Novas Tecnologias Pressionam os Profissionais de Manutenção de Fechaduras e Cadeados
|Na medida em que o mercado de produtos digitais de segurança cresce os serviços tradicionais de chaveiros, revendedores e distribuidores encaram novas opções.
As fechaduras mecânicas e chaves permaneceram consideravelmente inalteradas por milhares de anos. Os aparatos de fechaduras e cadeados mais antigos que conhecemos, da Mesopotâmia e Egito, utilizavam uma série de pinos de madeira que não eram tão diferentes dos atuais sistemas de gaxetas. Enquanto este tipo ancestral continua a ter papel significativo na segurança física, provedores de segurança de sucesso há muito expandiram suas ofertas além dos aparatos atuais.
Na medida em que a construção de fechaduras evoluiu, os atuais chaveiros se tornaram trabalhadores talentosos do metal, construindo um novo mercado que não ficou confinado apenas em cadeados, fechaduras e chaves. Atualmente a indústria de chaveiros abrange uma larga área de atividades e serviços de segurança, desde a instalação de sistemas de segurança comercial e residencial, reparos, monitoramento e vigilância até o corte de chaves, revenda e muito mais.
Embora a demanda por serviços de chaveiros continue – da mesma forma a sociedade continua a construir mais e mais estruturas que devem ser protegidas – a tecnologia mais recente acabou por tornar muitos serviços tradicionais obsoletos. Em outras palavras, enquanto o mercado de produtos de segurança e serviços está crescendo, a necessidade dos serviços tradicionais de chaveiros está em declínio.
O Mercado de Chaveiros Encontra-se em uma Encruzilhada
Tecnologias inovadoras, especialmente aquelas direcionadas para a economia do cliente, estão pressionando e empurrando o mercado de chaveiros que está sendo sacudido. Soluções de segurança baratas e convenientes do tipo “Faça Você Mesmo” estão disponíveis, não somente online e nos revendedores, oferecendo para consumidores residenciais e comerciais um fácil acesso para produtos direto da prateleira.
Já se foram os dias em que instalar um sistema de segurança em casa requeria um nível de técnica avançada. O consumidor médio agora precisa um pouco mais que uma tarde livre para instalar um sistema de vigilância completo, com monitoramento remoto e controle de acesso eletrônico nas suas áreas de entrada e externas.
Nos raros casos em que o sistema que está disponível comercialmente não é projetado no sistema plug-and-play que estamos todos acostumados, a internet com certeza salva o dia com um aparente suprimento sem fim de vídeos informativos e dicas do “Faça Você Mesmo.” Até mesmo os serviços que no passado eram exclusivos de especialistas locais – corte de chaves, troca de segredos, programação de chaves veiculares – foram todos automatizados e terceirizados, ou para um fornecedor online ou algum quiosque em um shopping.
Talvez o mais crítico seja que, esta evolução do mercado está colocando uma pressão crescente sobre a comunidade de chaveiros especializados que estão vendo uma dramática queda nos negócios na próxima década. Não é certamente nenhum segredo que a arte dos chaveiros não tem mais atraído interesse dos Millenials e a Gen Z da forma como fez com os Boomers e Gen Xers; na medida em que os antigos se aproximam da aposentadoria, eles encontram mais dificuldades para passar a bastão.
Tudo isto trás a tona a pergunta, como os chaveiros especialistas podem se manter flutuando em uma indústria em declínio na necessidade dos serviços convencionais?
O caminho para esta evolução no mercado consumidor de segurança esta no interesse na segurança domiciliar que continua, como em todos os tempos, em alta. Ainda mais, a proliferação de produtos de prateleira significa que os sistemas de segurança residencial estão agora acessíveis para todos. Este mercado de massa de produtos de segurança, felizmente, teve um importante papel na educação do consumidor que previamente havia concluído que os sistemas mais robustos eram complexos demais e muito caros.
Por outro lado, a educação do mercado residencial inspirou pequenos negócios que uma vez pensaram que um sistema de segurança significava também a contratação de um departamento inteiro de IT. No final, a perda de interesse por chaveiros tradicionais abriu caminho para um mercado de “segurança de todas as coisas.”
Na ponta do lápis, isto são notícias encorajadoras para chaveiros e profissionais de segurança; nós temos um mercado sempre em expansão, educado e de consumidores atentos, e um vazio para produtos de segurança inovadores. Francamente, o desafio para a maioria das empresas tem sido simplesmente abraçar a mudança.
Evolução Estimula Revolução
Pensando no passado, nos primeiros sistemas de fechaduras, por volta de 6 mil anos atrás, é difícil imaginar que fechaduras e chaves estão realmente caminhando na trajetória dos dinossauros. E enquanto o sistema básico de chave parece que permanecerá uma constante na indústria, também permanecerão estas inovações de segurança mais modernas.
Cadeados e fechaduras do tipo smart, sistemas de segurança sem chaves, câmeras por Wi-Fi, periféricos IoT e outros aparatos eletrônicos dão ao consumidor o que ele sempre buscou: controle. Ou, na pior das hipóteses, a ilusão do controle. Um dos mais resistentes produtos derivados de nosso mundo conectado é o desejo dos consumidores de gerenciar com micro simplicidade cada aspecto de suas vidas, frequentemente da palma de sua mão.
É evidente, da mesma forma com que a Uber e a Lyft revolucionaram a indústria de transportes, ou a reserva online destruiu as agências de viagens na virada do milênio. Até mesmo as empresas de seguros agora possuem aplicativos para smart fones que permitem que você monitore e refine suas políticas, se assim você desejar. Para o melhor ou o pior, as ofertas de segurança de hoje não são diferentes.
Usuários residenciais esperam controle e visibilidade administrativa sobre suas portas e câmeras, tudo do conforto de seus sofás. Com certeza é uma mudança dramática dos anos quando somente negócios e os mais abastados investiriam neste nível de atenção em segurança.
Os fabricantes e chaveiros que se aventuraram neste mercado estão seguindo exemplos de outras indústrias que foram afetadas pela era do smartphone; eles abraçaram soluções inovadoras enquanto identificavam oportunidades de gerar ganhos recorrentes através de serviços e suporte.
E honestamente, eles investiram tempo no engajamento com os clientes, construindo relações e se diferenciando dos braços dos revendedores. Com isto tudo, chaveiros e profissionais da área devem identificar os problemas do mundo real, encontrar soluções apropriadas e de baixo custo e formarem times visando abraçar o futuro da indústria de segurança.
É óbvio que as grandes lojas e os revendedores online continuarão vendendo sistemas de vigilância do tipo plug-and-play e produtos de acesso controlado. Entretanto, muitos destes outlets carecem de um tipo de engajamento com o cliente no pós-venda que possa direcionar compras repetidas e ao mesmo tempo construir linhas de faturamento recorrentes. Ao engajar com os usuários de produtos de segurança, o segmento pode otimizar e escalar vendas com usuários finais que já estão educados e prontos para entender o valor de adicionar serviços complementares e suporte 24 horas.
Um Cliente Esclarecido é o Melhor Cliente
Se nada mais, nos dias atuais os compradores estão certamente muito mais informados que as gerações passadas. O típico usuário final, armado com um smartphone e um suprimento inesgotável de sites e vídeos de produtos testados e revisados, pode investir horas de pesquisa antes da compra. A importância de manter uma presença online que seja visível durante esta fase de pesquisa não pode ser deixada de lado. Primeiro e acima de tudo, comerciantes de fechaduras e cadeados devem estar focados em ouvir.
Conecte-se à sua comunidade local e online pra descobrir o que os consumidores estão procurando. Preocupações repetidas indicam uma oportunidade de adotar tecnologia para atender a demanda do consumidor. Controle por chaves, troca de segredos, roubos internos, segurança da comunidade e uma grande variedade de outras preocupações são frequentemente mencionadas por indivíduos e negócios procurando por assistência de um chaveiro ou revendedor. Auditar as necessidades de segurança é um protocolo necessário para aumentar o seu negócio e assegurar sustentabilidade futura.
É essencial para o negócio a busca por soluções que resolvam os problemas do mundo real dos consumidores e o que estes estão enfrentando hoje. Se a solução não está disponível de imediato, isto não significa que ela não existe. Encontre-a! Se você não está pesquisando, pode ter certeza que seu cliente está; e ele vai, com toda satisfação, levar o seu negócio para aquele que fornece a solução já identificada com alguma tecnologia viável. O negociante astuto deste mercado irá encontrar as soluções primeiro, promover os benefícios em segundo, e deixar que a pesquisa inevitável do consumidor traga clientes até sua porta.
Quando estiver procurando por novas soluções para adotar, é importante que você considere cuidadosamente o seu público alvo. Existe uma vasta seleção de produtos, cada um projetado para atender necessidades específicas de todos, desde o consumidor residencial até às grandes plantas comerciais. É aqui que você poderá realmente diferenciar-se dos revendedores de prateleiras e dos grandes marketplaces online. Ao avaliar meticulosamente as necessidades e habilidades de seus clientes, você poderá criar uma solução customizada que seja direta para os requisitos de segurança deste sem romper com suas operações diárias. O sucesso nesta fase constrói confiança no cliente, e confiança é fundamental para manter compras recorrentes e faturamento no longo prazo que irão sustentar o negócio.
Encontre o RMR (Faturamento Mensal Recorrente) e o Parceiro Certo
Largamente o mercado de segurança não escapou da mentalidade plug-and-play dos periféricos de computadores. A maioria dos consumidores está procurando por uma solução de segurança que seja simples, tanto na instalação como na operação. Os fabricantes certamente estão observando isto. Novas tecnologias, tanto no controle de acesso de área residencial como comercial, são projetadas, acima de tudo, para a facilidade do uso.
Cada vez com mais frequência isto significa sistemas sem chaves, aplicando aparatos conectados via Bluetooth ou Wi-Fi. Não é possível negar que estas tecnologias tenham contribuído para a virada dos negócios dos chaveiros tradicionais. Entretanto o tradicional irá se manter, mas estas novas soluções não somente satisfazem esta nova demanda do consumidor, mas elas também oferecem oportunidades únicas de geração de renda recorrente através de serviços baseados em contratações de longo prazo, atualizações etc.
E ainda mais, estas tecnologias conectadas frequentemente mantêm os clientes mais próximos para que um engajamento em pós-venda seja efetivo e construa relações duradouras. Na medida em que o mercado foi inundado por marketplaces que competem somente em preços, a relação de longa duração com o consumidor é crítica para trazer novos negócios otimizar e escalar as vendas de serviços complementares.
No caso dos chaveiros tradicionais a instalação e o gerenciamento da mais inovadora tecnologia envolve, no mínimo, uma capacitação técnica que está além de suas zonas de conforto. Neste caso é imperativo o investimento de recursos, ou para aprimorar suas habilidades técnicas ou considerar uma parceria que forneça o suporte técnico necessário.
O chaveiro independente pode, e é compreensível, ter reservas sobre parcerias ou sociedades com algum outro provedor de segurança. Sob as circunstâncias corretas, entretanto, isto pode trazer um tremendo valor para ambos os casos. Este tipo de acordo dá ao chaveiro a liberdade de focar na geração de lucro, exatamente cultivando as relações com o consumidor e a pesquisa por novas oportunidades.
Por outro lado, muitos produtos de segurança ainda são colocados no mercado através de canais específicos. Para os profissionais que ainda carecem de um time técnico no negócio, isto pode ser não só de alto custo como dispêndio de tempo proibitivo para adotar um produto novo para seus clientes.
Quando somamos o treinamento técnico necessário, a competição em potencial e o investimento em produtos de demonstração (geralmente requerendo hardware e software), as barreiras para entrada são altas. E, ainda assim, os consumidores irão inevitavelmente voltarem-se para outro com a solução correta.
Neste caso, formar uma parceria com um fornecedor já estabelecido de tecnologia pode ajudar a aliviar muito os crescentes problemas associados com a adoção de uma nova linha de produtos, permitindo ao profissional capturar negócios que, de outra forma, jamais chegariam às suas mãos. Com um alinhamento correto de objetivos no negócio, uma sociedade deverá ser benéfica para ambos, oferecendo um suporte intenso de recursos para um comerciante dedicado em expandir o alcance enquanto mantém um volume de trabalho gerenciável. Dependendo do canal de fornecimento para o produto ofertado, o associado correto pode também oferecer suporte na proteção de acordos e ajudar a manter a fidelidade do cliente dentro de um determinado nicho alvo.
Se você está lutando para gerar renda recorrente ou precisa identificar novas oportunidades no seu mercado, considere a associação com um provedor de tecnologia que lhe dê suporte e aos seus clientes.