise de saúde global, que acabou por elevar ainda mais os medos mais profundos de uma crise econômica, as pessoas já se confrontavam com a desigualdade, a constante luta e competição social, as dúvidas e incertezas existenciais de uma crise climática mundial de proporções catastróficas e muito mais que isto. Não é difícil de imaginar que a criação de organizações e a intensificação de esforços dos profissionais que auxiliam na melhoria do bem estar mental da população serão muito bem recebidas pela sociedade como um todo.
8 – Soluções de Código Aberto
Nós consideramos esta como uma nova e poderosa fonte de sustentabilidade. O ato de compartilhar e oferecer novas soluções sem qualquer custo para os nossos problemas mais graves. A pandemia é um dos problemas mais graves e o mais urgente, em nível global, sem fronteiras, enfrentado na história recente e, como tal, trás a mente de todos que as melhores organizações são aquelas que colaboram de maneira generosa com as demais. Uma das provas recentes é o compartilhamento de tecnologia para a produção da vacina, entre Brasil e EUA que, ao mesmo tempo vai torná-la acessível e de patente livre para produção em nosso país.
9 – Desenvolvimento e Evolução Assistida
Um benefício claro do maior tempo em casa? Muitos estão sendo levados, ou até mesmo forçados, a aprender algumas habilidades que frequentemente negligenciamos, tais como cozinhar para si mesmos. Os observadores de tendências das mais variadas marcas gostam de nominar as coisas como “do novo milênio”, mas o crescimento recente da economia sob demanda tem aumentado os números de simples proprietários urbanos que evitam a terceirização de tarefas domésticas, já que permanecem praticamente confinados. Eles irão devolver com muita alegria algumas destas tarefas para serviços terceirizados assim que a crise passar, mas outros acabarão por descobrir que na verdade gostam de fazê-las eles mesmos.
10 – Símbolos de Status Virtual
Somos todos obcecados por aquilo que chamamos de status. Se você entender como as pessoas identificam a si mesmas, como elas ganham respeito em sociedade e de seus pares, então terá em mãos uma ferramenta poderosa com a qual entender seu comportamento. Durante muito tempo as coisas físicas possuíram o monopólio nas questões de exibir status: geralmente as mais caras e raras. Os novos jovens consumidores e jogadores de videogames já abraçaram, há algum tempo, as posses virtuais, mas agora espere por novas tecnologias, o crescente desejo de consumo sustentável e a crise pandêmica convergiram e empurraram para uma ideia de que coisas virtuais podem também ser símbolos de status. Um grande segmento do mercado empresarial se movimenta para atender esta demanda.